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Você sabe trabalhar nas dores do seu e-commerce e dos seus clientes?

Por: Raphael Alexandre

É diretor da OmniEnvios, uma plataforma logística de gestão Omnichannel, serviço que possibilita entregas mais rápidas e mais econômicas, sobretudo para as grandes empresas. Formado em Publicidade e Propaganda, possui MBA em Marketing e Gestão de Vendas e tem mais de dez anos de experiência no mercado digital. Atuou como gestor em agências de marketing e Consultorias com foco em e-commerce. Também é vice-presidente do Comitê de Líderes de e-commerce (ComEcomm-SP), que tem como princípio criar e gerir um ambiente de cooperação entre os membros lojistas e especialistas em e-commerce.

Antes de resolver qualquer problema da sua empresa e dos seus consumidores, é preciso identificá-los. Por isso, te pergunto: você conhece as dores do seu e-commerce e as dores dos seus clientes?

No mercado, há uma infinidade de empresas especializadas em diversos segmentos oferecendo soluções para tudo quanto é dor. Se você não sabe exatamente qual a sua, é provável que sua organização gaste dinheiro com o que não precisa e sua equipe perca tempo com o que não agrega.

Por isso, hoje venho falar um pouco sobre as dores do seu e-commerce e clientes, mas claro, tudo baseado em dados. Vou falar também um pouco sobre as principais e formas de solucioná-las.

Antes de resolver é preciso identificar

Em uma pesquisa realizada pela Omni Envios em parceria com o E-commerce Brasil, os entrevistados apontaram que priorizar o investimento em logística é o mais importante no momento.

Marketing e meios de pagamento seguem como outras dores a serem solucionadas por e-commerces e seus clientes. De forma geral, tudo se relaciona, certo?

No entanto, mesmo que as coisas se relacionem, é necessário identificar onde exatamente está sua dor. Isso porque, ao fazer o diagnóstico correto, a solução vem com mais precisão e assertividade.

Por isso, vamos analisar aqui mais alguns resultados da pesquisa para entender onde você lojista pode a melhorar sua estratégia e a experiência do seu cliente.

Altos preços de frete como vilão

Quando questionados sobre os principais problemas em relação aos entraves gerados nos processos logísticos, os entrevistados destacaram os preços altos de fretes (68%) e atrasos nas entregas (64%) como os maiores vilões.

Além disso, a pesquisa aponta que os custos do frete se mostram como principal fator que impede o negócio de atingir mais rentabilidade. Ou seja, o preço do frete é o que mais assombra lojistas e clientes.

Para solucionar esse problema procure algumas saídas como:

  • Incentive o consumidor comprar mais no seu site, porque quanto maior o valor da compra, menor o valor do frete;
  • Faça boas parcerias com transportadoras;
  • Tenha atenção com a tabela de frete;
  • Não abra mão de um planejamento logístico de qualidade;
  • Tenha o ship from store como aliado.

Diferencial do seu e-commerce

Já quando o assunto é estratégia para diferenciar seu e-commerce, a maioria destacou o acompanhamento até a entrega (36%). Já o preço mais baixo e a retirada na loja dividem a segunda posição (20%).

O acompanhamento da entrega é um ótimo recurso tanto para o lojista ficar tranquilo, quanto para o consumidor se sentir seguro quanto à chegada da sua encomenda. O rastreamento em tempo real já é uma realidade para quem tem parceria com empresas de logística. Se você ainda não tem, é melhor considerar.

Desafios a serem vencidos

Para alavancar suas vendas e ter sucesso no seu e-commerce, a maioria dos lojistas relataram a conversão de vendas (56%) e se destacar diante da concorrência (44%), como os maiores desafios a serem vencidos.

Já essas questões possuem mais envolvimento com outras áreas, como por exemplo, o marketing. Por isso, ao contar com uma empresa parceira que oferece soluções logísticas, você consegue ter tempo para focar em outros pontos do seu e-commerce.

Tendo isso em vista, entenda que é importante terceirizar e delegar o que você e sua equipe não conseguem dar conta. Trâmites logísticos podem parecer simples no início e quando o volume de encomendas a fazer é baixo.

No entanto, quando os pedidos começam a aumentar e seu e-commerce começa a criar relevância, é preciso dessa parceria. E não esqueça, uma parceria para serviços logísticos não se restringe a grandes empresas. Mas também serve para lojas virtuais de pequeno e médio porte.

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