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4 assassinos de conversão que afastam seus compradores

Por: Ricardo Szmargowicz

Mais de 5 anos de experiência em expandir e potencializar as vendas de startups israelenses no mercado brasileiro, empreendedor com MBA na Universidade de Haifa em Israel. Atualmente no Brasil, representa o software de Inteligência Artificial focado em ecommerce AdScale - Automated Ecommerce Advertising.

Você sabia que 69% dos compradores online abandonam seus carrinhos de compras antes de concluir uma compra? A maioria das empresas de comércio eletrônico entende o tempo, a energia e os recursos necessários para criar uma sólida loja online e direcionar o tráfego para seus sites.

No entanto, todo esse esforço é desperdiçado se os compradores não estiverem concluindo suas compras. Neste artigo, analisaremos os quatro principais assassinos de conversão de checkout e o que você pode fazer para melhorá-los e aumentar a receita.

1 – Formulários longos para inscrição

Não há nada mais irritante do que preencher formulários super longos com campos complicados antes de fazer uma compra. Os clientes desejam encontrar o produto que estão procurando e comprá-lo o mais rápido possível.

Portanto, manter os formulários curtos e agradáveis ​​é a melhor maneira de garantir que os clientes concluam suas compras. Os campos do formulário devem incluir SOMENTE as informações necessárias.

Outra dica é criar seus formulários com menus suspensos, campos opcionais e campos claramente identificados para facilitar o preenchimento o mais fácil possível.

2 – Processo de pagamento excessivamente complicado

A maioria dos clientes que abandonam o processo de pagamento está frustrado com o preenchimento de formulários longos ou com a navegação em várias telas ou páginas. Seu processo de checkout deve envolver de uma a duas páginas no máximo. Tornar o processo de checkout o mais fácil possível é uma maneira comprovada de aumentar as conversões.

Além disso, evite solicitar que os clientes comprem produtos adicionais com pop-ups. Isso geralmente interrompe o processo de pagamento e acaba causando mais mal do que bem.

3 – Custos extras ou taxas ocultas

Quantas vezes você tentou comprar um produto online, apenas para abandonar sua compra devido à surpresa de “taxas de conveniência”, “taxas de processamento” ou custos e taxas exorbitantes de remessa ao chegar ao caixa? É exatamente isso que afasta os clientes.

A exibição antecipada de todos os custos na página do produto não apenas garantirá uma melhor experiência do cliente, mas você aumentará a probabilidade de o cliente concluir suas transações.

4 – Checkout seguro

Nunca subestime a importância da segurança hoje. Se você não possui um processo de pagamento seguro, é hora de investir em SSL — tecnologia de segurança que criptografa detalhes pessoais de transações.

Se você tiver um processo de pagamento seguro, informe seus clientes exibindo um certificado SSL e/ou logotipos de provedores de pagamento (como Visa, MasterCard, Apple Pay ou Paypal). Simplesmente mencionar um processo de pagamento seguro ganhará a confiança e a lealdade de seus clientes para fazer uma compra em sua loja online.

Dica bônus: conheça seu banco de dados

Veja de onde os clientes vêm, seja de anúncios ou de conteúdo de entrada. A partir daí, siga o processo de busca de produtos até a finalização da compra, observando o processo ao longo do caminho. Quantas etapas existem no processo?

Os formulários são fáceis de preencher? Todos os custos e taxas são claramente transparentes? Em seguida, identifique quais etapas você pode remover do processo e faça os ajustes necessários.