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3 ideias criativas para uso do QR Code no seu e-commerce

Me desculpem os céticos, mas falar que o QR Code não funciona é culpar o martelo ao dar uma martelada no dedo. Não se culpa a ferramenta pelo uso que o profissional faz dela.

Para atingir um determinado objetivo é preciso ter a ferramenta certa, e não achar que qualquer uma, por mais tecnológica e “cool” que seja, poderá ajudar. Pensando na mesma analogia, você nunca vai conseguir martelar um prego corretamente na parede usando uma escova de dentes, num é?

Temos que pensar numa palavra bem conhecida antes de continuar o texto e falar sobre QR Code: CONTEXTO. Ele que ditará o sucesso do seu uso da ferramenta. E há como usar o contexto para diversos objetivos, dentre eles vender mais no seu e-commerce.

Eu separei 3 ideias diferentes e úteis que podem gerar mais vendas e fidelizar seu cliente. É possível também que nenhuma dessas ideias sejam úteis para o seu cenário, mas podem te ajudar a pensar diferente o uso dessa tecnologia.

Vamos lá:

1. Mala-direta para clientes especiais

Qual percentual da verba de marketing você direciona para fidelização dos seus melhores clientes? É preciso repensar sua estratégia se você respondeu “nenhum” à essa pergunta.

E uma forma bacana de você investir nos seus melhores clientes é surprendendo-os. Crie uma mala direta para ser enviada junto ao pedido dos seus clientes, e nela insira um QR Code que acessa diretamente uma landing-page especial, com uma mensagem direcionada (primordial que seja mobile friendly) ressaltando a importância que esse cliente tem, e dando um código de desconto para uma próxima compra (pode ser interessante inserir um mínimo de compra dependendo do valor da compra que ele fez – ou faz).

Ou se for melhor, crie uma landing page onde ele possa dali mesmo enviar um cupom de desconto para outros 3 amigos, pode ser uma boa estratégia para novas vendas.

2. Inserir QR Code para conteúdos exclusivos

Conteúdo, apesar de não ser ligado diretamente à venda, ajuda muito na geracão de leads e fidelização para um e-commerce.

Se você envia um catálogo, ou uma revista junto aos pedidos (normalmente empresas de pagamento recorrentes, como clubes de assinaturas usam essa estratégia), é interessante inserir alguns extras exclusivos para uso do QR Code, como acesso direto à um mapa com as principais vinícolas de uma região se você for uma empresa de vinhos, ou acesso direto à um video do CEO explicando como foi a negociação de um determinado produto muito vendido no site.

Pense em quais situações o seu cliente teria esse conteúdo à mão: se ele está tomando vinho na sala com amigos, ele não vai lá dentro buscar o notebook para acessar uma determinada landing page, correto? Porque não facilitar dando um acesso rápido e direto, apenas lendo um código? 🙂

3. QR Code para cross-selling

O cross selling é uma técnica muito usada em vários e-commerces, é até algo automático de diversas plataformas, mas é possível explorar um pouco mais essa estratégia.

Pode ser interessante inserir um QR Code para um código promocional de um produto complementar ao que a pessoa comprou. Através de um impresso enviado junto ao produto, pode-se realizar uma promoção exclusiva para o comprador desse produto, dando 20% de desconto para compra de outro. O código inclusive, pode direcionar a pessoa para uma página específica, que você possa explorar em outras mídias para que o custo seja rateado.

Isso dá uma sensação de urgência, de oportunidade, e se a experiência de compra do primeiro produto for boa, a chance da segunda venda ser feita é muito maior.
Bom, é possível ser criativo até com uma ferramenta que muitos desacreditam, mas é preciso que você entenda muito bem o comportamento do seu público. Não adianta forçar nada tecnológico se o seu público não é acostumado à isso.

Por isso que eu falei da palavra contexto lá no início.

Grande abraço.