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10 dicas para otimizar a logística do seu e-commerce

Gerir a logística de uma empresa não é uma tarefa fácil. São inúmeras etapas, com diversas variáveis e pessoas envolvidas e tudo deve estar alinhado para que não haja erros. Considerando como meta a máxima eficiência do setor, você deve se ater a alguns detalhes:

1) Verifique os estoques

O cuidado com os estoques é fundamental para o desenvolvimento da empresa. Estoque é dinheiro, pois trata-se do volume de mercadorias que sua empresa tem disponível para vender aos clientes.

Se você ficar sem estoque, nada impede que os consumidores comprem o produto em outro estabelecimento. Por isso, verificar com frequência os estoques é importante, pois permite um planejamento mais assertivo das vendas e reposições, garantindo uma vantagem para a empresa em relação à concorrência.

2) Planeje o método de entrega

Faça uma análise detalhada da operação da sua loja e defina qual modelo de entrega mais se adequa às suas necessidades. São inúmeras opções de entrega, portanto cabe a você, lojista, definir qual a melhor para o seu perfil.

Uma dica é não confiar toda a sua logística a apenas um fornecedor, pois, caso algum imprevisto aconteça, você poderá ficar na mão. Possuir uma gama diversificada de parceiros é uma opção mais coerente.

3) Calcule o frete de forma precisa

Cada transportadora possui uma tabela específica contendo seus preços, prazos e variáveis levadas em conta na hora do frete.

Interpretar e implementar todas essas informações não é uma tarefa fácil, por isso você deve tomar cuidado. Fornecer os preços e prazos de maneira equivocada aos clientes pode prejudicar a imagem da sua empresa e ainda causar redução nas vendas.

Portanto, preste muita atenção na hora de calcular os fretes da sua loja e, se possível, conte com ferramentas tecnológicas que o auxiliem e diminuam a chance de erro.

4) Invista em formas de entrega alternativas

Fugir do senso comum às vezes pode ser uma boa estratégia. Hoje em dia muitos lojistas estão trabalhando com métodos alternativos de entrega e o resultado tem sido muito positivo. Entrega no mesmo dia, utilizando motoboys, compra online com retirada na loja física e  entrega em lockers são apenas alguns exemplos.

Você deve se adaptar às necessidades de seus clientes se quiser conquistá-los. Portanto, teste novas alternativas e encante seus consumidores através de um serviço diferenciado.

5) Ofereça logística reversa

Muitos lojistas se esquecem que em alguns casos o cliente não poderá receber o produto, pois não estará em casa no momento da entrega, ou ainda terá que trocá-lo pois precisa de uma numeração diferente. Casos como esse tratam-se de logística reversa, que ainda hoje é deixada de lado por muitos gestores.

Você deve possuir uma logística reversa fortemente estruturada e planejada, assim você reduzirá custos desnecessários, conquistará o cliente e o estimulará a comprar de novo. Do contrário, se ele tiver uma experiência ruim nessa etapa, você sujará a imagem de sua empresa e terá que arcar com prejuízos com SAC, por exemplo.

6) Não se esqueça do pós-venda

O processo de compra não termina no momento em que o cliente efetua o pagamento. Esse é um equívoco que muitos lojistas cometem e que pode trazer consequências muito ruins para a imagem da empresa.

De nada adianta um site com layout bonito, se o serviço prestado não é de qualidade. Por isso, mantenha os clientes sempre bem informados e faça-os se sentir valorizados. Um bom atendimento no pós-venda pode ser o diferencial que faltava para você encantar o público.

7) Integre todas as áreas da empresa

Um problema frequente que as empresas enfrentam é a falta de comunicação. Áreas como logística, vendas, marketing e atendimento devem estar bem alinhadas para que as informações corretas sejam fornecidas aos clientes. Do contrário, haverá frustrações por parte deles e aumentarão os custos com SAC e devoluções.

Portanto, mantenha as áreas de sua empresa bem integradas e constantemente atualizadas sobre toda a operação da empresa.

8) Se adapte ao novo perfil do consumidor

O perfil dos consumidores mudou. Com a consolidação da tecnologia e das redes sociais eles estão cada vez mais ávidos por agilidade e querem que as empresas se adaptem às suas necessidades.

Mantenha sua empresa acessível aos clientes em todos os meios, seja telefone, e-mail, redes sociais, etc. Assim, eles terão a opção de entrar em contato com você da forma que mais se adeque às suas rotinas e sentirão que você se preocupa em atendê-los bem.

9) Inove e invista em tecnologia

Não pare no tempo! A tecnologia é uma aliada para otimizar os processos de sua empresa. Se você não se atualizar, a concorrência com certeza irá. Então não exite em buscar novas soluções que possam ajudá-lo a melhorar o seu serviço.

10) Acompanhe seus resultados por meio de métricas

Que forma melhor de acompanhar os resultados de sua empresa do que através de métricas específicas? Defina os indicadores que mais influenciam sua operação e observe-os com frequência. Assim, você poderá entender melhor seu negócio e tomar decisões mais assertivas, pois saberá exatamente onde há espaço para melhora.

Seguindo essas dicas, você com certeza terá resultados positivos. Lembre-se sempre da importância do planejamento estratégico e boas vendas!