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4 fatores que aumentam a confiança do consumidor no e-commerce

Por: Iago Martins

Criador de conteúdo no Portal Soluções Industriais e formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Metodista de São Paulo,

De modo geral, um e-commerce é um espaço onde você pode trabalhar na divulgação dos seus produtos a fim de vendê-los. Porém, para que ele seja utilizado de forma correta, é importante definir a identidade visual do site e da marca do seu negócio. Outro ponto que precisa ser conquistado é a confiança do consumidor, para que a fidelização e recorrência de compra sejam garantidas.

Mas não ache que essa confiança entre a empresa de manutenção de aquecedor a gás, por exemplo, com o consumidor seja algo fácil de se conquistar viu? É de extrema importância que você siga alguns métodos indispensáveis e fundamentais para que ganhe espaço no mercado e fique se destaque diante os concorrentes.

No Brasil, o mercado de e-commerces é realmente muito extenso. Para você ter uma noção da importância desse segmento, só ele deve faturar em 2020 mais de R$ 90 bilhões. Os dados foram coletados do relatório NeoTrust, empresa especializada na análise do varejo digital.

A realidade, quando falamos de e-commerce, é que existem muitos motivos para que sejam criadas estratégias bem elaboradas para encontrar espaço no mercado. A ideia é que você consiga aumentar a credibilidade de sua loja virtual a ponto de se destacar em um negócio que pode ser saturado e bem concorrido.

Dentro de um cenário comum, a confiança dos clientes é o que determina se seu negócio virtual é bom ou não. As conexões só são geradas quando existe a credibilidade do negócio. Conquistando os clientes você consegue gerar conversões. Não existe um processo específico e nem um métodos a ser seguido.

Pensando nisso, produzimos um artigo para elencar os principais fatores que aumentam a confiança do consumidor no e-commerce. Está interessado? Então fique com a gente e confira o conteúdo a seguir. Vamos lá?!

É importante contar com o certificado de segurança

Você sabe o que significa e para o que serve o certificado de segurança (SSL)? Bom, a resposta é muito simples: ele é o responsável pela verificação do domínio e do site que você desenvolveu. Esse procedimento é muito importante dentro do e-commerce uma vez que garante a confiança do consumidor, além de proporcionar o funcionamento e segurança do negócio online. Você já deve ter percebido a importância de contar com um certificado SLL, não é mesmo? Para isso, conte com um bom certificado. Esse é um dos passos mais importantes para a credibilidade do seu negócio.

Mas calma, que as vantagens em contar com esse tipo de de serviço vai muito além do que foi apresentado até o momento. Ele possibilita ao seu e-commerce a proteção contra roubos de dados,consegue estimular as vendas — a segurança passada aos compradores é fundamental, trabalha a valorização da sua marca, além de oferecer ao cliente novas formas de pagamento.

As vantagens acima mencionadas são fundamentais para que seus futuros clientes identifiquem a preocupação que sua marca tem em oferecer ambiente de compra seguro, aumentando as chances de retorno para novas aquisições.

Trabalhe com o melhor atendimento

Todo mundo sabe que um bom empreendimento precisa contar com um atendimento de primeira qualidade. Agora, quando seu negócio é online, essa importância fica ainda maior, uma vez que ela é essencial para garantir a confiança do consumidor e a recorrência de compra.

Se um e-commerce de robô industrial, por exemplo, disponibilizar um atendimento rápido, de qualidade e respeitoso, as chances de o cliente voltar a adquirir um produto na loja é consideravelmente alto. Isso porque essas medidas acabam por aproximar ainda mais os consumidores da loja virtual.

O motivo é muito claro: os clientes conseguem identificar um tratamento mais humanizado e percebem a disposição que a empresa tem ouvir os apontamentos e solucionar os problemas. Isso pode ser feito em diversos canais (e-mail, telefone, chamado, chat online e etc).

Trabalhe com a opção de avaliação

A realidade é que todo consumidor (e você está incluído nessa conta) gosta de avaliar os sites antes de comprar qualquer coisa nele. Pois é, as avaliações de usuários são muito utilizadas para verificar a confiança do site. Então, pense bem: as avaliações são muito importantes e precisam ser disponibilizadas de forma visível no seu site.

A grande verdade é que esse também é um modo de aumentar a confiança do consumidor que vê outras pessoas adquirindo o mesmo produto desejado e contando as suas experiências.

Mas é importante ressaltar que de forma alguma as avaliações negativas devem ser ocultadas. Os potenciais clientes precisam saber no que o seu e-commerce erra e você pode usá-las para melhorar seu negócio. Quando você opta por mostrar as críticas positivas e negativas, acaba por demonstrar a credibilidade que sua loja possui, além da preocupação em responder a cada um dos apontamentos.

Conte com as mais variadas formas de pagamento

É importante que sua loja virtual conte com diversas formas de pagamento na plataforma. Isso porque você possibilita ao cliente ter mais opções na hora de finalizar a compra, não limitando-o.

Quando você limita essas possibilidades, automaticamente gera desconfiança e insatisfação — provavelmente a pessoa não voltará mais no seu site. Você precisa ter em mente que cada pessoa prefere uma forma de pagamento. É necessário atender a todas.

Então, lembre-se sempre: disponibilize várias opções de pagamento, como cartão de crédito, débito, boletos, etc. Adotando essa postura, muito provavelmente os clientes se sentirão mais confortáveis em escolher aquela que mais se encaixa a sua realidade financeira.