Logo E-Commerce Brasil

15 lições de vida para aprender com Jack Ma, fundador do Aliexpress

Há uns dias atrás disse que ia escrever sobre Jack Ma, o empresário chinês dono do Alibaba Group (Aliexpress e Taobao).
E aqui estou, escrevendo sobre um homem que admiro muito, principalmente pela maneira simples como pensa sobre as coisas.
Jack nasceu na cidade de Hangzhou, uma cidade com cerca de 9 milhões de habitantes na China, em uma família humilde.

Seus pais eram músicos Suzhou Pingtan, um estilo/técnica musical tradicional na China, que conta histórias através de canções. Os vizinhos e familiares diziam que Jack era um garoto rebelde, mas ao meu ponto de vista ele era apenas curioso, à frente de seu tempo.

Com pouco mais de 10 anos ele se interessou por inglês e decidiu que iria aprender aquele idioma. Mas como, se não havia dinheiro para pagar aulas? Este talvez seja o primeiro ensinamento de Jack Ma, perseverança.

Se você realmente quer algo, há uma forma de conseguir, mesmo que para isso você tenha que se esforçar acima do normal.

E foi isso que ele fez, determinado a aprender inglês Jack foi até a recepção de hotéis em sua cidade para procurar por estrangeiros que estavam de passagem, e então se oferecia como guia turístico (de graça) para poder praticar o inglês.

Ele afirma que isto foi decisivo em sua jornada, pois, permitiu que despertasse curiosidade sobre outras culturas, países e economias.

O tempo passou e Jack Ma tentou de tudo, trabalhou como professor de inglês, tradutor, investiu em ações e vendeu remédios, nada deu certo, mas o fortaleceram e deram experiências que posteriormente seriam úteis em seus negócios.

Foi em 1995 (aos 31 anos) que Jack Ma conheceu a internet, em uma viagem pelos Estados Unidos. Naquele momento ele tinha certeza que ali poderia estar uma grande oportunidade de negócio, já que tudo o que ele buscava na internet sobre a China apresentavam pouquíssimos resultados.

Apresentar a China para o mundo seria o então o grande negócio de Jack.

Mas não foi bem assim!

De volta a terra natal, ele criou o China Pages, provavelmente um dos primeiros negócios do setor do país naquele tempo. Saiu de porta em porta tentando vender sua ideia, mas não deu certo e a empresa fracassou. Ele percebeu que o problema não era a internet, mas sim seu modelo de negócio. Exibir empresas e negócios chineses para o mundo não interessava a ninguém, nem aos chineses nem aos estrangeiros, que na época não tinham interesse em negociar com empresas de lá.

Então ele pensou que seria melhor exibir produtos, serviços e negócios chineses para os próprios chineses, e em 1999 funda o site Alibaba, uma espécie de Mercado Livre chinês.

Sucesso!

Hoje, 17 anos depois, Jack Ma controla 80% do e-commerce na China e é um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em US$ 23 bilhões de dólares.

Quando abriu o capital da sua empresa na Bolsa de Valores NASDAQ, reduto das empresas de tecnologia, superou a marca de gigantes como Twitter e Facebook, tornando-se o maior IPO da história mundial, com mais de US$ 25 bilhões de dólares captados. E o que nós podemos aprender com este homem de 1,50m de altura que está sendo considerado como um dos mais inovadores do mundo?

Muitas coisas…
Como sou um admirador de Ma, montei essa lista, com lições que podemos aprender olhando para sua trajetória, que diga-se de passagem, é marcada por muitos fracassos, e talvez por isso seja tão especial!

Confira abaixo, 15 lições de vida para aprender com Jack Ma, fundador do Alibaba Group:

1. Se você quer, vá atrás
Não é um clichê. A prova disso é Jack e suas idas a hotéis para falar com estrangeiros. Não tinha outra opção para ele aprender inglês a não ser essa, o que ele fez foi agarrá-la.
Levou mais tempo que o normal? Sim, mas foi justamente isso que permitiu a Jack crescer como profissional, falar inglês e conhecer culturas.

2. Valorize suas amizades e mantenha contato com elas
Ter amigos é uma dádiva! Jack conheceu uma família australiana em uma de suas “aulas de inglês” e ficou amigo do filho deles. Manteve contato por muitos anos, até que com 19 ele juntou dinheiro e foi lhes fazer uma visita na Austrália, passando mais de 1 mês hospedado na casa deles (como convidado ?).

3. Por quê desistir?
Jack sempre soube que era muito mais comum ouvir não do que sim, então por quê se frustar e desistir quando se recebe um não? Muitos estão por vir, relaxe, uma hora o sim aparece. E ele sabe bem disso, Jack foi rejeitado em praticamente tudo que tentou.

Foi rejeitado em entrevistas de emprego, em universidades, rejeitado para trabalhar em empresas no exterior…Até mesmo quando ele já estava estruturado e indo bem como empresário, foi negado para entrar em Harvard. Hoje em dia Jack Ma dá risada disso, e também dá palestras em Harvard rsrs.

4. Clientes são o mais importante
Desde pequeno Jack sabia disso! Os clientes são os principais responsáveis por uma empresa de sucesso, e ele sempre buscou a excelência no trato com eles. Quando era apenas um guia turístico, Ma fazia de tudo para atendê-los com as melhores das expectativas.
Fica evidente a preocupação de Jack com seus clientes quando — ao bater o recorde na bolsa de valores e todos esperavam ansiosos para que Jack tocasse o sino que representa a vitória e…Ele não tocou!

Perguntaram porque ele não havia tocado o sino, visto que este gesto é feito no mundo todo como uma forma de celebrar um IPO bem sucedido.

A resposta não poderia ser mais digna: “Em primeiro lugar vem meus clientes, não meus acionistas.”
Ou seja, ele não estava ali arrecadando bilhões de dólares para deixar seus acionistas felizes, mas sim para poder melhorar seu produto e atender seus clientes com ainda mais qualidade.

5. Sua atitude determina sua altitude
Para chegar alto é preciso ter atitude, saber o que quer e como quer são imprescindíveis para você atingir seus objetivos. Mesmo que você seja taxado de louco, o importante é ter bem claro em sua mente o que você quer, para que possa executar as coisas sempre com maestria em busca do objetivo maior.

“Suas atitudes são mais importantes que suas capacidades. Similarmente, suas decisões são mais importantes que suas capacidades”.

Ou seja, não importa se você sabe fazer ou não, o que importa é como você faz! E você tem que fazer com atitude, tem que saber tomar decisão.

6. Eu não sei programar, mas…
Uma das coisas que mais me impressiona é o fato de Jack Ma não saber programar, ou seja, ele não era capaz de criar uma loja virtual como fez em 1999.

“Eu não sou bom com tecnologia. Eu olho para a tecnologia com os olhos dos meus clientes, olhos de gente comum.”

Mas a visão do negócio era tão clara na cabeça de Ma que ele contratou programadores na época e colocou o site no ar. Ou seja, você não precisa necessariamente saber de algo para fazê-lo, precisa apenas ter uma boa ideia do que quer e de como operar aquilo, ai é só ir atrás de alguém que te entenda e voilà, vocês serão capazes de criar.

7. Se você é pequeno…
…foque e use o cérebro em vez da força física, do contrário, você estará sempre em desvantagem. Com 1,50m de altura, Ma sabia que o melhor que podia fazer era estudar, aprender e empreender.

8. Grátis é a palavra mais cara do mundo
Dar algo grátis para alguém não compensa, a não ser que você tenha obtido algo grátis daquela pessoa também, ou que seja uma forma de gratidão/filantropia.

Do contrário, você estará perdendo dinheiro se não cobrar por seus serviços.

Uma das sacadas de Jack Ma para fazer seu negócio decolar foi mostrar aos seus clientes que aquilo que ele havia criado não era apenas um portal para vender coisas, mas sim um serviço único e diferenciado (na época) para que você pudesse vender mais do que o normal, através da internet.

E foi assim que milhares de pessoas escolheram o Alibaba para anunciar seus produtos, em troca de um site com infraestrutura ideal, penetração em mercados globais e seguro, capaz de receber e efetuar grandes transações econômicas.

Parece bobagem, mas é muito difícil trazes esta percepção para o cliente. Normalmente as pessoas não querem pagar por nada para usá-las, pois, não percebem o valor/benefício que aquilo traz para elas.

9. Tentar, tentar e depois tentar de novo
Um dos motivos para Jack Ma ter sido rejeitado tantas vezes é pelo simples fato de ter tentado tantas vezes.

Quem não se aplica a uma vaga não é rejeitado por ela.

Portanto, rejeições nem sempre significam algo ruim, pode ser apenas mais um degrau que você subiu na escada do sucesso!

10. Espero sempre pelo inesperado
O filme favorito de Jack Ma é “Forrest Gump”, pois, não se pode esperar por nada nessa vida, as coisas acontecem de maneira inesperada, sem planejar, assim como no filme.

Segundo Ma, o filme mostra que “nunca saberemos exatamente o que esperar da vida”, e que sendo assim, precisamos viver sem esperar nada (ou esperar pelo inesperado).

11. Você não precisa de alguém para ficar rico
Uma das coisas que Ma sempre reforça em suas palestras é que você não precisa nascer rico, ter um parente rico ou alguém rico por perto para se tornar um deles. Muitas pessoas pensam que sim, mas não…Segundo Ma, a única coisa que você precisa para ficar rico é ter clientes, o resto é com você.

12. Aproveite sua juventude
Ma reforça que investir na juventude é a melhor forma de atingir o sucesso depois de adulto.

Ele diz: “Se você não estiver tico antes dos 35, então perdeu a oportunidade de sua juventude”. Arrisque o máximo que puder quando se é jovem, porque quando mais velho você terá muita coisa em jogo para perder caso precise apostar.

13. Encontre as pessoas certas, não necessariamente as melhores
Em seus discursos Ma reforça que nem sempre os melhores são os melhores para o seu negócio. O melhor mesmo é encontrar pessoas com as mesmas paixões que você, que acreditam nas mesmas coisas, que tenham um pouco de habilidade e que saberão compartilhar dos seus sonhos. Essas sim são as pessoas indicadas para crescer junto com você.

14. Acredite na mudança
Jack nem sempre se chamou Jack. Na verdade, seu nome era Ma Yun, mas uma turista americana disse uma vez que era muito difícil pronunciar seu nome, e o sugeriu mudar para algo mais ocidental.

Ao questionar a turista sobre qual nome ele deveria adotar, ela sugeriu Jack, o mesmo nome de seu pai.

Mudar o nome é algo crítico, talvez não tanto para os chineses já que quando jovens são orientados a escolher um nome ocidental para ajudá-los com a globalização, mas ainda assim é algo desafiador de se fazer.

15. E para finalizar…
Não pense que o mundo é grande de mais, na verdade ele é pequeno e único! Só temos este planeta para viver, trabalhar e criar nossos negócios, então faça como Jack Ma, persevere, sempre!