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Sistema de Afiliados para e-commerce funciona?

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Certamente, ao longo da vida, você já conheceu ou ouviu falar de alguma pessoa que é ou foi revendedora de produtos cosméticos, como Avon, Natura ou Jequiti, por exemplo. A base deste modelo de negócios, caracterizado pela revenda de produtos, é o ganho por comissão. O sistema, que já é bastante popular como uma fonte de renda extra ou alternativa para fazer dinheiro trabalhando com mais liberdade, agora ganha uma versão digital, com o que chamamos de Sistema de Afiliados.

Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes sobre o Programa de Afiliados, entendendo o que é, como funciona e de que maneira seu e-commerce pode lucrar ainda mais aplicando esse modelo de negócio na sua loja virtual.

O que é Sistema de Afiliados?

O Sistema de Afiliados é um modelo de negócio baseado em vendas por comissão através da internet. Trata-se de uma estratégia para divulgação e comercialização de produtos em que é firmada uma parceria entre o e-commerce e seus afiliados.

Os afiliados, por sua vez, são pessoas com experiência ou facilidade em vendas, que recebem um percentual da receita gerada por cada venda, clique, cadastro ou ação específica realizada a partir dos links divulgados em seus canais de comunicação.

A divulgação normalmente é feita através das redes sociais, e-mail marketing, vídeos no Youtube, blogs ou site próprio. As ferramentas digitais facilitam e agilizam o processo e hoje já existem plataformas para Programas de Afiliados, com um sistema que conecta empreendedores ou lojistas de e-commerce com promotores estabelecidos no nicho de mercado do produto, gerenciando a relação.

Leia também: Mercado de afiliados é tema de novo episódio do podcast Entre Amigos

Quais as vantagens do Sistema de Afiliados?

Aplicar o Sistema de Afiliados no seu e-commerce pode gerar vários benefícios e vantagens para o seu negócio, veja os principais a seguir:

Excelente custo-benefício

A remuneração dos afiliados é baseada em desempenho e resultado. Por receberem uma comissão por cada venda realizada, a motivação e o esforço para efetivar as vendas tende a ser maior. Dessa forma, os afiliados acabam se tornando uma equipe de marketing com um excelente custo-benefício.

Recebendo por lead ou por venda, o afiliado fará o seu melhor no trabalho de divulgação e conversão, deixando o empreendedor livre para focar em outras estratégias.

Melhoria no SEO

A promoção do seu e-commerce, através dos links gerados e promovidos pelos seus afiliados, contribui para o crescimento orgânico da sua página. Não é preciso dizer o quão relevante isso é para que o seu site tenha um bom resultado no rankeamento dos buscadores. Dessa forma, a exposição da sua página em outros sites e nas redes sociais ajuda a melhorar a posição do seu e-commerce nas pesquisas.

Implantação rápida e de baixo custo

ight: 400;">Fazer uma parceria com plataformas para Sistema de Afiliados é uma alternativa que torna a implantação deste programa muito mais rápida e barata. Dessa forma, além de baratear o processo, você também tem acesso a uma lista de afiliados cadastrados na base da plataforma e prontos para divulgar os seus produtos.

As plataformas que oferecem o sistema, normalmente funcionam através de um pagamento mensal fixo junto de um percentual sobre as vendas, repassando também a parte que cabe a cada afiliado e oferecendo relatórios de desempenho e resultados.

Como funciona o Sistema de Afiliados na prática?

O primeiro passo para implantar um Sistema de Afiliados no seu e-commerce é definir se você deseja criar e gerenciar seu próprio programa ou se prefere dispor do sistema de uma plataforma de afiliados.

Ainda que criar seu software do zero possa oferecer mais autonomia, essa opção também é muito mais cara e trabalhosa, pois além do desenvolvedor da plataforma, você precisa contratar uma pessoa para recrutar e gerenciar os afiliados. Dessa forma, esta alternativa se torna inviável em muitos casos.

Por outro lado, se a escolha for por uma plataforma existente no mercado, você precisa ceder uma parte maior da receita dos produtos, pois além da comissão do afiliado, você também paga uma comissão para o programa que faz a gestão.

As plataformas se responsabilizam por disponibilizar os formatos de anúncio para o afiliado divulgar seus produtos nos diversos canais. Neste sentido, é importante ressaltar que o marketing de afiliados é um meio de divulgação muito mais barato do que a publicidade tradicional, oferecendo resultados mais precisos e ROI – retorno sobre o investimento – melhor.

Para que isso aconteça, de fato, é preciso que o Sistema de Afiliados seja levado a sério e seja feito por profissionais de verdade. O melhor desempenho sempre é fruto da mútua colaboração, na qual o lojista de e-commerce entrega todas as informações e materiais relevantes para que o afiliado possa usar suas técnicas e ferramentas digitais para promover o produto e gerar ótimos resultados, fazendo a marca mais conhecida e aumentando o volume de vendas.