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10 mandamentos do email marketing para aumentar taxas de conversão

Por: Pedro Ivo Martins

Sócio e Chief Revenue Officer (CRO) na Dito

Sócio e Chief Revenue Officer (CRO) na Dito CRM. Professor de pós-graduação na Fundação Dom Cabral. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.

Qual é a taxa de abertura das suas mensagens de email marketing? E a taxa de cliques? Essas duas métricas são muito importantes para você entender a performance das suas campanhas. Comece a se preocupar quando a taxa de abertura estiver menor que 20% e a taxa de cliques estiver menor que 2%.

Se isso estiver acontecendo, provavelmente algo está errado com o conteúdo do email ou com a lista de destinatários. Para ajudar a melhorar esses números, preparamos uma lista com os 10 mandamentos do bom email marketing. Veja a lista de boas práticas:

10 mandamentos do email marketing

  1. Jamais enviarás mensagens indesejadas (spam), construirás o próprio mailing
  2. Respeitarás os pedidos de cancelamento (unsubscribe)
  3. Segmentarás sua base para envios mais direcionados
  4. Evitarás enviar arquivos em anexo
  5. Nunca usarás somente imagens no email
  6. Não irás exagerar na quantidade de texto
  7. Pensarás com cuidado num assunto cativante para o email
  8. Não usarás palavras como grátis, oferta e clique aqui
  9. Personalizarás a mensagem com pelo menos o nome do destinatário
  10. Monitorarás os resultados (taxas de abertura e clique)

Infelizmente, ainda existem algumas empresas adotando a tática de envio de mensagens indesejadas (spam). Não vale a pena entrar a fundo neste debate aqui, mas basta entender que o resultado é o desperdício e a antipatia que passamos a ter dessas marcas.

O email marketing “do bem” só é mandado para quem optou por recebê-lo e sempre haverá a opção de cancelar essa assinatura. Ou seja, a princípio, as pessoas compartilharam dados e estão interessadas em receber esses emails. Cabe à empresa estruturar uma régua de relacionamento, que terá a função de engajar e fidelizar a base de consumidores.

Abertura, cliques… foco em conversão

Por fim, não podemos esquecer que o sucesso deste investimento não é simplesmente ter boas taxas de abertura e cliques. A principal métrica é a de conversão, seja de tráfego no caso de portais de mídia, seja de vendas no caso de lojas online.

Para isso, é necessário monitorar a origem dessas visitas a partir do email marketing. Sem esse acompanhamento, fica difícil entender realmente qual foi o sucesso da sua campanha de email marketing. O “achismo” é algo extremamente perigoso.

Essas dicas foram úteis para sua estratégia? Então compartilhe conosco aí abaixo nos comentários. Se quiser aprofundar ainda mais neste assunto, fica a dica de um outro texto que fizemos com 4 campanhas de email fatais para aumentar o tráfego e a conversão no seu site.

Post publicado originalmente em: http://goo.gl/Cui2B7