12 dicas (práticas) para implementar antes da Black Friday

por Bruno Pivetta Terça-feira, 14 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

A data mais importante de vendas do e-commerce se aproxima e antes que você pense que este é só “mais um artigo sobre a Black Friday”, aqui vai um spoiler: separamos 12 dicas bem práticas pra você colocar em ação amanhã na sua loja! Vamos lá?

1. Pop-up de entrada ou saída

Crie disparos automáticos com cupons para cada tipo de cliente, tanto aqueles que estão visitando a loja pela primeira vez quanto os que são visitantes recorrentes. Engajar com descontos atraentes através dos pop-ups é um ótimo impulsionador de vendas.

2. Frete Grátis

Muitas empresas optam por dar a opção de frete grátis para pedidos acima de um determinado valor, como R$99 ou R$199,00, por exemplo. Oferecer essa possibilidade para seus clientes (ou reduzir o valor mínimo para qualificar-se para o frete grátis, se você já fornece essa opção) vai ajudar seu site a vender mais e também a fidelizar novos clientes, que acabavam não comprando devido ao valor do frete.

3. Ofereça recompensas

Ative em sua loja as recompensas por compra, aqueles programas na forma “gaste R$200 e ganhe R$20 de desconto na próxima compra”. Dessa forma, quando um cliente comprar um de seus produtos, ele vai se sentir estimulado a voltar e não vai pensar duas vezes ao fazer uma nova compra.

4. Aumente o período da Black Friday

Já na primeira semana ofereça descontos menos agressivos naqueles produtos que possuem uma margem menor para trabalhar, como lançamentos, ou produtos cujo estoque está quase acabando, ou produtos com markup pequeno. Vale a pena mencionar para seus clientes que esses itens não estarão disponíveis no dia da Black Friday em si, e que esse período é uma oportunidade única de compra desses produtos.

5. Compre 2 e leve 1 grátis!

Oferecer combos nesta Black Friday é a maneira mais interessante de atrair compras em conjunto de amigos, com promoções como “3 caixas da Bose por R$2.099,00”, “10 blazers por R$899,90”, e por aí vai. Criar ofertas em conjunto gera compras coletivas e garante uma margem de lucro e um ticket médio maiores.

6. Gerencie a expectativa dos seus clientes nas redes sociais

Criar campanhas semanais pré-Black Friday vinculadas em todas as suas redes sociais vai ajudar a gerar vendas para produtos exclusivos daquela semana (que não estarão na Black Friday), além de gerar expectativa para o grande final de semana de vendas da Black Friday.

7. Crie descontos para clientes recorrentes

Lembre que quem compra o ano todo com você, ou mesmo quem comprou uma única vez em sua loja, merece um desconto maior e real. Não adianta só pensar nos novos clientes, pois oferecer descontos para o cliente que já comprou é a sua chance de mostrar que ele é especial e fidelizá-lo ainda mais.

8. Aumente sua indexação no Google

Criar categorias para “Black Friday 2018” e “Black Friday” e colocar itens nessas categorias pode fazer você indexar para buscas como: “relógio bulova black friday”, “carrinho de bebê black friday”, além de N outras possibilidades. Não perca essa chance.

9. Mobile First

No dia das bruxas o Google começou a dar relevância maior para os sites em mobile ao invés de suas versões em desktop. Tenha certeza que seu site estará pronto para receber os mais de 80% de consumidores que vão acessar seu site por meio do celular, fazendo campanhas específicas e banners para dispositivos mobile. Agora é a hora de você pensar fora da caixa e ser diferente dos seus concorrentes.

10. Prepare seu e-mail marketing

Use e abuse do e-mail marketing. Mande ofertas para aniversariantes do mês, para compradores recorrentes, enfim, para toda sua base, oferecendo mais descontos exclusivos. Hoje é o dia que você pode e deve estressar a sua base, gastar ela bastante sem moderação. É apenas uma vez no ano, a maior data de vendas do mercado, então nada de economizar!

11. Crie uma landing page especial

Crie uma landing page especial para sua Black Friday, mostrando todos os cupons disponíveis, ou colocando cupons de hora em hora.

12. A Black Friday começou

Estas são apenas pequenas dicas que estamos compartilhando para que nossos clientes (e também futuros clientes!) possam vender ainda mais nessa data especial que é única em volume de vendas, batendo todas as outras. É a sua chance de fidelizar, ganhar e fortalecer o laço com o consumidor, que é a engrenagem principal do seu e-commerce.

Excelente Black Friday a todos.

Republicado com autorização do autor. Original disponível em: http://www.icozweb.com/black-friday-2018/12-dicas-para-vender-mais-na-black-friday-2018/

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