1ª dica para melhorar o e-commerce: comparador de preços

por Fernanda Quintero Sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O mercado de e-commerce tem crescido constantemente, a expectativa de faturamento de 2015 é 20% maior que em 2014, segundo o E-bit. É preciso que sua loja virtual acompanhe esse ritmo de crescimento e para te auxiliar, criamos uma série de artigos com dicas para você melhorar diferentes pontos do seu comércio eletrônico. Nossa primeira dica é investir em comparadores de preço.

Mas, o que é? Como funciona?

Comparadores de preço são responsáveis por apresentar, em uma mesma página, diversas lojas que comercializam um produto específico que foi buscado, indicando o preço e em alguns sites até o valor do frete. Isso auxilia o comprador na decisão de qual empresa oferece um melhor custo benefício.

Esse é um facilitador para o consumidor, ao invés de ficar loja por loja procurando e conferindo os melhores preços, vai além das lojas que ele conhece e ainda vê novas oportunidades.

Entendi, mas quais os benefícios?

Esses sites funcionam como divulgadores, agregam uma quantidade grande de visitantes que estão dispostos a comprar e que buscam por uma boa oferta. Você pode conquistar visibilidade por outros meios. Os comparadores de preço funcionam como uma forma de referência para os consumidores, é mais fácil confiar em um comparador do que em lojas sem referência.

Como o comparador influencia o crescimento da minha loja?

Quando o consumidor busca um comparador de preços, ele já está decidido e sabe o que quer. Essa, provavelmente é a última fase da compra e última decisão que ele precisa tomar, o preço é o maior responsável pela escolha, mas não só isso, a credibilidade do e-commerce também conta na hora da decisão, por isso é importante investir na imagem junto ao cliente, garantir qualidade em todo o processo desde a pré-venda até o pós-venda. O comparador funciona como um outro tipo de mídia, além das divulgações convencionais, por isso é preciso consolidar o consumidor para que ele se fidelize a sua loja.

Como usar o comparador de preço ao meu favor e me destacar?

Concorrentes: além de poder monitorar os concorrentes, você deve estar sempre atento aos preços, é preciso responder rápido à mudança. Acompanhar as campanhas e número de vendas.

Imagem: os clientes são atraídos para a sua loja a partir do comparador, mas mesmo com o preço baixo se sua loja não transmitir segurança, isso não resultará em vendas. Fornecer segurança de dados é extremamente importante.

Informações: a descrição, tags, títulos são muito importantes, procure ser específico, assim a chance de alguém achar sua loja nas comparações é muito maior. Não coloque apenas a indicação do produto, coloque o modelo, exagere nas descrições e detalhes, fabricante, cores, tudo o que for importante para o consumidor saber antes de realizar a compra.

Atualização: se um potencial cliente clicar na sua loja e não tiver o mesmo preço ou o produto não existir mais, provavelmente ele não vai acessar seu site novamente.

Diferenciação: ofereça o que seus concorrentes não têm, como frete grátis, cupons de desconto e promoções diferenciadas do que apenas o menor preço. Seja diferente, isso vai te destacar.

A quantidade de potenciais compradores é muito grande e o número de lojas virtuais também, por isso é preciso se destacar. É importante ter uma boa estratégia para valer a pena o investimento em comparadores e assim ter o retorno.

O comparador é indicado tanto para o pequeno lojista, para assim se destacar com o menor preço diante dos grandes concorrentes, quanto para o grande lojista que precisa marcar presença diante da sua concorrência.

No geral, é importante estar presente para se destacar dos demais concorrentes e fidelizar seus clientes. Em relação a valores, o investimento é em média de 300 reais ou com valores por clique, depende do comparador que você escolher.  No próximo artigo vamos falar sobre marketing digital.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.