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A importância do teste A/B na hora de mudar seu e-commerce

Por: Susi Herdy

Head Business na Enext

Constante aprendiz e apaixonada pelo mercado digital. Graduada em Publicidade e Propaganda com especialização em Gestão de Projetos e certificada pela VTEX (Sales e Project). Tem mais de 12 anos de experiência no mercado digital, prestando consultorias para e-commerces que desejam entrar no online, coordenando equipes de mídia, SEO e CRO, gerenciando projetos de implantação B2B e B2C, e atuando ativamente em mais de 100 projetos da VTEX. Em 2021, foi indicada ao prêmio Mulheres no E-commerce, da ABComm, e conquistou o 3º lugar na categoria Operação E-commerce. Está sempre em busca de conhecimento para entender e aprender sobre as tendências do mercado digital.

Antes de realizar alguma modificação na sua loja virtual, em que são pautadas as suas decisões? Quais fatores norteiam estas alterações? Neste artigo, você saberá a importância do teste A/B na hora de fazer uma mudança no e-commerce e como aplicá-lo na prática. O principal objetivo é que as suas escolhas, como lojista, se baseiem naquilo que trará melhores resultados à loja, de acordo com o perfil e o comportamento do seu público. Acompanhe a leitura e saiba mais.

Está totalmente perceptível que os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes na hora de realizarem uma compra. Afinal, eles, geralmente, têm inúmeras possibilidades de escolha dentro do mercado e, certamente, acabam optando por aquela que lhe proporcione uma melhor experiência. Tendo isso em mente, a evolução é uma estratégia vital, para que um e-commerce se destaque no comércio eletrônico. Neste caso, todos os detalhes de uma página do site são colocados em jogo, com a finalidade de analisar o que está funcionando e trazendo bons resultados e o que está prejudicando a fluidez da jornada de compra e acarretando em desistências e abandono de carrinho.

Entretanto, a escolha dos elementos que precisam ser alterados, não deve surgir do nada. Ela deve se basear em uma conclusão concreta e bem fundamentada, de acordo com as respostas que os usuários dão durante a navegação da trajetória de consumo. Mas, afinal, como isso é possível? Como identificar o que está agradando-o e o que não está? É neste ponto que o teste A/B se torna uma ferramenta interessantíssima, como uma espécie de termômetro para o lojista revelando o que, possivelmente, está prejudicando o aumento do número de conversões.

O que é teste A/B?

Antes de tudo, entenda que o teste A/B consiste em uma técnica utilizada para comparar duas versões distintas de uma mesma página, com o propósito de identificar qual delas traz melhores resultados. Ele se baseia nas táticas do growth hacking, que segundo Sean Ellis, criador do termo, é o “marketing orientado por experimentos”. No caso do teste A/B, a comparação costuma ser feita entre a página original e a versão modificada, mas sem que os usuários saibam.

Cada uma delas é apresentada ao mesmo número de visitantes, de maneira aleatória, e a partir daí, é possível extrair conclusões bastante assertivas sobre a experiência proporcionada e qual delas agrada mais os usuários e, consequentemente, gera mais conversões. Lembrando que as conversões não se referem apenas às vendas, mas à resposta positiva à chamada para ação – call to action – existente na página. Portanto, ela também pode ocorrer quando o consumidor preenche um formulário, por exemplo, ou clica em um botão.

Para que o teste traga conclusões claras, é necessário fazer uma alteração de cada vez dentro de uma mesma variável. Por exemplo, se você quer verificar um botão e analisar qual opção é mais atrativa para os usuários, não modifique o seu tamanho e a sua cor ao mesmo tempo. Pois caso você decida mudar mais de um elemento simultaneamente, não será possível identificar qual alteração propiciou melhores resultados.

É fundamental que haja um bom tráfego na loja, para que o teste funcione da maneira esperada. Além disso, a comparação entre as páginas deve ser feita durante o mesmo período de tempo, para que outros fatores não influenciem nos resultados. Normalmente, o teste A/B deve durar de uma a duas semanas, o que varia de acordo com o número de visitantes obtidos, que necessita ser considerável para ter eficácia.

Por que fazer teste A/B?

Além do que já foi supracitado, possivelmente, você deve estar se questionando quais são as vantagens de utilizar o teste A/B no seu e-commerce. A seguir, listamos os principais motivos para investir nessa estratégia.

  • Possibilidade de identificar quais pontos da sua loja está fazendo com que você perca vendas;
  • Aumento de clientes fidelizados, crescimento da taxa de conversão e receita do e-commerce e, consequentemente, redução da taxa de rejeição;
  • Permite evoluir a sua loja de acordo com os hábitos e comportamentos do seu público específico;
  • Garante que o investimento com mídia paga para o aumento do tráfego do site não seja perdido, já que os usuários permanecerão por mais tempo navegando na loja, aumentando, portanto, as chances de obter mais conversões.

Como aplicar o teste A/B na sua loja virtual?

O teste A/B pode ser realizado, principalmente, na página de checkout, categorias e produtos. No caso da checkout page, a ideia é pensar em maneiras de tornar a etapa de finalização da compra mais rápida e demonstrar total segurança aos usuários, como a solicitação de menos informações para a conversão e o uso de recursos que reforcem que a loja é segura, como a aplicação de certificados digitais. Mas, além disso, também é possível testar a cor e o tamanho dos botões utilizados para avançar nas etapas do processo.

Quanto à página de categorias, o principal objetivo é fazer com que os consumidores naveguem por ela por mais tempo e acessem, no mínimo, uma das ofertas apresentadas. Sendo assim, é interessante realizar testes no menu, layout, botões etc, a fim de verificar o que pode favorecer a permanência dos usuários na loja. Já em relação à página de produtos, a finalidade é possibilitar que os consumidores coloquem os itens em seu carrinho. Portanto, é necessário testar elementos e variáveis que podem contribuir para isso, como informações sobre os produtos, imagens utilizadas, botões etc.

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Os testes podem ser aplicados através da própria plataforma de e-commerce utilizada pela loja ou, ainda, a partir de recursos externos, como o Google Analytics Content Experiments. Esta ferramenta permite comparar duas versões de uma página apresentadas de maneira aleatória aos usuários, definir o percentual de amostra de acordo com o número de visitantes, estabelecer metas e objetivos específicos de conversão e receber notificações do andamento do teste por e-mail.

Esteja certo de que através do teste A/B, você conseguirá atender aos seus consumidores da maneira que eles desejam, proporcionando uma jornada de compra totalmente personalizada. A partir das dicas e informações expressas no decorrer desse artigo, você, certamente, conquistará resultados ainda melhores na sua loja, evoluindo-a para um próximo nível.