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4 dicas para prospectar clientes para venda de equipamentos médicos pela internet

por Jordana Hedler Segunda-feira, 01 de julho de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

A venda de equipamentos médicos de grande porte pode ser um grande desafio. Principalmente para quem ainda não sabe como se beneficiar de todas as ferramentas que a internet oferece.

Esse tipo de produto é completamente diferente dos artigos que são encontrados com tanta facilidade em e-commerces, como vestuário, calçados e livros. Apesar disso, é totalmente possível agregar valor à venda online desses produtos.

Entenda como fazer isso com essas 4 dicas para prospectar clientes para venda de equipamentos médicos pela internet.

1 – Tenha o seu cliente ideal muito bem definido

Para a prospecção de clientes em qualquer tipo de negócio é essencial que você conheça muito bem quem é o seu cliente.

Para isso, é necessário responder algumas perguntas importantes.Elas vão fazer com que você descubra que tipo de ação e abordagem são necessários para conseguir atingir seu resultado.

  • Você vende equipamentos médicos para grandes hospitais para ou clínicas menores?
  • Nesses estabelecimentos, quem é a pessoa responsável por tomar a decisão final de compra? Você está em contato direto com essa pessoa?
  • Os clientes com quem você está em contato possuem a capacidade real de pagar pelos equipamentos que você vende?

Respondendo essas 3 perguntas você consegue direcionar seus esforços para os clientes que realmente devem receber sua atenção.

2 – Produza conteúdo útil para o seu cliente

Apesar da medicina ser uma área que está em constante evolução, é comum que alguns profissionais continuem utilizando técnicas e equipamentos já considerados ultrapassados em seus consultórios e clínicas.

Para alcançar esse público, você precisa mostrar que os seus equipamentos são capazes de trazer mais precisão, agilidade e segurança. Caso contrário, não existe motivo para ele fazer grandes investimentos na substituição de equipamentos.

Por exemplo: você trabalha com a venda de equipamentos voltados para médicos tricologistas. Nesse caso, você pode utilizar depoimentos em vídeo, nos quais um profissional realiza um implante capilar com seus equipamentos. O conteúdo destacará os benefícios que o seu produto oferece.

3 – Redes sociais

Os perfis em redes sociais podem ser ótimos para prospectar clientes para a venda de equipamentos médicos.

Como se trata de um negócio que envolve produtos com um ticket mais alto, talvez o Facebook e o Instagram não sejam as melhores plataformas para fazer essa prospecção.

O LinkedIn, por outro lado, é uma excelente plataforma para encontrar possíveis clientes.

Uma boa maneira de encontrar essas pessoas é através da participação em grupos exclusivos de médicos e profissionais da saúde. Ademais, participe das discussões de maneira proativa, ajudando os demais participantes e sem oferecer nada num primeiro momento.

Nesses grupos, você pode encontrar desde pessoas que trabalham em clínicas, laboratórios e hospitais até gestores, diretores e proprietários dessas mesmas empresas.

4 – Concorrência

Sim, isso mesmo.

Se você der uma olhada rápida no site dos seus concorrentes é muito provável que encontre algum tipo de lista com alguns dos, se não todos, clientes que essas empresas atendem.

Você pode aproveitar essa lista para criar uma relação de empresas e profissionais para entrar em contato. Mostre para eles os benefícios que os seus produtos oferecem.

Isso pode ser de grande ajuda, pois torna o seu trabalho muito mais efetivo e menos trabalhoso. Afinal,  trata-se de clientes em potencial que podem estar em busca de novos parceiros e fornecedores.

Como você pôde perceber, existem várias maneiras de fazer a prospecção de clientes para o seu negócio online.

Agora que você tem essas dicas em mãos, basta identificar qual se encaixa melhor no tipo de trabalho que você realiza e colocar em prática.

Os resultados certamente serão muito satisfatórios e podem transformar a realidade do seu negócio.

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