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3 erros mais comuns ao investir em retenção de clientes

Por: Pedro Ivo Martins

Sócio e Chief Revenue Officer (CRO) na Dito

Sócio e Chief Revenue Officer (CRO) na Dito CRM. Professor de pós-graduação na Fundação Dom Cabral. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.

Para garantir saldo positivo e dinheiro em caixa, mais que aquisição de novos consumidores, uma empresa sólida precisa se preocupar em reter clientes já captados. Esse investimento apresenta diversos pontos positivos e está associado à boa saúde econômica da empresa. Os principais benefícios da retenção de clientes são:

  • Menor custo com campanhas de marketing de primeiro impacto
  • Direcionamento dos recursos usados na captação do cliente
  • Conhecimento prévio das preferências e do perfil do cliente
  • O cliente já conhece os produtos ou serviços da empresa

No entanto, para que a retenção de clientes tenha sucesso, é preciso criar estratégias bem definidas e com foco para que o tiro não acabe saindo pela culatra. Muitas empresas, por desconhecimento, despreparo ou estagnação gerencial acabam cometendo erros fatais que tornam a retenção de clientes ineficiente ou custosa.

Para não deixar que esse problema atrapalhe seu negócio é importante conhecer os 3 erros cometidos com mais frequência pelas empresas que tentam trabalhar a retenção de clientes.

1) Não conhecer o perfil do cliente

Você atira no escuro e reza para acertar na mosca? Para trazer seus clientes de volta e gerar novas vendas, é preciso estar a par de todos os detalhes da base de dados desses clientes. Para conseguir traçar o perfil do seu cliente é preciso saber no mínimo as seguintes características:

  • Nome
  • Sexo
  • Idade
  • Endereço
  • Aniversário

2) Não oferecer o que o cliente deseja

Outro erro que resulta em infidelidade de clientes é a oferta genérica de produtos ou serviços que não atendem as necessidades específicas de cada pessoa. Diante de tantas mensagens recebidas diariamente, não podemos desperdiçar a atenção dos nossos consumidores com conteúdos não segmentados.

Aliás, esse envio de notificações genéricas pode até gerar um efeito contrário, ou seja, o sentimento (real) de que a marca não conhece a pessoa e, por isso, a trata sem atenção. Monitorando o histórico de compra e o comportamento de navegação no seu site ou app mobile, você pode captar exatamente os interesses implícitos e explícitos dos clientes.

3) Periodicidade errada

A pessoa se cadastrou no seu site ou app mobile e você só mandou uma comunicação de boas vindas? Um erro fatal para a retenção de clientes é a falta de periodicidade no envio de mensagens. Se você não mantém contato contante com a base de clientes, eles certamente não se lembrarão da sua marca no momento que precisarem.

Por outro lado, notificações em excesso também podem prejudicar esse relacionamento. Conforme o perfil do seu cliente e o potencial de recorrência do seu negócio, defina uma periodicidade e monitore constantemente a taxa de conversão das mensagens para reavaliar sua estratégia de marketing.

Você utiliza alguma estratégia de retenção de clientes na sua empresa? Ela proporciona o retorno esperado?

Republicado com autorizaçãodo autor. Originalmente disponível em: http://goo.gl/Bsw0S2