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18 dicas para ter comentários e opiniões sobre produtos sua loja online (parte 1)

Um dos princípios fundamentais do comércio social é que ele só funciona bem para sua empresa se funciona para os consumidores. Comentários, resenhas e opiniões de produtos são capazes de aumentar as vendas de sua loja online se elas forem uteis para os consumidores, transmitindo confiança e principalmente mais informação para ajuda-lo na tomada de decisão de compra.

Diversas pesquisas publicadas revelam que ‘comentários convertem’, você já deve saber disso, mas como fazer os comentários venderem mais em sua loja online?

Para iniciar o trabalho, segue abaixo a parte 1 desse artigo com 9 dicas das 18 para ajudar em sua busca de soluções para conseguir mais comentários para sua loja e principalmente aproveitar o máximo dessa ferramenta.

1. Adicione comentários a sua loja

Para muitos isso é obvio, mas para aquele que está perdido ou ainda não tem área de comentários em sua plataforma vale a dica. Deixe os consumidores escreverem comentários sobre produtos em sua loja. Com o conteúdo exclusivo e palavras chave dos próprios consumidores, esses comentários serão apresentadas nos SERPs do Google com maior relevância. Use o máximo do SEO e principalmente Rich Snippets para que o Googlebot analise corretamente a estrutura dos dados de marcação.

O planejamento e gestão dessa plataforma de comentários são muito importantes, crie regras e uma política com termos de uso. Apresente os comentários de forma intuitiva e inteligente, lembre que esses comentários tem que ajudar seus consumidores na tomada de decisão de compra. Crie um formulário que permita ele escrever os prós e contras, faça perguntas, explique que é para ele escrever sobre o produto e não sobre a loja ou a entrega.

2. Pergunte

Um restaurante que busca surpreender clientes está sempre preocupado em saber se você gostou ou não do prato que lhe foi servido. Essa é uma prática comum presente no dia a dia, mas quantas vezes você foi abordado por fabricantes ou varejistas perguntando sobre suas experiências de consumo dos produtos que você comprou?

Pergunte ao seu cliente, ele vai gostar de saber que a opinião dele é importante e principalmente que estará formando opinião para outros consumidores que vão comprar o mesmo produto em sua loja.

3. Envie um e-mail

90% dos comentários recebidos em produtos em uma loja online são frutos de um e-mail enviado ao cliente 15 dias após a compra solicitando que ele conte o que achou do produto (fonte PowerReviews). Consumidores estão acostumados a escrever passivamente sobre produtos apenas quando não estão satisfeitos, com essa prática você terá um equilíbrio entre os comentários positivo e negativos em seu site. Tenha certeza esse equilíbrio converte.

Se o cliente não responder seu e-mail, após 30 dias pergunte novamente, demonstre que percebeu que ele não enviou uma opinião sobre o produto e está preocupado em saber se ele está satisfeito ou não. Você se surpreenderá com os resultados!

4. Facilite

Muitos consumidores gostariam de fazer um comentário em sua loja, mas ao clicar em COMENTAR são direcionados para aqueles formulários de cadastro nada intuitivos, solicitando muitos dados, inclusive perguntando sobre o que ele quer receber no newsletter, etc. Ele desiste, pois não quer deixar seu endereço e telefone só para fazer um comentário. Se ele já comprou em sua loja e preencheu os dados, use cookies para quando ele voltar os dados já estejam lá.

Facilite e crie meios de verificar se o consumidor que está comentando é realmente o consumidor que comprou em sua loja, isso é importante para que o consumidor confie nos comentários de sua loja. Mas não dificulte, crie novas experiências.

5. Faça o comentário valer a pena

Imagine que você recebeu um e-mail de pós venda, ao clicar no link é direcionado para uma página e começa a escrever um comentário sobre a câmera fotográfica que comprou, na mesma página tem diversas recomendações de acessórios, com um conteúdo explicando os benefícios desses para sua câmera, ou até dicas de produtos que você poderá gostar para comprar no futuro.

A Amazon.com faz muito bem isso. Focando o consumidor, através dos comentários você pode extrair muitas informações, basta usa-las com inteligência e uma boa estratégia.

6. Crie infográficos

Através dos dados adquiridos através dos comentários você pode criar diversos infográficos e poderá envia-los em um newsletter, ou publicar no blog, etc. Consumidores gostam de analises baseados em opiniões outros consumidores, mostre que sua loja se preocupa com essas opiniões e apresente-os através de infográficos.

7. Mostre a classificação geral

Ao apresentar um produto mostre a classificação geral dos comentários (estrelas). O ideal é que além de apresentar a classificação das estrelas e porcentagem de pessoas que aprovam o mesmo, apresente também as características individuais, desempenho, aparência, etc, a fim de que isso o ajude na tomada de decisão. Essas informações devem ser solicitadas quando ele estiver escrevendo seu comentário e não precisam ser obrigatórias.

8. Grupos focais

Essa técnica de pesquisa bastante utilizada no marketing pode virar um ótimo conteúdo para sua loja. Reunindo os comentários, analisando-os, você poderá criar ótimos conteúdos voltados para o consumidor acrescentando suas sugestões, conclusões e principalmente suas recomendações, que podem ser dicas de novos produtos, melhor forma de usar, produtos complementares, entre outros.

As descobertas através dessas analises podem gerar muitas ideias. De asas a imaginação!

9. Deixe sue consumidor espalhar

Estamos na era do curtir, espalhar, compartilhar, +1, etc. Seu consumidor pode gostar muito de um comentário de outro consumidor e quer compartilhar através das redes sociais, facilite para que isso aconteça. Muitas vezes ele mesmo quer escrever um comentário em sua loja sobre o produto que comprou para compartilhar com os amigos e família nas redes sociais. Aproveite ao máximo esse momento.

Continuamos ainda essa semana com a parte 2 desse artigo e qualquer dúvida nos escreva.

Até lá…