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10 dicas para ter mais “conversão” nas datas comemorativas

por Cynthia Akao Quinta-feira, 21 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Conversão é uma das palavras mais mencionadas quando a ordem é vendas online. Para o mundo digital, conversão significa ter um resultado esperado após uma certa ação digital como, por exemplo, gerar leads, preencher formulários, nutrir seu lead, vender, etc. O tipo de conversão depende muito da estratégia que você adotar nas suas campanhas. Pensando nisso, separei algumas dicas para o caso das datas comemorativas, vejamos como seguem:

1 – Pesquise a data e seu público-alvo

É importante entender que embora você já tenha seu público alvo definido, muitas datas comemorativas são mais focadas no alvo que pode não ser o seu diretamente, por exemplo o dia das crianças, dia dos pais, natal, etc. Então aqui meu conselho é pesquise o seu alvo nessa data comemorativa, e tente persuadir esse público também. Muitas vezes um filho ou uma mãe escolhe seu presente, e estes podem no primeiro momento não estar dentre suas personas, por isso vá além das expectativas e crie campanhas para quem dá e para quem recebe o presente, não subestime o poder dos desejos.

2 – Crie conteúdos específicos

Outro tema legal é criar conteúdos engajadores, como curiosidades, você sabia, como utilizar, etc. e alimentar suas redes sociais, seu blog ou site falando sobre aspectos criativos para certos produtos ou serviços, muitas vezes estes podem ser a isca que vai chamar o seu cliente.

3 – Crie conteúdos ricos e distribua suas iscas

Da mesma maneira que o item anterior, crie conteúdos ricos como e-books, vídeos explicativos, minicursos, tutoriais, etc. e distribua na internet, com a devida divulgação. Isso é muito útil na criação de leads, prospects e vendas, afinal com uma boa ação de Inbound tudo é possível!

4 – Aproveite o e-mail marketing

Se você já tem uma base, ótimo; senão deverá aguardas as ações das iscas ou Inbound criar para vocês listas que possa utilizar nas ações de e-mail marketing. Nelas envie comunicados que mais se aproximem do seu público, nada de linguagem muito rebuscada. Entregue algum material rico ou cupom desconto, utilize a reciprocidade, assim o seu destinatário com certeza vai optar em ser seu cliente mais cedo ou mais tarde. Leve em consideração as personas, para cada conteúdo. Cuide também do Assunto do seu e-mail e se tiver algum landing, cuide que ambos se conversem. Não destoe sua campanha, assim tudo vai ficar muito bem e com certeza converter no que você deseja.

5 – Faça anúncios com ideia de Inbound a curto prazo

Minha dica é utilizar os anúncios de display, carrossel, canvas ou vídeos. Seja criativo e prático, use um bom tempero, como a emoção e colha todas as conversões possíveis. Esses anúncios se bem planejados podem falar mais que mil palavras. Aposte nas imagens, elas são mais sugestivas e persuasivas.

6 – Fique atento a concorrência

Veja o que seus concorrentes estão fazendo para essas datas, não para sair copiando, mas para ter ideias e insights, essas referências podem ser um grande salto nas suas conversões. Não esqueça de sempre dar descontos, prêmios ou afins. Fazer sorteios nas conversões também podem ser uma boa.

7 – Peça ajuda as redes sociais

Nas redes sociais também pode e deve criar conversão, seja com o engajamento, seja com recomendação e depoimentos, que são a base destas, ou ainda nas compras. Para isso o conteúdo deve ser o mais otimizado possível, bem como as respostas ao seu público e outras ações de promoções que eles tanto adoram, mas tudo isso sempre visando a data comemorativa em questão. Fazer teasers também funciona e muito bem, ou seja, você dá um suspense para aquela data comemorativa e faz a postagem nas suas redes sociais. Quem nunca foi curioso que atire o primeiro like, não é?

8 – Pesquise ou crie vídeos

Podem ser em formato de teasers, de lançamentos, de desconto, de tutorial, informativos, etc. Vídeos sempre convertem e muito bem desde o engajamento até a venda. Por isso nunca deixe de criar os seus, seja filmado ou animado. Foque no assunto, no conteúdo e roteiro, utilize ferramentas gratuitas e solte toda a sua imaginação. Uma vez elaborados, é hora de disseminar nas redes sociais, no whatsapp, no seu site, onde for.

9 – Fique de olho em seus canais de vendas

Veja em quantas andam seus canais de venda e dê uma maior força para estas que não estão convertendo melhor. Verifique seus canais de atendimento, SAC, logística, etc. e verifique onde estão as maiores falhas para que na data comemorativa não tornem a se repetir. Não esqueça tudo deve estar funcionando muito bem, teste e-mails, botões de conversão, landings, sites, redes sociais, sistemas de helpdesk, etc. Quanto mais próximo do seu cliente, maior a conversão, não esqueça!

10 – Libere um cupom desconto para a próxima

Não esqueça, no final de fazer estratégias para seu pós-venda, seja com cupom desconto para próximas compras, brindes, etc, crie também uma estratégia de retorno via e-mail, redes sociais, lembretes digitais, whatsapp, ou seja, dê sequência a todas as ações para que você não perca seus clientes de vista e seu relacionamento esfrie. Quanto mais, melhor!

É sempre muito importante manter suas conversões em alta seja em datas comemorativas ou no dia a dia, quanto mais pôr em prática nessas datas, melhor e mais fácil esses processos irão se tornar a chegar ao ponto de ser uma prática no dia a dia. Só elaborando o colocando em prática você chegará a perfeição!

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