4 ferramentas imprescindíveis para o e-commerce

por Ricardo Ramos Sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Uma loja online precisa estar tão ou mais organizada quanto uma loja física, para que o cliente possa encontrar aquilo que ele procura com facilidade. Além da organização, outros fatores vão influenciar na compra dos produtos que você oferece, como o preço, as condições de pagamento e de entrega, além da variedade de sortimento.

São muitas as ferramentas, cada uma com funcionalidade e diferentes especificidades (de acordo com o seu nicho, plataforma, e assim por diante). Entre elas, existem algumas específicas para gestão financeira, análise de concorrentes, relatórios de visitações e taxa de conversão e até mesmo instrumentos que auxiliam no comportamento e presença da sua marca nas redes sociais.

Entre essas muitas opções, veja quatro ferramentas que podem trazer ainda mais sucesso para o seu e-commerce.

Análise técnica

Uma das ferramentas mais conhecidas para o segmento de e-commerce, o Google Analytics oferece diversas funções e facilidades de análise. Ele pode ser substituído também pelo Coremetrics, Site Catalyst, Webtrends, entre outras.

Com essas plataformas, é possível verificar o Bounce Rate (que indica a fonte de tráfego e quantos usuários visitam o site, mas não se engajam), a taxa e o funil de conversão, além de ter acesso a muitas outras análises técnicas.

Behavorial targeting

Para evitar que o seu e-commerce atinja todas as mídias e todas as pessoas, mesmo aquelas que não estão interessadas ou não são o seu público alvo, é necessário que você tenha um Behavorial Targeting.

Isso é uma espécie de “DNA” do seu comprador, que identifica o comportamento de consumo em cada região, entre outras características mais pessoais, indicando para o seu visitante aquilo que ele possivelmente precisa ou deseja. Entre as ferramentas mais comuns, estão Navegg, Simpli.Fi, BTBuckets, Audience Science, LucidMedia, entre outras.

Precificação

O preço tanto do produto quanto do frete é sem dúvidas um critério importantíssimo para a conversão. Porém, com um mercado tão acirrado, muitas vezes permanecer na disputa resulta em perder rentabilidade. Por isso a importância de uma plataforma de precificação.

Com ferramentas de precificação é possível acompanhar em tempo real as informações dos seus produtos e dos seus concorrentes publicadas nos respectivos sites, comparadores de preço, marketplaces e campanhas de e-mail marketing.

São analisados preços, disponibilidade em estoque e condições de frete. A partir daí, pode-se configurar a precificação dinâmica para alterar os preços automaticamente através de regras pré-definidas, baseadas na movimentação da concorrência, e ainda sincronizar alertas via e-mail que indicam oportunidades a todo tempo.

A plataforma já é integrada com o Google AdWords, permitindo coincidir os investimentos nas campanhas digitais com as estratégias de preços, e também com o Google Analytics, gerando relatórios de performance de venda antes e depois da precificação dinâmica para mensuração dos resultados.

Monitoramento de redes sociais

A internet pode ser um ambiente rico de informações e sugestões a respeito do comportamento do seu e-commerce, ajudando a melhorar as suas estratégias de venda. Ferramentas como o Scup podem ajudar a colher todos esses dados e organizá-los de acordo com a funcionalidade para a sua loja online. Isso permite que você encontre ainda menções à sua marca e faça um levantamento de como ela está presente nas redes.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER