Logo E-Commerce Brasil

3 coisas que você deve melhorar no seu e-commerce

Está vendendo produtos físicos? Possui um site de vendas? Esteja certo que está otimizado para essas finalidades.

Apesar de todos os progressos feitos nos últimos anos, ainda há um grande caminho a ser percorrido no e-commerce (ou comércio eletrônico). Em muitos casos, o comércio eletrônico é uma batalha acirrada contra a Amazon. Já em outros, é simplesmente uma equação onde vários produtos mais o frete grátis, resulta em mais vendas.

Não é bem assim que funciona.

Para ser bem sucedido nessa tão competitiva indústria de e-commerce, você precisa entender o que é mais importante e (quando necessário) saber como corrigir isso.

Otimização de e-commerce não é o que você acha que é

Nesse artigo eu vou responder uma série de erros que eu observei entre os otimizadores de e-commerce. Primeiro, é notável uma falta de entendimento sobre a importância da página de produtos. Segundo, existe uma falta de atenção no processo de compra. Finalmente, muitos otimizadores estão equivocados sobre o significado de páginas de categoria.

Aqui eu vou explicar para cada área a melhor estratégia para otimização.

Otimização para dispositivos móveis

Otimização no e-commerce deveria ser sinônimo de otimização móvel, já que dados recentes têm nos mostrado que o tráfego e as compras realizadas por clientes móveis ultrapassam as conversões feitas pelos que não utilizam dispositivos móveis.

E-commerce é uma indústria essencialmente móvel. Os clientes estão usando seus dispositivos móveis para navegar, comparar e se informar. Os compradores usam seus dispositivos móveis para efetuar a compra.

Um site de comércio eletrônico que não é otimizado para usuários móveis é um site limitado desde o início.

Otimizar sua página de produtos

O foco do e-commerce é vender produtos. Partindo desse princípio, a página mais importante de um site de comércio eletrônico são obviamente as páginas de produto. Portanto, otimizar as páginas de produtos é a chave para o sucesso das vendas eletrônicas.

Veja aqui alguns recursos da página de produto que requerem atenção:

  • Foco em longtail. A página de produto é basicamente uma landing page (página de pouso) direcionada por uma palavra chave de cauda longa. Você vai obter conversões e tráfego mais qualificados de usuários que estão utilizando essa longtail para pesquisar. Certifique-se de otimizar o título da página (H1), conteúdo e imagens tendo em mente sempre as longtails.
  • Adicione elementos interativos. Conteúdo interativo é o que transforma usuários passivos em participantes ativos. Conteúdos interativos envolvem o usuário de tal forma que eles se encontram fazendo alguma coisa na página e não somente olhando para a página. Elementos interativos podem incluir compartilhamento social, alternar preço, customização de envio, questionários, formulários fáceis e visuais controlados pelo usuário.
  • Obter conteúdo gerado pelo usuário. Conteúdo gerado pelo usuário é um conteúdo que você utiliza e é criado por você. Este pode ter várias formas e tem muitas vantagens no e-commerce. Uma vez que conteúdo consome tempo com ROI limitado, faz sentido ter pessoas fazendo isso para você (de graça). Resenha de produtos é exatamente onde essa técnica pode ajudar o e-commerce florescer. As resenhas são como depoimentos deixe que as eight: 400;">pessoas façam o marketing por você. Obviamente, resenha é também uma faca de dois gumes. Enquanto uma resenha positiva pode vender um produto facilmente, as negativas podem fazer o contrário.
  • Implementação do schema markup. Schema markup é um tipo de código que melhora os resultados da sua página em mecanismo de resultados de busca. Muitos desses esquemas, ou marcações focam em detalhamento de produtos. Adicionar o markup ao preço dos seus produtos e estrelas de avaliação são duas coisas essenciais.

Otimizar a página de produtos é difícil, devido ao fato de que o site talvez tenha milhares dessas determinadas páginas. Criar uma cópia única para cada item, deixando uma grande quantidade de conteúdo adicional consome muito tempo. Ter uma ampla visão do projeto e ao mesmo tempo trabalhando na melhora e modelamento do site é crucial para uma completa otimização.

Otimize seu processo de compra

O botão CTA (call to action) é o elemento mais falado e mais otimizador em uma página de e-commerce. Ele é realmente tão importante? Eu diria que sim, mas isso não é desculpa para ignorar os outros recursos do site.

Se o CTA é uma micro conversão ou uma compra de fato, os otimizadores adoram testar e refiná-lo ao máximo. Isso é bom na medida em que acontece, mas é uma visão limitada de otimização de e-commerce.

Otimização de conversão é um processo focado em persuasão, não no melhoramento de um único item. Para aperfeiçoar uma página de e-commerce você deve literalmente melhorar e testar múltiplos recursos não apenas o seu premiado CTA.

  • 2 a 3 etapas. Se o processo de pagamento do seu site exceder 3 etapas, você vai perder alguns usuários. Que ele seja completo, mas procure eliminar o excesso de etapas ou formulários no processo.
  • Foque em mensagens de erro precisas. Umas das características mais frustrantes do processo de pagamento é a mensagem de erro. Talvez você tenha se esquecido de adicionar o CEP, o número de telefone, ou o seu CV. Quando você estiver projetando o processo de pagamento do seu site, tenha a absoluta certeza de que o usuário saberá exatamente onde e como corrigir os erros.
  • Barra de progresso. A barra de progresso mantém os usuários informados sobre qual parte do processo eles estão e os mantêm motivados a completar esse processo.

Conclusão

O e-commerce ainda está expandindo, crescendo, amadurecendo e melhorando. Assim como outros esforços e métodos dos negócios online, ainda há muita coisa a ser feita.

Direcionar a nossa perspectiva sobre o que corrigir e como corrigir irá permitir um enorme impacto nas taxas de conversão, e por fim, nos lucros.

Quais são seus maiores desafios na otimização de sites e-commerce?