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20 métricas para medir o sucesso do seu app

por Gustavo Esteves Quarta-feira, 19 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Quais métricas podem lhe auxiliar a medir o sucesso ou fracasso do seu app? Listamos neste post 20 delas para mensurar o desempenho de um aplicativo.

Downloads

Tudo precisa de uma base sólida para ser construída, incluindo a medição do progresso do seu aplicativo. Neste caso, essa base é o número de downloads. No entanto, essa KPI não é uma medida definitiva de sucesso. Você pode ter milhões de downloads graças a uma incrível campanha de marketing, mas esses usuários podem odiar o aplicativo e desinstalá-lo imediatamente. Ainda assim, o número de download é uma métrica importante e deve ser rastreado.

Instalações

Não fique confuso, downloads e instalações não são o mesmo. A busca de discrepâncias entre os dois pode te ajudar a descobrir erros no processo de instalação, em diferentes dispositivos ou sistemas operacionais.

Desinstalações

O rastreamento de desinstalações também é uma importante KPI para medir em aplicativos. O ideal é tentar correlacionar a desinstalação com um patch, atualização ou recurso recente que foi disponibilizado.

Conversões

Dependendo do tipo de aplicativo, as conversões podem ocorrer desde os usuários que criam uma conta dentro do aplicativo até a realização da compra. É uma métrica importante pois significa que esse grupo está disposto a desistir de algumas de suas informações confidenciais e mais ricas (por exemplo, um endereço de e-mail ou data de nascimento) e mais inclinado a se tornar um usuário de longo prazo.

Taxa de Churn

Churn é uma KPI essencial. Ela mede basicamente o percentual de pessoas que cancelaram o serviço. Isso significa acompanhar os usuários ativos que decidem cancelar a inscrição ou desinstalar o aplicativo. Quanto menor a taxa de churn, melhor. Um índice mais alto, por outro lado, pode indicar problemas no UX ou UI, ou poderia ser a resposta dos usuários a patches ou atualizações infrequentes.

Taxa de crescimento do usuário

Este pode parecer óbvio no início, mas há algumas dicas importantes para se lembrar. Inevitavelmente, é importante cultivar uma taxa de crescimento constante. Mas é preciso conhecer por quais razões seu aplicativo está crescendo. Foi um recurso recentemente implementado que gerou esse aumento? Ou uma campanha de marketing ajustada? Tenha sempre em mente os motivos da taxa de crescimento do aplicativo.

Crash

Estamos em 2017, e faz algum tempo que os usuários pararam de tolerar falhas. Se seu aplicativo caiu uma vez, provavelmente terá mais uma chance antes de ser abandonado e desinstalado. Certifique-se de acompanhar a frequência com que o seu aplicativo falha, quantas vezes por dia ele trava, quantos usuários são afetados.

Gestos sem resposta

Se seus usuários realizarem certos gestos dentro do aplicativo, como swiping ou duplo toque, e seu aplicativo não responder a essas ações, isso pode ser um problema importante.

Os gestos que não respondem geralmente ocorrem devido ao design ou por conta da UI e podem prejudicar a imagem do seu aplicativo e da sua empresa. As ferramentas de análise qualitativa, como heatmaps de toque, permitem que você rastreie essa KPI e remova todos os problemas antes de escalar.

Tempo de carregamento da aplicação

Há uma razão pela qual os telefones emblemáticos sempre vêm com processadores mais rápidos e mais memória RAM: os usuários mobile adoram velocidade. Eles querem que sua experiência mobile seja rápida e suave, e se seu aplicativo não puder fornecer isso, será substituído.

Por essa razão, é essencial rastrear o tempo de carregamento do seu aplicativo. Isso inclui quanto tempo o aplicativo leva para carregar a partir do momento em que os usuários toquem no ícone até o instante em que está pronto para ser usado, ou quanto tempo o aplicativo demora para a transição de uma página a outra.

Taxa de Retenção

Os seus usuários estão voltando ao aplicativo ou o app é removido após o uso? No primeiro caso, isso significa que o aplicativo oferece algo de valor e pode mantê-los.

Se tivéssemos de escolher entre todas as KPIs mencionadas aqui, a taxa de retenção é uma das mais importantes. Certifique-se de rastrear suas taxas de retenção, especialmente após o patch ou a implementação de novos recursos.

Comprimento da sessão e intervalos

O número de sessões, o seu comprimento e os intervalos são métricas importantes para os profissionais de apps. No entanto, nem todos os aplicativos devem se buscar os mesmos resultados. Para aplicativos como o Evernote, ter longas sessões não é necessário, mas frequência maior, sim.

Para hospedagem e reserva de aplicativos, uma maior freqüência pode não ser algo para se esforçar, mas ter sessões mais longas provavelmente é. Identifique as suas sessões ideais, então comece a medir.

Usuários ativos diários / usuários ativos mensais

Outra métrica importante que não é um tamanho único. Ela rastreia o número de usuários ativos diários ou mensais do aplicativo. Para mensagens ou aplicativos de redes sociais, como o Facebook ou Snapchat, é importante manter um número elevado de usuários ativos diariamente. Os aplicativos que vendem bilhetes de avião se concentrarão mais nos usuários ativos mensais.

Dispositivos

Este é fácil de rastrear e pode fornecer informações importantes sobre seus usuários. Dados como tipo de dispositivo (smartphone ou tablet) ou sistema operacional (Android ou iOS) podem ajudar sua loja a ajustar o desempenho da aplicação.

Por exemplo, aprender sobre o tamanho de tela mais comum pode ajudá-lo a melhorar a UI do seu app.

Permissões

Analisar o nível de permissões aprovadas pelos usuários pode lhe dizer muito sobre engajamento e a experiência geral do usuário. Os usuários que permitem ativar recursos como notificações push ou a câmera geralmente estão mais envolvidos com o aplicativo e são mais facilmente retidos.

Telas médias por visita

Quantas telas os usuários geralmente abrem quando usam seu aplicativo? Uma? Cinco? Uma dúzia? Essa é uma KPI importante por vários motivos diferentes. Por exemplo, envolvimento do usuário ou tendências de navegação. Se suas páginas são monetizadas, isso pode ajudar a empresa a rastrear ganhos. Especialmente se monetizar as páginas, você vai querer o maior número possível de telas médias por visita.

Telas com duração mais longa / mais curta

Esta KPI pode ajudá-lo a entender quais recursos do aplicativo são simplesmente muito usados, e quais são completamente inúteis ou esquecidos. Além disso, pode ajudar a descobrir erros e mais erros no aplicativo.

Por exemplo, se os usuários começarem a deixar uma página muito mais rápida do que costumam fazer, isso pode ser um sinal de um recurso quebrado. Use ferramentas de gravação de sessão tais como o Hotjar para investigar e corrigir o problema.

Ações de redes sociais

Ah, o famoso e temido boca-a-boca. Pode transformar seu aplicativo em uma estrela mundial, ou matá-lo literalmente durante a noite. Todo bom profissional de aplicação manterá os dois olhos abertos nas ações de redes sociais. Não apenas na quantidade, mas também no seu conteúdo.

As pessoas usam recursos de compartilhamento social no aplicativo? Como? Eles estão vendo o aplicativo em uma luz positiva, ou eles estão sacaneando ele? Talvez eles falam com seus amigos sobre um recurso quebrado? Ou idolatram um? Esta informação pode ajudá-lo a adaptar estratégias de desenvolvimento futuras.

Deslocamentos de funil de conversão

Os funis de conversão são a cadeia de eventos que conduzem a uma ação específica de sua escolha. Essa ação pode ser qualquer coisa, desde criar uma conta até fazer uma compra. Esta cadeia de eventos pode e deve ser rastreada. Se os usuários começarem a sair no meio de um funil de conversão, você DEVE saber o porquê. O uso de ferramentas de análise qualitativa, como gravações de sessão de usuário, é bastante útil para analisar essa métrica.

Receita e valor vitalício

Se o seu aplicativo tiver algum tipo de monetização, ele deve ser rastreado. Há várias maneiras pelas quais os usuários podem gerar receita, incluindo compras no aplicativo ou impressões de anúncios, ou cliques de anúncios.

Além disso, certifique-se de acompanhar o valor de vida dos seus usuários (LTV), a quantidade total de receita que geraram desde o primeiro uso do aplicativo.

Números de itens no carrinho de compras

Há uma diferença significativa entre colocar itens em carros de compras e, na verdade, comprar coisas. O abandono do carrinho de compras no aplicativo está em um nível máximo de análise, e também é uma KPI importante a ser medida.

É um bom indicador de intenção, mas também um sinal de que algo não está certo.

Esperamos que esse post possa te ajudar a analisar melhor o seu app e se você for um iniciante, esperamos fortemente que siga essas métricas para iniciar nesse novo mundo de métricas para aplicativos!

Artigo republicado com autorização da autora. Texto original disponível neste link.

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