10 estratégias de conteúdo para PMEs

por Freddy Thorvaldsen Segunda-feira, 02 de outubro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

O legal das estratégias de conteúdo para as PME é que implicam uma dose mais elevada de criatividade, já que o orçamento é limitado, os recursos não sobram e além de um bom conteúdo, dependem do crescimento da empresa; assim há pouca margem de erro.

Apresento 10 estratégias de conteúdo que funcionarão para a sua empresa em crescimento e que seguramente contribuirão para o crescimento dela.

Blog  corporativo 

Sabendo da importância do seu blog, você deve incluir as suas keywords e fazer uma boa gestão, melhorar o posicionamento orgânico, atrever-se a injetar dinamismo no seu conteúdo, entrevistas com colaboradores, galerias de imagens, compilação de vídeos e etc.

Torne-o o mais divertido possível, e esqueça que a meta é informar sobre os seus produtos e serviços. A meta nesta etapa de crescimento é entreter e conectar com o público, como também desenvolver a personalidade da sua marca.

Bloggers vs. Influencers

O orçamento é limitado, e provavelmente você não poderá investir muito para pagar um influencer que faça uma review do seu produto ou que dedique um post em suas redes sociais.

Ganhe a confiança do seu público ideal chegando a bloggers que conversem sobre o seus serviços e aproveite para realizar uma campanha de link building.

Por exemplo, se vende vestidos de festa uma boa estratégia é conversar com fashion bloggers, descobrir do que falam e oferecer-lhes alguma coisa em troca: envie a eles uma peça e eles poderão contribuir com sua estratégia de link building. Talvez no futuro o blogger se converta em influencer.

Presentear

Uma excelente estratégia de conteúdo para as PME é investir tempo e esforço em campanhas que realmente possam te conectar com o seu público. Para isso, poderia oferecer o seu produto em troca de promoção, realizar alguma campanha centrada no “boca-a-boca”.

O objetivo é que, com o uso de um produto ou serviço, os mesmos consumidores passem a recomendá-lo. É uma excelente oportunidade para deixar claro ao comprador qual é a sua personalidade e posicionando positivamente. Além disso, quantos leads irão ser angariados nesta campanha? Provavelmente muitos!

Direcionar para o íntimo e viral

Uma marca em crescimento ainda tem que demonstrar quem é e como trata os seus consumidores mediante as suas estratégias de marketing de conteúdo.

Recolher a informação nas redes sociais sobre a percepção da sua marca, como a vêem e usam os seus consumidores é uma excelente forma de alimentar as peças de marketing e seu brainstorm.

Além disso, as tendências nas redes sociais do gracioso ou o importante muda de dia para dia, seria excelente investir parte do tempo que se dedica a planificação do conteúdo a este tipo de monitoramento e alimentar a chuva de ideias do mesmo.

Se é alcançado conteúdo que converse com o público alvo e que, potencialmente, possa ser “partilhável” e até viral, é um grande alcance para uma empresa emergente.

Organize eventos

Não deve exceder-se com o orçamento destes eventos. Seja mais pontual e deixe que se converta em uma experiência de intercâmbio com o seu público, mas que também lhe dê visibilidade.

Se vende bicicletas, seria genial organizar uma competição num domingo. Misture vários meios de comunicação, tanto digitais como tradicionais e vá posicionando a sua marca na sua cidade ou localidade, o que é realmente importante para dar visibilidade a sua empresa.

Medir cada ação

Siga as pistas dos consumidores e verá como está funcionando a sua campanha, faça alterações ou continue como está. Um dos pontos fortes das PME é o fato de serem capazes de adaptar-se a alterações para seguir em frente, e isto não exclui o marketing de conteúdos.

Segmentação

Nada do que foi mencionado neste artigo poderá ser aplicado se não é capaz de segmentar corretamente o seu público alvo. Pergunte pela idade, trabalho, hobbies, desafios e desejos. Assim terá um esboço sobre a quem especificamente dirige as suas comunicações.

Crie os perfis necessários e esforce-se para que sejam variados e os mais próximos da realidade. Para isso, apoie-se nos estudos de mercado e as suas análises. Use uma ferramenta de e-mail marketing profissional para enviar comunicados baseados em suas segmentações.

Tenha claros os seus objetivos

Quanto melhor souber quais são os objetivos tangíveis da sua estratégia de marketing de conteúdo, mais simples será orientar cada campanha. Por exemplo, atingir a marca de X leads e aumentar as vendas em X%. Se puder estabelecer as suas metas a curto, médio e a longo prazo é muito melhor.

Agilidade

Organizar o trabalho de uma forma ágil também é parte de alcançar bons resultados na sua estratégia de conteúdo. É o mesmo que, poder substituir uma publicação justamente porque acaba de se passar algo com a marca que merece ser mencionada e fazê-la rápida e efetivamente deve ser parte da atitude da sua equipe de trabalho. Responder às alterações, saber como enfrentar e ser transparente.

Aposte na originalidade

Um bom marketing de conteúdos é necessariamente divertido, estratégico e bem executado; mas principalmente é importante que cause impacto no público alvo porque oferece um enfoque novo sobre o mesmo. Tudo dito, o importante é como se comunica. Com este pensamento em mente, arrisque-se a criar coisas novas dando o seu toque.

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