Acesso rápido

10 passos para uma campanha de mídias sociais de sucesso

por Maria Marques Chizhikova Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Um erro comum que muitas marcas e empresas cometem: achar que o marketing de mídias sociais não deve ser nada difícil de se fazer. A maioria pensa que, se jovens de 14 anos conseguem criar conteúdos virais no Twitter, ela também conseguirá.

Infelizmente, o marketing de redes sociais é muito mais complicado do que algumas dessas crianças, as estrelas do YouTube, nos levam a acreditar. Não basta apenas criar um ótimo post. Para ter sucesso é importante ser consistente e gerenciar campanhas completas de redes sociais.

Essas campanhas devem ser estrategicamente projetadas e formuladas para ajudá-lo a se conectar a novos usuários, criar relacionamentos e alvejar as vendas a longo prazo. Boas campanhas levam tempo e esforço para sair. No entanto, existem 10 passos simplificados para qualquer pessoa seguir, criar e lançar uma campanha de mídia social bem-sucedida.

1 – Comece formulando uma estratégia

Antes de começar, você deve se concentrar na criação de uma estratégia sólida para suas campanhas. Isso significa entender o que você deseja alcançar com as suas campanhas — você quer construir uma comunidade online, dirigir mais leads para o seu site ou promover o seu blog? —, e depois determinar como você pode conseguir isso.

Você deve escolher o seu objetivo para a campanha, por exemplo, decidir que deseja dirigir leads para o seu site. Em seguida, opte por quais métricas você vai monitorar. Nesse caso, uma métrica boa poderia ser a quantidade de usuários que estão entrando em contato com a empresa ou cliques em links estratégicos. Depois disso, crie sua mensagem e conteúdo em torno do objetivo.

2 – Analise seus concorrentes

Pesquisar sua concorrência é um passo crucial. Porém, muitos especialistas de marketing acabam (erroneamente) deixando de lado quando se trata de marketing de redes sociais. Análise de concorrentes pode dar informações valiosas sobre o que está funcionando para a sua concorrência — que podem ser usadas nas suas campanhas.

Você pode, por exemplo, ver como eles abordam certos tipos de tópicos e quais modelos de conteúdo criam. Eles compartilham tutoriais ou apostam em perguntas e respostas? Quais postagens obtêm mais resultados? Você também pode ver quantas vezes por dia eles postam, quais são os melhores horários de postagem e até mesmo o tom utilizado. Eles estão vendendo de forma agressiva ou são mais sutis na comunicação?

Descobrir as estratégias de mídias sociais do seu concorrente permite criar um plano ainda mais forte, ganhando vantagem. Você pode fazer isso manualmente ou, para ser mais eficaz, usar diferentes ferramentas de análise de concorrentes para compilar os dados para você.

3 – Promova uma mensagem usando diferentes formatos de conteúdo

Você já pesquisou seus concorrentes e descobriu os melhores formatos de conteúdo para o seu público. Agora, experimente com esses formatos para promover o seu conteúdo, sua mensagem ou seu produto. A variedade dos formatos vai fazer seus canais mais interessantes e aumentar o engajamento.

4 – Encontre o balanço entre conteúdo promocional e não-promocional

Esse passo ganhou ainda mais importância com o novo algoritmo do Facebook. Se você só compartilha conteúdo promocional nas mídias sociais, as pessoas vão se decepcionar e deixarão de seguir você. Se, no entanto, você apenas dispuser de conteúdo não promocional, também não receberá o resultado desejado.

Adicione sempre conteúdo externo ao seu feed. Uma ótima maneira de fazer isso é encontrar umas fontes respeitáveis da sua indústria e repostar os conteúdos deles — podem ser interessantes para o seu público. Seu consumidor vai adorar, e isso também pode ajudar a construir relacionamentos fortes com outros especialistas da sua área.

5 – Publique conteúdo original, seguindo as últimas tendências

Descubra temas de atualidade e dê o seu ângulo ao assunto. Se todos os especialistas de conteúdo estão escrevendo sobre como Facebook Zero vai prejudicar o alcance, por exemplo, você deve ser aquele que escreve sobre como ajudar as empresas a se conectarem melhor com seus clientes.

6 – Use ferramentas que permitem agendar os posts para otimizar o seu tempo

Criar posts de qualidade leva tempo e exige programação. O melhor jeito de otimizar a sua rotina de postagens é de usar as ferramentas de programação de posts para facilitar o processo. Você pode montar um calendário de redes sociais com antecedência, criando e programando posts para serem publicados em datas e horários específicos em todas as plataformas.

Isso reduz significativamente o tempo gasto realizando upload de conteúdo e publicando em cada rede social de sua empresa, dando-lhe mais tempo para criar conteúdos embasados e envolventes para os seus usuários.

7 – Use as ferramentas de Social Listening para comunicar mais com o seu público

Ferramentas de social listening são extremamente poderosas. Eles permitem descobrir o que o seu público fala sobre a sua marca, muito útil para corrigir a sua estratégia. Use as ferramentas de social listening para monitorar o impacto de suas campanhas. Perceba os questionamentos das pessoas sobre o seu produto, marca e área — isso é um ótimo jeito de preparar novas ideias de conteúdo para o seu consumidor.

8 – Crie uma hashtag única para cada campanha

Hashtags são uma ajuda poderosa para promover suas campanhas no Instagram e Twitter. Elas podem trazer mais tráfego, aumentar engajamento, e rastrear os resultados de cada projeto.

Ao criar uma hashtag de marca e de campanhas específicas, você pode facilmente acompanhar o engajamento e o conteúdo gerado pelos usuários, mesmo quando os usuários não mencionem a sua marca.

As hashtags de marca não devem substituir as hashtags comuns que o seu público está usando. Use ambas em cada publicação para maximizar o alcance e a rastreabilidade.

9 – Aposte nos lives

Livestreaming é uma grande tendência nas mídias sociais, e se você não está dentro, está perdendo uma excelente oportunidade. Aposte nos lives no Facebook ou Instagram, preparando conteúdo relacionado às suas campanhas sociais. Para aumentar o engajamento, prepare sessões de Q&A e responda às perguntas dos clientes em tempo real.

Uma vez que a transmissão acabou, você pode salvá-la e compartilhá-la como vídeo nas suas plataformas, gerando um vídeo-conteúdo que também tem ótimo desempenho.

10 – Analise o seu desempenho

Se suas campanhas chegaram ao fim, não quer dizer que o trabalho acabou. Analise consistentemente o sucesso de sua campanha à medida que ela avança e avalie-a de perto uma vez que acaba. Você pode obter informações valiosas sobre o que funcionou bem e o que não teve tanto sucesso, a fim de ajustar as suas futuras campanhas.

Isso também lhe dá a chance de identificar o conteúdo top de cada campanha e reprogramar (ou reutilizar) para otimizar os resultados e aproveitar a popularidade dele.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.