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4 dicas de organização operacional de e-commerce

Por: Jéssica Marinho

Analista de Marketing na plataforma Tray e colunista na Escola de E-commerce. Apaixonada por e-commerce e redação. Publicitária por formação.

Muitos negócios chegam a falência por falta de organização. Na maioria das vezes, há bons funcionários, conhecimento, gestão, mas nada disso está conversando entre si.

Compartilho a seguir algumas dicas para não perder o controle de sua organização operacional de e-commerce:

Crie missão e valores para a empresa

Aqui está um passo que muitas empresas “pulam”.

Mesmo que seu negócio seja pequeno, tenha poucos funcionários ou só você trabalhando, é importante definir quais são os valores de sua empresa e qual a missão dela.

Os valores são aquilo que a empresa acredita e que não abre mão. Assim, todas as suas decisões devem estar alinhadas com seus valores.

O mesmo eu digo sobre a missão. Se algo não estiver de acordo com a missão de seu negócio, será que vale a pena?

Essa parte é bastante teórica, mas quando colocada em prática, faz uma diferença e tanto!

Garanta que a equipe esteja sincronizada e engajada

Sua equipe conhece a missão e valores da empresa? A equipe está alinhada dentro do processo? Todos os funcionários sabem qual o seu papel e o que estão fazendo?

Pode parecer absurdo, mas há funcionários que passam meses e até anos sem saber exatamente qual a sua função. Ou, ficam muito tempo com dúvida por receio de perguntar e questionar.

A missão do gestor é garantir que a equipe passe por um bom treinamento, tenha segurança do trabalho que estão executando e não tenha medo de perguntar ou pedir ajuda.

Para tudo se manter estruturado, tire alguns minutos da semana para um alinhamento. Assim, todos falam sobre suas tarefas, problemas e conquistas. Um método onde um pode ajudar o outro e manter a equipe alinhada.

Planeje todas as ações com antecedência

Não tome decisões por impulso! O planejamento de uma empresa — anual, semestral, trimestral, mensal ou semanal — deve ser seguido para que o “trem não saia do trilho”.

Com ações planejadas, você consegue melhores negociações, descontos e parcerias. Além de preparar a equipe, claro.

O planejamento pode ser comparado com as peças de uma grande engrenagem: se uma sai do lugar, todo o resto acaba sendo impactado.

De fato, é importante construir um planejamento flexível, pois tudo pode mudar de uma hora para a outra.

Entretanto, evite ações não planejadas o máximo que conseguir.

Por exemplo, seu maior concorrente está com uma promoção incrível e vendendo como água. Sua ideia é criar uma promoção melhor ainda. Aguarde e pense, você tem caixa para isso? Essa ação impactará em outra ação futura planejada e mais relevante para sua loja virtual?

Considere todos os pontos positivos e negativos antes de sair do seu planejamento.

Contrate uma plataforma que auxilie na gestão do e-commerce

Sim, sua plataforma de e-commerce pode impactar diretamente em sua organização operacional.

Na hora de contratar ou migrar de plataforma, garanta que ela tenha bons recursos para te auxiliar na gestão.

Uma boa opção são plataformas com integração nativas com marketplaces e que reúnam as informações de todos eles em um só lugar. Digo isso porque você conseguirá ver o parâmetro total de vendas de sua loja e de cada marketplace em um só lugar.

Além disso, opte por plataformas com boas opções frete, gestão de pagamento, atendimento ao cliente e gestão de marketing.

Dessa forma, reunindo tudo o que você precisa em uma plataforma, será muito mais fácil e possível manter a organização operacional de seu e-commerce.