Acesso rápido

2018 pode ser o ano do e-commerce no Brasil, basta trabalharmos para isso

por Vinicius Andrade Quinta-feira, 28 de dezembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

O ano de 2017 termina e com ele novas planilhas, encomendas e metas. Os profissionais do e-commerce precisam se organizar para iniciar 2018. Esse momento de revisão do ano que passou e de estabelecer novas metas para os próximos 365 dias é essencial.

O crescimento que veio neste ano deve se manter no próximo e nos seguintes. Comemoremos, mas com trabalho. Com todos os dados animadores, como o do 36º Webshopper, realizado pela Ebit, empresa de informações sobre o comércio online no Brasil, que nos mostrou que o e-commerce cresceu 7,5% no primeiro semestre deste de 2017, as vendas online ainda representam pouco mais de 5% do varejo nacional.

Coloco como item essencial para o planejamento anual a pesquisa. A economia está em leve reaquecimento e eu acredito que esse é o melhor momento para entrar em negócios online. É perceptível que as pessoas estão voltando ao fluxo normal de compras e com isso a primeira opção começa a ser pela internet, dada a facilidade de encontrar produtos e pesquisar preços.

No entanto, é importante ressaltar que o processo deve ser feito com muita pesquisa e planejamento, uma vez que a ampliação para um modelo online pode ser muito custosa se não executada da maneira certa ou com os parceiros corretos.

Um erro que temos que evitar na hora do planejamento, é iniciar uma operação online sem entender como vai atingir o público alvo de seus produtos. Com tantas oportunidades nas redes sociais e em outras mídias, é necessário ter foco para que você não gaste dinheiro com publicidade que nem sequer chegará ao target desejado.

Costumo dizer que, melhor que quantidade, é ter qualidade na venda e atendimento. É por isso que e-commerces nichados conseguem obter sucesso mais rápido. Acredito que os empreendedores devam se preocupar mais com as formas de divulgação e se atentar se estão oferecendo o produto correto à pessoa certa.

No âmbito das tendências para aqueles que querem apostar em novas ofertas, vejo que as pessoas estão começando a buscar por produtos diferenciados e exclusivos. Esse processo começou basicamente com o segmento do vestuário – a Vesteer é pioneira nisso – mas se estende para diversas categorias. Vejo com muito bons olhos a demanda por produtos de acessórios personalizados, como artigos de joalheria, relógios, bonés, entre outros.

Por fim, gostaria de explicar que nossa função enquanto “varejistas digitais” é oferecer a melhor experiência ao cliente. Isso é óbvio, mas em 2018 vamos tentar nos focar nisso, assim os números que já são ascendentes podem crescer cada vez mais, e mais rápido. Fazer com que o consumidor perceba que comprar online também é praticidade, mas não uma atividade extraordinária. Tomemos essa retomada da economia como nosso momento.

Comprar online pode ser embutido na rotina de todos e é nossa missão disseminar isso. Sucesso a todos os profissionais do varejo online e um feliz 2018!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. Vinicius, quais soluções ou ações você vê como necessárias para ampliar o mercado de vendas online ?

    Empresas que poderiam vender pela internet têm dificuldades de encontrar plataformas que atendam o seu tipo de negócio. As industrias são um bom exemplo disso.
    A maioria das plataformas no mercado foram desenvolvidas para vendas b2c e não tratam de forma completa o b2b, se limitam ao atacado. Vender no b2b requer cálculo de impostos variáveis e muitas vezes específicos como IPI e icms-st.

    Como atender essa demanda sem que seja necessário desenvolvimentos complexos, com alto custo de investimento e restrito a grandes empresas?

    Responder

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.