3 erros que podem estar te impedindo de otimizar sua taxa de conversão

por Bruna Estevanin Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Otimizar a taxa de conversão pode fazer toda a diferença no faturamento final do seu e-commerce. Para isso, é preciso ser mais assertivo e ter muita disciplina para testar muito. Estar atento a novas possibilidades e ficar de olho nas tendências do mercado são ótimas maneiras para começar a fazer coisas diferentes, que podem te ajudar a alavancar os resultados.

Mas antes disso, também é preciso parar para refletir no que você está fazendo de errado. Afinal, o que pode impedir que a sua taxa de conversão cresça?

Para te ajudar a responder essa pergunta, separamos 5 erros muito comuns:

Comunicação Generalizada:

Se comunicar com todos os clientes e leads da mesma forma é o principal fator para jogar as suas taxas de conversão lá para baixo. Sem uma segmentação adequada, fica impossível enviar conteúdos que sejam relevantes e interessantes para o seu público. Aí não tem jeito de ganhar a simpatia dos consumidores, né? Para corrigir esse problema, você precisa criar listas de segmentações baseadas em interesses, objetivos ou outros gatilhos relevantes para o seu negócio e, a partir daí, rodar uma régua de relacionamento específica para cada base.

Como consertar: enviar newsletter com promoções baseadas em diferentes comportamentos de compra…

Não converter os visitantes do seu site em leads:

A média de mercado assusta, mas mostra a realidade da maioria das lojas virtuais: a cada 100 pessoas que visitam o seu site, somente 5% converte ou interage com seu e-commerce. Ou seja: você tem todo um trabalho e um investimento gigante em mídia para ter taxas de conversão pouco otimizadas quando comparadas com o volume de tráfego que você gera. A verdade é que, geralmente, os 95% dos visitantes que sobram vão embora sem nem deixar o contato.

A melhor solução, nesse caso, é incentivar o cadastro na hora da saída, de forma a proteger a experiência do consumidor em potencial, ao invés de bombardear esse público com lightboxs incômodos, chats de atendimento invasivos ou campanhas de retargeting que podem gerar justamente o efeito contrário ao que você deseja. Uma vez que esse lead te deixa o e-mail, você consegue trabalhar ações e incentivar a vendas por engajamento.

Como consertar? Com um lightbox de Facebook Login você consegue adicionar parte desses visitantes à sua base e, de quebra, ainda têm acesso às informações do perfil, como gênero e idade, que podem ajudar na segmentação de público e na personalização das campanhas.

A falta de testes A/B:

É mais bonito? Pode até ser, mas no marketing digital os números contam mais que a nossa opinião pessoal. Mudar o texto do CTA, o benefício oferecido, a cor do botão ou alternar a posição das informações podem aumentar o CTR em em 3x e fazer a taxa de cadastro subir em, por exemplo, 5%. No final das contas, otimizar essas taxas significa atrair mais gente com menos, ajudando a deixar seu ROI lá em cima.

Como consertar? Use plataformas que te permitam testes A/B automáticos. Aposte em parceiros que te permitam fazer testes que vão desde teste de usabilidade à campanhas de conversão.

Esse artigo foi originalmente publicado no blog da Social Miner como “10 erros que podem estar te impedindo de otimizar sua taxa de conversão”. Para ler o artigo, clique aqui.

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