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3 dicas para continuar vendendo pelo WhatsApp

Por: Jéssica Marinho

Analista de Marketing na plataforma Tray e colunista na Escola de E-commerce. Apaixonada por e-commerce e redação. Publicitária por formação.

Durante a pandemia, muitas lojas tiveram que se readaptar para começar a vender online, devido a complexa situação.

Uma das saídas mais rápidas foi começar a vender os produtos via WhatsApp — já para lojas mais maduras, iniciar um e-commerce na prática.

Alguns estados já começam a reabrir as lojas físicas por conta da flexibilização do governo. Mas, se você está vendendo pelo WhatsApp e deseja continuar — pois, convenhamos, é muito mais prático —, confira essas dicas imprescindíveis.

Dicas para vender muito pelo WhatsApp

Educação e atenção acima de tudo

Se o cliente te procurou via WhatsApp significa que existe o interesse em comprar. Seu papel como empreendedor (ou de sua equipe) é sempre prestar o melhor serviço possível.

Lembre-se de que quando tudo estava fechado, essa era a única solução. Entretanto, com a reabertura gradual do comércio, ele não tem a mesma necessidade e pode decidir ir até uma loja física atrás de um bom atendimento.

A realidade é que o consumidor é carente de atenção e você precisa saber como suprir essa necessidade.

É claro que mensagens escritas podem ser interpretadas de maneiras diferentes, tanto por quem escreve como por quem lê. Desta forma, procure sempre usar emojis para se expressar melhor e ser bem compreendido. Além disso, se o cliente lhe mandar um áudio, nada impede que você responda com um áudio também. Assim ele saberá exatamente o tom de voz pelo qual está sendo tratado.

Sobretudo, há um detalhe que faz todo esse cuidado cair por terra: quando o cliente é mal-educado com o atendente.

Neste caso, é importante saber a diferença entre clientes secos — que são extremamente práticos e não respondem seu bom dia — e clientes verdadeiramente mal-educados, que tratam mal o(a) atendente, chegando até a ofendê-lo(a).

No primeiro caso, vale a pena se concentrar e exercer sua boa educação, mesmo que ela não seja correspondida. Já no segundo caso, vai muito do processo interno de cada empresa. Porém, é importante ressaltar que mais vale um bom funcionário a um cliente que não acrescente para a empresa.

Se optar por não seguir com o atendimento diante de uma ofensa,opte por encerrar o atendimento com cordialidade — e não devolver na mesma moeda.

Utilize o WhatsApp Business

Se você ainda não usa o WhatsApp Business, corra para trocar sua conta para uma versão comercial neste exato momento.

Além de permitir que mais de uma pessoa se conecte a conta, o WhatsApp Business possui diversas vantagens. Como, por exemplo, inserir catálogo de produtos, separar mensagens por etiquetas (a exemplo de “aguardando atendimento”, “aguardando pagamento”, “pronto para enviar” e “produto enviado”. Além das respostas rápidas para perguntas frequentes.

Isso trará mais agilidade para sua equipe e maior satisfação de atendimento ao cliente.

Não se contente apenas com o WhatsApp

O ideal é que o WhatsApp seja apenas um de seus canais de vendas, e não o único. Mesmo quando tudo “voltar ao normal”, os consumidores optarão por comprar online, pois experimentaram grande praticidade neste modelo de compra.

Desta forma, vale a pena pensar em investir um pouco mais e ter sua própria loja virtual, com distribuição em grande escala também para marketplaces.

Mensagens no WhatsApp sempre vão ocorrer — e isso é ótimo! Entretanto, para fazer seu negócio se expandir e aumentar seu faturamento de verdade, será necessário ir além de sua própria zona de conforto.