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4 ferramentas que turbinam as plataformas e e-commerces

por Thiago Lima Sexta-feira, 06 de abril de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Com novidades quase que diárias, o mundo tech segue em franco crescimento, afetando diretamente a relação das empresas com seus clientes e o CX (Customer Experience, ou Experiência do Consumidor). Estima-se que somente neste ano o e-commerce terá um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Diante de tais números, fica clara a importância da escolha de boas ferramentas para “turbinar” as plataformas ao máximo, garantindo um bom relacionamento das empresas com seus clientes, assim como a longevidade e lucro do negócio.

Para isso, listamos 4 ferramentas que garantem bons resultados nas vendas dos e-commerces por meio da experiência dos clientes.

Chats e chatbots: o uso de chatbots em plataformas e no comércio eletrônico cresce cada a cada dia, se tornando uma das ferramentas de CX que mais turbinam o atendimento e a experiência dos usuários nesses canais.

Ela apresenta inúmeras vantagens, já que consegue automatizar tarefas rotineiras, como: listar informações sobre o status de um pedido, dar detalhes de um produto, fornecer informações sobre descontos da loja… Além disso, ela pode realizar outras tarefas que independem da interação humana, permitindo que a empresa atenda o mais rápido possível.

Essas ferramentas garantem agilidade no atendimento. Além disso, os bots estão cada vez mais inteligentes em relação às informações. Há fornecedores criando chatbots para realizar o pré-atendimento ao cliente em busca de uma solução para seu problema, por exemplo. Caso não seja possível, o bot encaminha a conversa para o setor pertinente à dúvida do cliente, otimizando todo o processo.

CRM e ERPs: Tanto o Customer Relationship Management (CRM) quanto o Enterprise Resource Planning (ERP) são ferramentas que podem colaborar para melhorar e personalizar a experiência de consumo do cliente B2B. Elas podem, por exemplo, agrupar as informações e interações dos consumidores em um banco de dados para a resolução de problemas, proporcionando um atendimento mais rico, personalizado e ágil, melhorando também a experiência de consumo do usuário. Entre os ERPs mais integrados com as plataformas de e-commerce no Brasil podemos citar: KPL, SAP, TOTVS Protheus, eMillennium, etc. Já os CRMs mais integrados são: Pipedrive, SalesForce, Oracle, entre outros.

Comentários e avaliações: as ferramentas de feedback ajudam a coletar avaliações de clientes e a fazer a gestão dos comentários realizados pelos consumidores e usuários. Algumas empresas disponibilizam ferramentas para a coleta de avaliações dos consumidores e ainda fazer o gerenciamento e compartilhamento dessas avaliações, gerando mais credibilidade para a marca. Por meio de mensagens de SMS é possível se comunicar com o seu cliente — pós-venda e fidelização — e melhorar ainda mais a experiência de compra dele.

Aproximadamente 92% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites ou comparam preços lojas virtuais, e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs. Cada vez mais as pessoas querem opiniões reais sobre os produtos e, por isso, as avaliações e comentários influenciam diretamente na experiência do consumidor. Uma marca ao entrar em contato com seu cliente deve tomar cuidado para não ser indelicada ou muito agressiva.

Marketing e Comunicação: investir em ferramentas de marketing ajuda significativamente a melhorar a experiência de consumo dos usuários. Já existem opções no mercado para envios de e-mail marketing, agendamento de post em redes sociais e outros recursos para ser utilizados nas estratégias de comunicação de um e-commerce, trazendo mais eficácia para a captação de novos clientes. Entre algumas ferramentas, vale destacar: RD Station, HubSpot, SendGrid, MailChimp, entre outras.

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