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Seria 2018 um ano perdido? Claro que não! Ainda há muito a ser feito

por Fábio Malheiro Barreto Sexta-feira, 08 de junho de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Recuperação lenta da economia, paralisação do país por conta da greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo, incertezas diante da corrida eleitoral de outubro… Não é à toa que tenho ouvido muitas pessoas dizerem: “2018 já era”. Não! 2018 ainda está aí! Temos mais de seis meses pela frente e muita coisa ainda pode ser feita em prol da sua empresa, das suas vendas e para atrair mais clientes.

Por mais clichê que pareça, o ponto número 1 é: precisamos olhar para a solução e não para o problema. Não é de hoje que o Brasil passa por turbulências no campo político e econômico, mas nem por isso podemos desanimar ou achar que nada tem mais jeito. E nem apelar para aquele velho discurso: “Melhor deixar mais para a frente…”.

Certamente, nestes últimos tempos, inúmeros questionamentos já têm passado por sua cabeça, como: “Será que meu negócio tem realmente futuro?”, “Por que não consigo alcançar as metas traçadas anos atrás?”, “Onde estou errando?” e “Quais estratégias posso adotar para ganhar maior rentabilidade?”. Faz parte da mente de um empreendedor. Essas reflexões são, inclusive, importantes para você analisar “onde está e onde quer chegar”, erros, acertos, metas etc. Jamais deixe o medo ou a dúvida atrapalhar seus planos.

Claro que neste artigo não posso dar as respostas para os questionamentos acima, pois cada caso é um caso. Mas não tenho dúvidas de que para tudo há uma boa saída — basta tomar as atitudes certas. Olhando somente em efemérides, pense que ainda temos pela frente o Dia dos Namorados, Copa do Mundo, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Além disso, muitos economistas apontam queda (ainda que pouco expressiva) na taxa de desemprego ao longo do ano e PIB na casa dos 2% (contra 1% registrado em 2017). Bons sinais, não?!?

Agora, falando especificamente sobre você e sua empresa: quais estratégias você tem utilizado para alavancar as vendas? Estas estratégias têm sido eficientes? Como você está utilizando as redes sociais em prol da sua marca e das vendas? Discurso e prática estão alinhados? Reflita.

Pense que hoje em dia, com a popularização da internet, há um “mundo” enorme a ser explorado através de planejamento criativo e estratégias arrojadas. Hoje, uma empresa que não olha para sua trajetória digital, está — desculpe a sinceridade — condenada ao fracasso. A forma como as pessoas se comunicam e consumem mudou de forma radical nesta última década. Empresas como Uber, Airbnb e Netflix estão aí para comprovar.

É preciso entender isso claramente, utilizando as inúmeras ferramentas e profissionais do mercado, para se atualizar e fazer sua mensagem, seus produtos e seus serviços chegarem até o público/consumidor. Encante as pessoas. Leve à elas produtos e soluções que realmente façam a diferença em suas vidas. Não seja apenas mais um.

Por isso, a hora é agora! Ainda há muito a ser feito neste ano. Não espere 2019 chegar para colocar em prática aquilo que precisa ser feito e que fará sua empresa crescer ainda mais.

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