Logo E-Commerce Brasil

4 Dicas para um bom planejamento em e-mail marketing

O trabalho profissional de e-mail marketing demanda sempre muito planejamento e uma grande multidisciplinaridade do gestor e da equipe. Este artigo ilustra pontos que você precisa pensar/ter para que consiga ter efetivamente um bom trabalho nesta mídia.

  1. Base
    A base de e-mail sem dúvida é um ponto primordial para qualquer inicio de trabalho com e-mail marketing. Além de não ser um base adquirida de forma errada (comprada ou alugada) você precisa criar estratégias para o aumento da sua base e métodos para deixar sempre saudável. Disparos segmentados e um intenso trabalho para obter mais dados dos usuários, fazem com que possamos enviar e-mails mais assertivos deixando a base saudável e com alta conversão em vendas.
  2. ESP
    O ESP (ferramenta de disparo) é fundamental em seu planejamento, nem todas oferecem os mesmos recursos e quase todas tem custos de envios diferentes, deste modo é importante comparar e avaliar o custo por disparo, recursos disponíveis, velocidade para resolução de problemas e atendimento. Tenha sempre estes pontos bem claros junto ao ESP que for escolher para disparar suas campanhas.
  3. Peças
    Além de seguir o padrão de boas práticas para criação da peça e de preferência a peça ser responsiva, é vital um olho clinico de design, redação e analise de dados gerados das campanhas. Peças de e-mail marketing devem mudar em um certo período de tempo, pois mesmo tendo visual agradável e assertivo, com o tempo tende a se tornar paisagem para os usuários, deixando o e-mail não mais atrativo e por consequência tendo poucas conversões.
  4. Análises
    O número de dados que temos para fazer análises das campanhas enviadas são gigantes. Porém é importante você ter métodos para fazer essas avaliações e que as mesmos não sejam apenas de vendas. Avaliar abertura, clique, bounces, remoções, dias das semana, horários e claro vendas são pontos fundamentais para campanhas com grande conversão.

Ter esses 4 pontos bem formatados e alinhados, garantem um trabalho profissional feito pela marca em suas campanhas de e-mail marketing. Existem outros pontos importantes no processo de trabalho, mas estes falaremos em outro artigo.

Grande abraço a todos!