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3 motivos para acreditar que 2015 será um bom ano para os e-commerces

Apesar de eu ser uma pessoa otimista, é fato que a economia não transmite confiança, mas é notável que o comércio eletrônico está em franca expansão, e cada vez mais representativo no resultado anual do varejo, como um todo. Segundo a ABComm, o varejo online no Brasil vendeu mais de R$ 31,11 bilhões em 2013, um crescimento de 29% comparado ao faturamento de 2012, e a expectativa, também segundo a ABComm, é que em 2014 a marca chegue a 35,5 bilhões de reais.

O exponencial crescimento do varejo online deve-se, entre os muitos motivos (a presença da classe c na internet, por exemplo), ao fato da internet permitir interações mais assertivas e diretas com os clientes e prospects, há uma clara evolução das campanhas de mídia online, que estão inteligentes e personalizadas, o mesmo fenômeno começa a aparecer dentro dos próprios e-commerces, com ofertas segmentadas e personalizadas, baseadas nos dados de navegação, ciclo de vida do cliente, dados sociais, sazonalidade, entre outras fontes de informação que tornam a comunicação mais relevante, aumentado seu poder de conversão.

Com esta evolução da comunicação e do comércio eletrônico, os próprios clientes agora começam a esperar por novas funcionalidades, que melhorem sua interação e navegação nos e-commerces, conteúdos personalizados que suprem suas necessidades pessoais e, principalmente, ofertas altamente relevantes que tenham profunda intersecção com seu momento de compra.

Seguem 3 motivos para acreditar que 2015 será um bom ano para os e-commerces:

1 – Comunicação Personalizada

Há algum tempo todos ficamos impressionados com a evolução das ferramentas internas de busca. Os algoritmos estão combinando uma série de informações, como histórico de navegação do usuário, dados sociais, dados do CRM, promoções vigentes, dados do inventário e muitos outros. A busca deixou de trazer apenas os resultados que o usuário pensa esperar, mas de uma maneira quase mágica traz resultados que superam as expectativas dos usuários, fazendo com que as taxas de conversão dispararem.

Outra evolução são as tradicionais ferramentas de recomendação de produtos, que estão evoluindo numa velocidade impressionante, a recomendação de produtos aos poucos deixa de ser baseada no senso comum para ser personalizada, baseando-se em uma série de variáveis e algoritmos, permitindo que todo o layout do site, ofertas e comunicações se adaptem de uma maneira sútil, porém extremamente relevante.

2 – Mobile Commerce em franca expansão

Segundo dados do relatório e-Bit, a expectativa para 2014 é que 10% de todas as vendas realizadas em e-commerce tenham sido efetuadas por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets), no primeiro semestre de 2014 esse número era de 7%, 84% de incremento na comparação com o primeiro semestre de 2013.

Outro fator que indica o crescimento do mobile commerce é o anuncio feito pelo Google, que irá considerar a capacidade dos sites em se adaptar a multi-telas para ranquear seus resultados de busca.

3 – Surgimento dos pequenos e-commerces

Facebook, Instagram, Whatsapp, WordPress e pequenas plataformas estão atraindo pequenos empresários e investidores para internet. No último ano o Fórum do E-commerce, organizado pelo E-commerce Brasil, tinha uma área especial dedicada ao pequeno empresário, o acesso à educação e a ajuda de instituições como o SEBRAE também estão ajudando este número aumentar.

Os marketplaces como o Mercado Livre, Extra ou Rakuten também são boas oportunidades para os pequenos e médios e-commerces.

Estes são os três motivos que acredito que fará 2015 um bom ano para 2015, apesar de todos os pesares da economia.

E você, quais os seus motivos para continuar otimista?