Acesso rápido

4 Estratégias de precificação para o Dia dos Namorados

por Jefferson Costa Segunda-feira, 30 de maio de 2016

O Webshoppers 2016, pesquisa promovida pelo E-bit/ Buscapé, indicou que em 2015 o e-commerce movimentou mais de R$41 bi. Dentre as datas que mais contribuem para esses números está o Dia dos Namorados que, em 2015, gerou um faturamento para o setor de 1,43 bilhões.

Para atrair os consumidores em busca de presentes para seus amados ou amadas, gestores de e-commerce têm que oferecer diferenciais e ir além do que é oferecido pela concorrência.

Melhores atendimentos, entrega rápida e eficiente em todos os processos são alguns dos pontos que merecem atenção. Mas, algumas vezes, isso não é o suficiente: o cliente também busca aquelas empresas que consigam, além de qualidade de venda e pós-venda, oferecer-lhe um bom preço.

Para você se posicionar pelo bom preço, no entanto, é preciso seguir algumas estratégias para se tornar competitivo, mas sem deixar seu negócio em situação delicada.

Estratégia 1: estude seus concorrentes

Existem ferramentas focadas em precificação que monitoram tanto o preço praticado como o comportamento de frete de outras lojas virtuais. Dessa forma, é possível estar atualizado sobre o que eles estão fazendo e como você pode se posicionar. Tornar seu preço mais competitivo e saber a hora certa de ter uma margem maior ou menor será fundamental para melhorar seus resultados.

Estratégia 2: descubra seu “melhor preço”

Menor preço pode não ser uma boa: reduzir demais e prejudicar a sobrevivência do negócio é um risco para quem começa a baixar preços desenfreadamente. Por outro lado, quem não for competitivo tem poucas chances de se destacar entre os concorrentes. Como resolver essa equação? Simples: opte pelo “melhor preço” e não necessariamente o “menor”. Descubra até onde você consegue negociar e manter uma margem de lucro que justifique o seu trabalho. Esse ponto é de suma importância para se “jogar” com o mercado, mas conhecendo todas as cartas que você tem em mãos.

Estratégia 3: crie promoções exclusivas para a data

Pronto, agora que você já sabe como trabalhar suas estratégias de precificação sem se prejudicar, é hora de começar a atrair os clientes. Para isso, crie promoções exclusivas para o Dia dos Namorados ou ao estilo “leve dois pague um” (pensando no que valha para o casal). O importante é que as promoções sejam pontuais e que o cliente entenda que aquela é a melhor hora de aproveitar a oportunidade – e que, se ele demorar muito, ele poderá perdê-la. Por isso, dê descontos reais, respeitando sua margem de “melhor preço”, pois o cliente saberá identificar promoções irrisórias e que pouco mudaram em relação aos valores que eram aplicados há uma semana.

Estratégia 4: utilize ferramentas de precificação automática

Tanto para estudar concorrentes como para otimizar a precificação em tempo real, ferramentas de precificação automática podem oferecer larga vantagem a lojistas que a utilizam. Em datas como o Dia dos Namorados, onde e-commerces fazem diferentes ações para alavancar vendas, essas ferramentas ajudam o lojista a se manter ágil, ter visibilidade e poder tomar ações certeiras e no momento oportuno.

Tais estratégias devem tornar sua loja virtual bem mais competitiva e posicioná-la com os melhores preços para o Dia dos Namorados. E, para o cliente, o amor pode ser mesmo o ingrediente mais importante, mas o preço pode ser determinante na hora dele escolher como irá presentar o ser amado.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.