Logo E-Commerce Brasil

Três tendências para o futuro em E-Commerce

A Internet trouxe a desintermediação no comércio, afetando varejistas de todos os tamanhos. Hoje nenhuma marca de comércio pode se dar ao luxo de não oferecer E-Commerce, sob pena de perder os consumidores que querem comprar do conforto de suas casas.

Nesta década vamos ver mais inovações em comércio do que nos últimos 100 anos. Três tendências estão mudando os hábitos de compra de forma radical. Varejistas precisam ficar atentos a essas tendências, para simplesmente não desaparecer, como já aconteceu com a cadeia de livrarias Borders, dos EUA.

Mobile

Já estamos vendo no Brasil smartphones vendidos a preço baixo, como parte de planos pré-pagos. Nos próximos 5 anos, todos os celulares se tornarão smartphones, e em 2020 prevê-se que cada consumidor terá até sete dispositivos com acesso à Internet.

Smartphones são extensões das capacidades dos consumidores, permitindo pesquisas de preços de qualquer lugar, discussões com amigos e familiares, comparação de produtos e até pagamentos. Varejistas sem estratégias para Mobile perdem oportunidades hoje, e podem perder seus negócios amanhã.

Local

Uma das capacidades mais impressionantes trazidas por Mobile é mostrar ao consumidor que lojas estão próximas, e que produtos e ofertas são oferecidos naquela localidade. O uso inteligente de informações de estoque, preferências do consumidor e aplicativos de mapas fazem a “mágica” acontecer.

Os clubes de compras estão evoluindo nessa direção, oferecendo ofertas cada vez mais personalizadas, através de aplicativos que detectam a localização do consumidor e avisam sobre ofertas que podem ser consumidas ou desfrutadas na hora, em estabelecimentos próximos.

Social

Comércio é uma atividade social. As pessoas gostam de comprar acompanhadas, para pedir opiniões antes de fechar uma compra. As redes sociais facilitam às pessoas experimentar uma roupa, tirar uma foto de si mesmas e pedir opiniões para centenas de amigos de uma vez.

O desafio para os varejistas é entender como as redes funcionam, e fazer o melhor uso do “gráfico social” dos consumidores, indo do mais básico – oferecer botões de “Curtir” e “+1” no E-Commerce –, até o mais complexo, como provadores com câmeras que mandam fotos para os perfis do consumidor.

O Futuro

Essas tendências vão determinar os novos vencedores e perdedores do E-Commerce – e do varejo como um todo. Sua empresa está pronta para isso? A X.Commerce, empresa de inovação pertencente ao grupo que agrega marcas como Ebay e PayPal, está entrando no Brasil para ajudar. Vamos conversar?