Acesso rápido

As 4 maiores desculpas para não se ter um e-commerce de sucesso

por Fábio Ricotta Segunda-feira, 26 de junho de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Experiência do usuário, plataformas de automação de e-mails, SEO, content marketing e serviço de entregas são apenas algumas das muitas preocupações de alguém que gerencia um e-commerce. No entanto, os resultados e as possibilidades de ganhos são maiores e vencem muitas outras barreiras, se comparados a lojas físicas. Mais do que um setor que cresce no mercado, o e-commerce permite muitas possibilidades de investimento, já que o mercado digital é mais flexível em comparação ao tradicional.

Pensando nos vários problemas que um e-commerce pode ter de enfrentar diante de tantas ferramentas e atividades, minha ideia para este artigo é trazer o oposto: as soluções. Como CEO de uma empresa responsável por atender grandes sites do segmento de e-commerce, trago aqui neste texto quatro dicas fáceis de aplicar para quem deseja ter uma loja virtual de qualidade e se livrar de uma vez das quatro maiores desculpas criadas por alguns empreendedores, que listo nos tópicos abaixo. Depois, eu aproveito para dar uma “dica bônus”.

1 – “Os profissionais falham ao montar um e-commerce”

Alguns profissionais têm o privilégio de não começar suas operações do zero, pois já possuem um negócio e apenas desejam incluir suas operações no mundo virtual. Isso facilita muito todo seu trabalho.

Porém, muitos profissionais iniciam suas operações exclusivamente no mundo digital, e acabam não definindo um público específico logo no começo, nem o que vender para ele, atrapalhando todo o andamento da loja virtual.

A primeira dica: defina o público-alvo. Depois determine o produto/serviço a ser disponibilizado no e-commerce. Dessa maneira, todo o seu planejamento fica muito mais fácil, rápido e prático. O público é o bem mais importante do e-commerce, então pense com carinho nele.

2 – “A logística é um problema”

Apesar do transporte/entrega no Brasil ser deficitário, isso é uma vertente do macro ambiente de todos os e-commerces, ou seja, não devem ser tratados de forma crítica.

Caso você queira ingressar nesse mercado, soluções logísticas devem ser criadas para maximizar o seu serviço de entrega. Contudo, não perca tempo tentando resolver um problema estrutural do país. Como diz o ditado “dance conforme a música”. Faça apenas o que estiver ao seu alcance e aprenda a gerenciar crises.

3 – “Ter um e-commerce é complicado por causa da concorrência”

Um dos maiores problemas da maioria das lojas virtuais do mercado nacional é não saber lidar com marketing digital. Um exemplo simples é pensar em lojas que vendem camisetas engraçadas. A concorrência é enorme e se alguém sugerisse abrir mais uma loja nesse mercado, seria “maluquice”. Contudo, se a pessoa for especialista nesse nicho, e se estiver disposta a investir em marketing digital, construir audiência e mais um conjunto de outras técnicas, seria algo inteligente.

Ou seja, não importa o seu segmento, nem o tamanho da concorrência do seu mercado, e sim sua afinidade com o que é vendido, além dos diferenciais perante a sua concorrência.

4 – “A operação não é importante!”

Ter um e-commerce bem estruturado, robusto, bonito e eficiente é muito importante. Mas nada disso adianta sem o item acima, saber lidar com o marketing digital.

Você prefere um e-commerce gigante com nenhuma visita, ou uma microempresa virtual com 30 mil visitas por mês? Tenha uma visão estratégica sobre o seu negócio e entenda, o marketing é uma etapa fundamental para o sucesso.

Dica bônus:

Quem tem e-commerce vende muitos produtos por meio de boletos. Diferente dos cartões de crédito, eles podem demorar a serem pagos. Uma das principais coisas que você deve ter na loja online é a recuperação de boleto. Para aumentar o índice de pagamento de boletos, você pode usar o fluxo de nutrição de e-mails com o boleto, um aviso de vencimento ou até mesmo utilizar o Whatsapp para ajudá-los no pagamento do boleto.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.