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10 estratégias de recompra para consumidores de moda online (parte 2)

por Rodrigo Martucci Sexta-feira, 02 de junho de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

No nosso último texto nós trouxemos as 5 primeiras estratégias de recompra para o consumidor de moda e agora vamos trazer as outras 5 estratégias restantes para garantir que o consumidor volte a comprar com você. Confira: 

06. Lançamentos

Tem um produto novo no seu e-commerce? Está lançando uma nova categoria ou coleção? Produziu um novo item para uma coleção antiga? Inseriu uma cor ou estampa adicional a alguma peça já existente? Avise quem já comprou de você primeiro!

Anunciar lançamentos de forma especial para pessoas que já realizaram uma compra no seu e-commerce é uma maneira extremamente eficiente de despertar consumidores adormecidos. Um dos pontos que mais auxiliam na recompra é a diversidade de itens no e-commerce. Mostre a sua sempre que possível, com uma landing page atraente e a linguagem do seu público.

07. Cupons de desconto

Nada como receber pequenos presentes inesperados de lojas que gostamos para despertar nossa vontade de comprar novamente. Os cupons de desconto servem exatamente para isso. Gere cupons e códigos de promoções, como frete grátis, por exemplo, em ocasiões especiais para consumidores antigos do seu e-commerce de moda.

Esses cupons podem estar em popups de entrada ou saída do e-commerce, em suas estratégias de e-mail marketing ou em campanhas isoladas feitas especialmente para listas de pessoas que já fecharam compras com você. Uma boa forma de utilizar cupons de desconto é para recuperar abandonos de carrinho em sua loja.

08. Datas comemorativas

Carnaval, dia das mulheres, páscoa, dia das mães, dia das crianças, início de estação, natal, ano novo. São inúmeras as datas comemorativas em que é possível trabalhar de forma inusitada e surpreendente com o consumidor.

Para gerar a recompra em cima dessas datas em seu e-commerce, dê prioridade aos consumidores anteriores da loja. Anuncie promoções com antecedência para essas pessoas e utilize o histórico de compra para sugerir itens novos relacionados aos que já foram comprados. As compras anteriores serão sua mina de ouro para a maioria das estratégias, fique atento!

09. Datas de e-commerce

Não só de feriados nacionais o e-commerce sobrevive! Existem diversas datas especiais para o comércio que também podem ser altamente exploradas para aumentar sua taxa de recompra. O exemplo mais claro delas é a Black Friday, que só em 2016 faturou em um dia R$1,9 bilhão, 17% a mais do que em 2015.

O segredo para ter sucesso nas datas do e-commerce é planejamento! Tenha previsto antecipadamente quais são interessantes para o seu nicho de moda e se prepare pelo menos um mês antes para cada data. Você pode conferir todas as datas do e-commerce no calendário do e-commerce de 2017 clicando aqui.

10. Programas de fidelidade

Sabe aquele restaurante na esquina de seu trabalho que te entregou um cartãozinho para ser preenchido toda vez que você almoça lá? Quando o cartão estiver marcado com 10 refeições, você ganha uma. Isso é um programa de fidelidade.

No e-commerce, existem algumas ferramentas que auxiliam na criação de programas de fidelidade, ou seja, redes de recompensas a cada compra. Através de um programa de fidelidade você pontua os melhores clientes e concede a eles recompensas por comprar com você. Além disso, você cria uma série de ações de relacionamento com o cliente utilizando como meio o programa de fidelidade.

Você pode pontuar os clientes em cada compra. No dia do aniversário, você pode lhe dar mais pontos. Se indicar um amigo para comprar, ele ganha mais pontos. Mensalmente, você pode enviar um e-mail mostrando que os pontos estão vencendo e convidando a trocar por um prêmio ou um cupom de desconto. Em datas comemorativas, você pode dar mais pontos por comprar em sua loja, ou mais pontos por comprar um determinado produto.

Se os seus prêmios forem atraentes e você trabalhar bem o relacionamento com os clientes, junto com o programa de pontos você pode aumentar consideravelmente as possibilidades de trazer os clientes para uma recompra.

Entendeu como existem inúmeras formas de garantir mais uma venda no mercado da moda? Mas como fazer isso de forma prática com uma equipe pequena? Como manter o relacionamento com este consumidor que já passou por sua loja? Você não está sozinho, no próximo texto vamos te apresentar  algumas ferramentas que podem te ajudar nesta tarefa.

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