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A união faz a força: a fortaleza por trás dos vendedores em redes sociais

Por: Raul Prado

Mineiro de 29 anos, fundou a Lojas Mineiras aos 16, quando ainda morava num vilarejo rural de uma pequena cidade do sul de Minas. Formado em Ciência da Computação pelo Mackenzie e Universidade de Coimbra, com MBA de Gestão Empresarial pela FGV e de Gestão de Pessoas pela Anhembi Morumbi. Vende em vários marketplaces e posta mais de 300.000 pedidos por ano. Foi premiado em 2015 pelo Mercado Livre por boas práticas de venda e em 2018 recebeu o Prêmio Internacional Histórias que Inspiram. Desde então, ajuda outros vendedores, compartilhando o conhecimento que adquiriu através da Uai Consultoria. Ama cachorros e bolos e escreve sobre marketplaces, empreendedorismo e varejo.

Débora teve um problema com seu ERP que foi resolvido em menos de 15 minutos ao explicar seu caso em um grupo de vendedores. Essa é a magia por trás dos vários grupos de sellers que compartilham notícias, problemas e anseios em redes sociais como WhatsApp.

Carlos Bassi, gerente da Empório K, criou um grupo de vendedores que participam do serviço Mercado Envios Full. O grupo foi criado em maio de 2018, poucos meses após o lançamento do serviço logístico e reuniu os primeiros lojistas a aderirem ao projeto. Atualmente, o grupo tem cerca de duzentas pessoas.

Ele conta que criou o grupo após encontrar um único grupo existente que discutia sobre o tema, mas que já não tinha mais vagas disponíveis – fazendo referência à limitação de participantes imposta pelo WhatsApp. Carlos conta que a presença em grupos faz parte da sua rotina de trabalho e que, além do grupo que ele criou, participa de uma dúzia de outros, todos relacionados ao universo do e-commerce. “Vivemos num mundo onde a informação às vezes é mais valiosa do que uma mercadoria”, é o que afirmou ao ser questionado sobre a vantagem dos grupos para os vendedores.

Grupos de vendedores nas redes sociais são importante ferramenta para ajudar esses profissionais a, entre outras coisas, resolver problemas.

Ajuda de grupos para o Simples Nacional

Carlos ainda conta que durante sua migração do regime Simples Nacional para o Regime Normal, a troca de experiencias nos grupos foi primordial para que tudo corresse bem. Esse assunto é tema de atenção para todos do e-commerce neste ano de 2022, principalmente se a PL 33/2021, de iniciativa do Senador Cid Gomes, for aprovada, uma vez que ela regulará a cobrança de ICMS DIFAL para os optantes do Simples Nacional, o que certamente demandará um estudo fiscal por parte de todos os envolvidos, já que haverá aumento substancial da carga tributária para os empresários de e-commerce que estão no regime simplificado.

O Simples Nacional não tem regime de débito e crédito como no Regime Normal, e isso pode torná-lo inviável para o e-commerce, já que grande parte das transações são para fora do estado, mesmo para lojistas de São Paulo, que costuma concentrar a maior parte das vendas online do país.

Foco em vendas

Quem está antenado nesse e em outros assuntos relacionados ao mundo do e-commerce é Sérgio Chi, famoso administrador de mais de 200 grupos de WhatsApp e de uma comunidade de aproximadamente 41 mil pessoas no Facebook. É difícil um vendedor de marketplace que não esteja presente em um dos grupos administrado por Sérgio.

Ele conta que criou o primeiro grupo em 2017, quando o mercado de e-commerce estava acelerado e havia vários novos entrantes, incluindo o próprio, que em busca de mais conhecimento da área criou a rede GFV – Foco em Vendas. “Com isso fui criando uma rede de networking bem engajada, que conecta empresas, marketplaces, plataformas e prestadores de serviços da área”.

Sérgio explicou que segmenta os seus grupos por temas, para facilitar a comunicação e a difusão de informações referentes a cada grupo criado. E detalhou que os administradores alimentam os grupos com conteúdo, lives, webinars, treinamentos e notícias relacionadas ao mundo do varejo físico e digital.

Marketplaces

Tratando-se de marketplace, o Sérgio possui uma infinidade de grupos e quase todos eles possuem funcionários dos próprios canais de venda. “A presença das equipes das plataformas para acompanhar os feedbacks positivos e negativos dos vendedores permite a correção de bugs e problemas que interferem na experiência dos sellers”, afirma com propriedade ao ser questionado sobre as vantagens dos seus grupos para os empreendedores digitais.

No seu dia a dia, Sérgio Chi relata ter pouquíssimos problemas em que necessita abrir chamado de suporte junto aos marketplaces: “Sempre sei o erro que vai acontecer por já ter acontecido com outro vendedor. Isso me economiza tempo de suporte junto aos canais de venda, e é um dos muitos pontos que utilizo dos grupos em meu negócio”.

Vantagens

Ainda falando sobre as vantagens que os seus grupos proporcionam ao seu próprio negócio, Sérgio fez um parêntese para destacar sua satisfação em ver o problema de outros vendedores resolvidos por meio de sua rede: “já ajudei a recuperar conta invadida por hackers e reverter suspensão de conta por suposta infração aos termos do marketplace”.

Sérgio diz que a parte mais bacana dos seus grupos em redes sociais é realizar o encontro físico entre os sellers que conversam entre si diariamente de maneira digital. Por isso não é difícil encontrar em algum stand parceiro do Grupo Foco em Vendas a ilustre figura do Sérgio rodeado por alguns dos muitos vendedores que participam do seu grupo. Ele explica que muitos eventos de e-commerce utilizam sua audiência para divulgação e que em troca ele recebe ingressos que são sorteados para sua comunidade.

Ou seja, você, amigo leitor, certamente vai topar com o Sérgio ou algum empresário que foi contemplado no sorteio de ingressos no tão esperado Fórum, que volta à sua edição presencial nesta semana, depois dos tempos sombrios de pandemia. É uma festa em que os participantes do GFV – Grupo Foco em Vendas – já são convidados! Que saudade!

A gente pode ir longe sozinho, mas, certamente, iremos muito mais se estivermos em comunidade. Portanto, se você ainda tinha dúvidas sobre participar de grupos de vendedores, fica aqui a dica das vantagens e dos benefícios que essa comunidade proporciona. Então, fica combinado que eu te espero em um dos grupos do Carlos e do Sérgio, beleza?

A propósito, o Sérgio possui um site (http://www.grupofocoemvendas.com.br), onde você pode acessar os grupos caso queira participar da comunidade.

Leia também: Como o WhatsApp está ajudando lojistas a alavancarem as vendas