3 maneiras de como vender mais melhorando sua conversão

por Bruna Medeiros Quarta-feira, 19 de abril de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

O maior pesadelo dos lojistas é ver seu e-commerce perdendo vendas. Porém, isso ainda é muito comum. Por isso, muitos lojistas vêm procurando alternativas que ajudem a aumentar sua conversão de pagamentos e recuperação de vendas. Assim, nesse artigo vamos mostrar 5 maneiras de como melhorar suas vendas aumentando a conversão do seu e-commerce.

  • Google Adwords

Uma das principais ferramentas é o Google Adwords. Ele pode ser utilizado para diferentes objetivos de acordo com a necessidade de cada negócio. Os anúncios ajudam o e-commerce a se posicionar estrategicamente nas buscas online.

Ou seja, se o e-commerce vende calçados, o Adwords pode dar destaque ao site para buscas como: “preço de botas”, “tênis de corrida”, “sandálias”. Isso aumenta o tráfego na página e leva, principalmente, um público que já mostrou interesse pelos seus produtos.

Outra maneira de melhoria de performance, é fazer campanhas de remarketing. Com certeza você já foi impactado com algum anúncio deste tipo.

Sabe aquele smatphone que você fez pesquisa de preço e que depois ficou aparecendo para você em outros sites? Essa foi uma campanha de remarketing. Ele é uma ferramenta do marketing digital, bastante utilizada, que consegue identificar os usuários e quais produtos eles procuraram no site.

De acordo o SPC Brasil e o portal Meu Bolso Feliz, 90% dos brasileiros pesquisam online antes de comprar nas lojas físicas. Imagina se conseguíssemos converter alguma parcela desse grupo para realizar as compras no próprio e-commerce? É exatamente isso o objetivo do  remarketing, pegar uma simples busca e converter em vendas efetivas.

  • Gateway de pagamentos

O aumento do tráfego sem a conversão de clientes é sinal de que algo está errado. É por isso que é muito importante ter um bom gateway de pagamentos por trás do seu e-commerce. Ele oferece diversas funcionalidades que podem ser um diferencial para aumentar a sua conversão como a retentativa on e offline, multimeios de pagamento e compra com um clique.

A retentativa permite recuperar as vendas não autorizadas com retentativas online ou offline em múltiplas processadoras de cartão. Dessa maneira, ela evita que o lojista perca vendas de compradores legítimos.

A funcionalidade de multimeios de pagamento permite que o consumidor finalize uma compra utilizando mais de um meio de pagamento. Isso é ótimo para compras de alto valor e ainda reduz problemas de limite de crédito.

Com a compra com um clique, o gateway armazena as informações do cliente e agiliza o processo de compra. Assim, não é preciso que o cliente preencha todas as informações toda vez que for finalizar uma compra. Isto facilita a experiência de compra do usuário, tornando-a mais rápida e segura.

  • Checkout por e-mail

O checkout por e-mail é uma excelente ferramenta e muito utilizado para a recuperação de vendas. É muito comum usuários começarem a encher o carrinho de compras e acabarem abandonando porque deixaram para pagar depois, porém esqueceram.

Para esses casos de abandono de carrinho, um ótimo auxílio é mandar um e-mail para o cliente lembrando que ele tem um carrinho pronto para ser finalizado. O checkout no e-mail encurta as etapas de compra e ele não precisa voltar para o site para finalizar a compra.

E-mails muito diretos podem soar invasivos e acabar incomodando o usuário.Existem diversas maneiras de falar com o cliente sem que ele se sinta desconfortável. Abaixo alguns exemplos:

  • Suporte/Ajuda – É importante verificar se ele precisa de um suporte para a finalização do pedido. Insira e-mails ou telefones pelos quais ele possa entrar em contato com a empresa.
  • Formas de pagamentos – Oferecer as diferentes opções de pagamento que o cliente pode utilizar para finalizar a compra também é uma ótima opção.
  • Incentivos – Uma outra opção é oferecer incentivos para que o cliente se sinta mais motivado para fechar a compra. Descontos, frete grátis ou outra coisa que o lojista julgue interessante para o cliente são boas opções.
  • Em geral, produtos mais caros como móveis ou computadores tem um ciclo de decisão de compra mais demorado. Isso significa que se o e-mail chegar para o cliente no mesmo dia, possivelmente ele ainda não terá tomado uma decisão.

É preciso encontrar um equilíbrio com o conteúdo do e-mail e o tom de voz da marca. É importante que os e-mails contenham as informações dos produtos inseridos no carrinho, isso dá mais segurança na hora do pagamento da compra e consequentemente fideliza o cliente.

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