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Sócio-torcedor: o potencial do clube de assinaturas em ano de Copa do Mundo

Por: Anahy Zamboni

Jornalista, atua há mais de dez anos com criação de conteúdo, redação e copywriting. Já escreveu para segmentos, como: educação, saúde, beleza, nutrição, finanças e contabilidade. É especialista em Marketing Digital, Performance e SEO. Atualmente, escreve sobre Startups, SaaS, mercado de pagamentos e fintechs.

Em 21 de novembro de 2022, inicia-se a primeira Copa do Mundo realizada no Oriente Médio, mais especificamente no Catar. Pela primeira vez, também, o campeonato acontecerá nessa época do ano, já que geralmente ocorre entre os meses de junho e julho. No entanto, devido às elevadas temperaturas no país – de 40°C até 50°C -, as datas foram excepcionalmente alteradas para essa edição.

Este ano acontece a Copa do Mundo, e o momento é propício para alavancar negócios relacionados ao esporte. Um exemplo é o sócio-torcedor.

E como não poderia deixar de ser, é um excelente momento para começar a traçar suas estratégias e aproveitar essa sazonalidade para lucrar. Desde e-commerces, passando pelo comércio varejista de roupas, acessórios, até a prestação de serviços, podem se beneficiar do evento esportivo que acontece a cada quatro anos.

Mas, neste artigo, vamos falar sobre um segmento que, na Copa do Mundo anterior, de 2018, estava dando seus primeiros passos e que, agora, é um mercado que se expande cada vez mais. Os clubes de assinaturas esportivos, especialmente os que oferecem programas de sócio-torcedor.

Sócio-torcedor: um clube de assinaturas que é sinônimo de fidelização

Se antes ao torcedor era limitado ir ao estádio e vestir a camisa do seu time de coração, hoje as coisas mudaram, não só para quem torce, mas também para os clubes, que encontraram uma forma de rentabilizar sua carteira e reinvestir o dinheiro em melhorias para o próprio time.

Foi assim que alguns entraram para o universo dos serviços por assinatura e conquistaram seus torcedores através da fidelização, tendo como vantagem um retorno financeiro pela oferta de benefícios que são distribuídos através dos programas.

Não é à toa que, mesmo durante a pandemia, os clubes que se inovaram e criaram novidadespara os seus sócio-torcedores não passaram aperto. O segmento se apresenta, hoje, como um dos mais promissores para os próximos anos, e isso se deve ao fato de que o cliente satisfeito consome sem medo quando enxerga vantagens nisso.

Clubes de assinatura: um promissor negócio também no segmento esportivo

Estima-se que o mercado mundial de clube de assinaturas seja responsável por 18% do total de vendas realizadas via cartão de crédito. Há, ainda, a tendência que aponta que, até 2023, cerca de 75% das empresas existentes no mercado ofereçam algum tipo de solução por assinatura.

Alguns dos principais motivos que fazem com que clubes de assinaturas sejam um excelente negócio estão associados à possibilidade de fidelização proporcionada pela cobrança recorrente. Isso contribui, ainda, para o planejamento de quem vende, aumentando a previsibilidade sobre as necessidades do negócio, como abastecimento de estoques e, claro, dos lucros.

Falando sobre quão lucrativos os serviços por assinatura se tornam, especialmente no segmento esportivo, temos alguns bons e grandes exemplos. O São Paulo é um deles, cujo programa de sócio-torcedor passou por reformulação em 2021, revendo suas campanhas, preços, benefícios e incluindo alguns extras. O resultado, no mesmo ano, foi um salto de associados que passou de pouco mais de 15 mil, para mais de 26,3 mil.

Falando em faturamento, o Palmeiras foi o clube que mais arrecadou dinheiro através do seu programa de sócio-torcedor em 2021. Foram mais de R$18,7 milhões para os cofres do clube através do programa denominado Avanti. O Santos, por sua vez, através do programa Sócio Rei, arrecadou mais de R$10,8 milhões, seguido pelo próprio São Paulo, com mais de R$9,5 milhões, e pelo Corinthians, que não especificou a receita vinda do seu clube de sócio-torcedores, mas compilou o resultado com loterias e outras rendas, somando pouco mais de R$12,6 milhões.

Para ter ideia da dimensão desse segmento, há ainda o Movimento por um Futebol Melhor, uma ação liderada pela Ambev e que oferece aos sócio-torcedores de times brasileiros descontos em produtos de varejo. Em um ano, o movimento foi de 158 mil para quase 700 mil sócio-torcedores associados, gerando uma receita adicional de cerca de R$100 milhões para os clubes.

Estratégias para lucrar com seu clube de assinaturas na Copa do Mundo

Se você tem um clube de sócio-torcedores, já viu o tamanho do potencial que tem a explorar, especialmente este ano. Mas as estratégias que vou abordar aqui também servem para outros segmentos de clubes de assinatura que oferecem produtos e prestam serviços direta ou indiretamente associados ao esporte. Acompanhe!

1. Boxes e pacotes especiais

Se a ideia é aproveitar a sazonalidade, não tenha medo de usar os recursos do evento a seu favor. Para a venda de assinaturas de serviços ou produtos não físicos, aposte em pacotes especiais para a Copa do Mundo. Ofereça preços e vantagens específicas para quem assinar antes ou durante os jogos, crie promoções-relâmpago associadas aos resultados do placar – as possibilidades são muitas.

E para todos os tipos de clubes de assinaturas, especialmente para os programas de sócio-torcedores, pense em brindes que ajudem o associado na torcida pelo Brasil, como cornetas, vuvuzelas, kits para assistir aos jogos com os amigos, entre outros.

2. Invista em divulgação digital

As datas comemorativas e os eventos esportivos mundiais, como a Copa, tendem a movimentar os anúncios digitais, tornando as ofertas de mídia paga mais visualizadas. Aproveite o momento em que o mundo todo estará com a atenção voltada às redes sociais e use esse espaço a favor da sua empresa.

Para criar uma boa campanha de marketing digital, vale elaborar um planejamento considerando seus objetivos de conversão, orçamento, entre outras informações que traçarão uma rota para investir com mais assertividade nesses canais. Faça isso antes de colocar a mão na massa, ou melhor, o pé na bola.

3. Decore seu negócio

Lembre-se de que compras feitas virtualmente atraem o consumidor, primeiro, pela visão. Por isso, ao criar peças de divulgação, vale usar uma identidade visual que remeta ao evento da Copa do Mundo. Portanto, abuse de ícones relacionados, como bolas de futebol, traves de gol, apitos de juiz, entre outros. Vale “fantasiar” também a página inicial do seu clube de assinaturas, mostrando que seu negócio está envolvido com o evento.

4. Copa do Mundo e Black Friday

Como expliquei no início deste artigo, excepcionalmente essa edição da Copa do Mundo começará dia 21 de novembro, exatamente quatro dias antes de outro grande acontecimento para o varejo brasileiro, a Black Friday.

Por isso, ao que tudo indica, a primeira semana do campeonato deve ser crucial para os negócios, já que, além das estratégias para aproveitar o furor do público pelo início da Copa do Mundo, você pode combinar ações para explorar todos os benefícios da Black Friday, um dos maiores eventos anuais, sobretudo para negócios online.

E aqui vale usar suas melhores táticas para atrair o consumidor, porque, acredite, o cenário será de verdadeira guerrilha entre a concorrência. Estude e planeje para oferecer descontos reais e imperdíveis ao seu consumidor. Outra estratégia importante é apostar na diferenciação do atendimento, como canais diferenciados e específicos para esses dias. Se for preciso, faça plantão de atendimento 24 horas.

O consumidor também é muito atraído por vantagens associadas à entrega de produtos físicos. Por isso, invista em serviços de entrega expressa, ofereça frete grátis. E, não menos importante, quando falamos em clube de assinaturas, estamos falando em criar um relacionamento para além da sazonalidade, então, pense em comunicações e ações que façam o seu cliente querer permanecer no seu clube mesmo depois que a Copa do Mundo passar, mesmo quando o desconto expirar. Acredite, se as vantagens forem boas e o atendimento se mostrar excelente, o consumidor não hesitará.

Faça seu aquecimento e boas vendas!

Leia também: Clubes de assinatura no e-commerce: como implementar essa tendência