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3 motivos para você incluir o CLICK TO CHAT no seu e-commerce

Por: Jonathan Benitez

Empreendedor, 21 anos de varejo, especialista em formação de lideranças, gestão de pessoas e desenvolvimento de projetos de franquias de sucesso. É CEO da Cellairis Brasil, marca americana com 20 anos de mercado internacional, presente hoje em 11 países e com mais de 500 pontos de venda. Benitez tem como grande propósito diminuir a desigualdade social através do empreendedorismo.

Sabe aquela pressa que temos para resolver nossos problemas do dia a dia? Ela pode ajudar quem trabalha com o varejo a perder vendas. Por isso, os e-commerces mais atualizados saíram na frente com a solução CLICK TO CHAT, tecnologia que integra seu site a um chat com apenas um clique.

Essa ferramenta vem mudando a forma das marcas se relacionarem com os seus consumidores, tornando o acesso aos produtos mais ágil e objetivo — e automaticamente aumentando as chances de sucesso e conversão em vendas. É uma atenção ao cliente do e-commerce antes, durante e depois da compra.

Este artigo reúne três motivos que resumem razões pelas quais uma empresa deve investir no CLICK TO CHAT:

Agilidade vende

Existem dois tipos de clientes: o que compra com frequência pela internet e o que está aprendendo a comprar pela rede. Neste segundo caso, a solução CLICK TO CHAT ajuda o cliente a tirar dúvidas e, principalmente, a tomar sua decisão. Ou seja, faz com que a empresa aumente sua taxa de conversão e, consequentemente, o faturamento.

Confiança vende

Quando a marca integra todos os canais de comunicação com a solução CLICK TO CHAT, ela demonstra para o cliente que tem todo interesse em solucionar problemas. Organizações voltadas para o consumidor transmitem confiança e a credibilidade vende — ao criar o famoso cliente indicador, aquele que vive falando bem da sua marca. Da mesma forma, o contrário também tem efeito.

O chat agrega, portanto, valor pela confiança para finalizar o pedido. Afinal, quem está comprando sabe que pode entrar em contato se precisar. Sem contar que também esclarece dúvidas enquanto escolhe ou aciona a marca se tiver qualquer problema na entrega (ou até mesmo quando receber o produto).

Atendimento personalizado vende

Se tem uma característica que se destaca na tecnologia CLICK TO CHAT é a personalização do atendimento. Afinal, a marca fala direto com o consumidor, possibilitando aproximação e relação de troca, gerando cada vez mais oportunidades.

O CLICK TO CHAT é um exemplo de tecnologia a favor da evolução do atendimento do e-commerce, mas lembra também que todo atendimento precisa ser pensado e realizado da maneira mais humana possível. Para alguns essa prática pode até parecer ultrapassada. Porém, trata-se de uma grande aliada das marcas que a aplicam de forma inteligente o estreitamento entre o consumidor e o prestador de serviço, trazendo benefícios para ambos. Entre eles:

Melhores resultados para empresa

Muitas pessoas desistem de comprar justamente porque querem ter uma experiência instantânea, sem estarem dispostas a aguardar o retorno da marca por e-mail. Com o chat online, tudo pode ser resolvido em poucos minutos.

Melhora nos índices de satisfação

Não apenas aumenta a participação do cliente, mas permite controlar a experiência em tempo real e melhorar os índices de satisfação antes de qualquer vivência negativa para o consumidor.

Diminuição dos pedidos de cancelamentos

Com essa personalização, receios de finalização de compra (ou mesmo de quitação de um boleto dela) são afastados. Neste caso, evita ou diminui cancelamentos de venda em virtude desta proximidade e humanização no atendimento. São argumentos que contribuem com a quebra de objeções que culminam em cancelamentos.

Aumento de vendas

Se ele puder contar com um atendimento instantâneo e personalizado para responder suas perguntas, poderá entender se está diante do produto que procura e, assim, concretizar a compra. E, mais vendas, indicam aquele maior potencial de fidelização.

O CLICK TO CHAT é uma possibilidade de colocar em prática e encantar os clientes. Afinal, a tendência de hoje é a prática comum no futuro. Não se esqueça de agregar uma boa estratégia de comunicação e de marketing, levando em consideração o perfil do público-alvo. Os retornos que surgem nesta ferramenta também são ótimos para ajudar no aprimoramento constante da marca.