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SEO local: entenda como aumentar suas vendas do e-commerce

Por: William Mendes

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, atua no mercado de Marketing Digital há 5 anos. Atende empresas da China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos.

Atrair os consumidores que estão próximos da sua loja física não é uma tarefa fácil, afinal há muitos concorrentes, o que torna a disputa mais acirrada.

Esta competição pela atenção do cliente pode ser potencializada levando em conta a quantidade de lojas que aparecem quando o usuário busca por “lojas de roupas perto de mim”.

Porém, para comerciantes que trabalham com loja física e virtual, é possível gerar tráfego qualificado e aumentar as vendas otimizando seu e-commerce para atender às buscas locais. É o que chamamos de SEO local!

Neste artigo você aprenderá a como influenciar seus clientes a fazerem marketing boca a boca e ajudarem a impulsionar o seu negócio, começando por:

  • O que é SEO local?
  • Como otimizar sua loja para às buscas locais?
  • Como utilizar às provas sociais para potencializar suas vendas?
  • Quais tipos de conteúdo deve criar?

E muito mais. Continue a leitura!

O que é SEO local?

SEO local consiste em estratégias de otimização para buscadores com o objetivo de mostrar a sua marca quando os usuários pesquisam na sua área de atuação. Diferente do SEO geral, ele leva em conta a localização geográfica do usuário.

Para o Google, os micro-momentos são muito importantes, e até mesmo as buscas por imagens sofrem alterações. Esta técnica de otimização não serve apenas para o seu e-commerce, mas também para a sua página do Google Meu Negócio.

Segundo o Google, as buscas no celular por “aberto perto de mim” + “perto de mim hoje” cresceram 900% nos últimos 2 anos. Porém, às buscas não se resumem apenas a locais, mas também a produtos e serviços.

No Google Trends, se buscarmos pelos termos relacionados a “loja perto de mim” em todo o Brasil, alguns termos cresceram mais de 3000%.

Isso mostra a importância do SEO local e a otimização da pesquisa por voz, estratégias que devem trabalhar em conjunto para beneficiar o seu negócio.

Como o SEO local pode ajudar sua empresa?

O objetivo do Google é sempre facilitar a vida dos usuários. É cada vez mais comum o buscador mostrar as respostas na própria SERP.

O Google dá tanta importância para às avaliações dos usuários, que existem os “Local Guides” — usuários que se destacam por avaliarem os locais que visitam.

Se a sua empresa utiliza o omnichannel, o SEO local pode gerar muitos benefícios. Afinal, você irá oferecer uma experiência melhor para os seus compradores.

Contribui para a tomada de decisão

É importante lembrar que as buscas locais fazem parte da jornada do cliente e implicam diretamente na conversão.

Se o usuário nunca comprou na sua loja, é provável que ele busque em sites de reclamações, redes sociais e principalmente nos comentários do Google Meu Negócio.

Neste momento é importante que você incentive seus clientes satisfeitos a deixarem uma avaliação positiva. Pois isso funcionará como uma prova social.

Estabelece uma autoridade local

Da mesma forma que ocorre na busca geral, os consumidores dão mais credibilidade para quem está na primeiras posições.

E pensando que o usuário está nas proximidades, isso demonstra o poder de autoridade que é atribuído ao seu negócio. Este posicionamento lhe colocará na frente de todos os seus concorrentes.

Aquisição de clientes

As buscas locais não param de crescer. Com a popularização dos assistentes de voz, a busca por voz vai representar uma parcela significativa das vendas.

Pessoas que não conhecem o seu estabelecimento, mas que buscam pelo seu segmento, podem encontrá-lo sem que você invista 1 centavo em mídia.

Isso faz com que seu Custo de Aquisição de Clientes seja zero. Por isso, dê importância ao SEO local.

Como fazer SEO local para sua loja?

Um dos objetivos é colocar a sua empresa no Local Pack, que são os negócios em destaque na busca. Para que isso ocorra é importante preencher todos os dados do seu e-commerce, como:

  • nome da empresa;
  • endereço (se houver filiais, crie um perfil para cada);
  • horário de funcionamento;
  • site;
  • telefone;
  • se há condições de acessibilidade, etc.

Além destas informações, também é possível criar postagens de texto ou vídeos, mostrando curiosidades ou esclarecendo dúvidas sobre o local.

Para e-commerces, demonstrar a utilização dos produtos ou esclarecer às principais dúvidas dos usuários é um fator importante na decisão de compra.

Quais conteúdos devo criar para minha empresa?

É importante que você conheça o perfil dos clientes da sua empresa, pois isso aumenta a assertividade da solução.

Possui uma loja de roupas para bebês? Crie conteúdos que ajudem pais de primeira viagem a escolherem as roupas adequadas.

Você também pode publicar informações sobre o período de vacinação. Embora não tenha uma venda envolvida, faz parte do relacionamento com os seus clientes.

Também é possível criar vídeos falando sobre a empresa — onde você pode utilizar o storytelling para engajar sua audiência ou fazer lançamentos de produtos.

O importante é usar a criatividade e aproveitar ao máximo este recurso, que permite às empresas se aproximarem dos seus clientes.

Outro aliado dos varejistas é o Pinterest, onde 38 milhões de brasileiros buscam por produtos mensalmente.

O E-Commerce Brasil entrevistou a Country Manager da Pinterest, que explicou os benefícios da ferramenta para os varejistas neste vídeo.

Conclusão

Os lojistas precisam ficar atentos ao comportamento dos usuários, principalmente no ambiente mobile. Recomenda-se que lojas virtuais sejam mobile first e otimizadas para as buscas locais. O mesmo vale para a produção de conteúdo relevante para o usuário — é extremamente importante para o sucesso dos negócios.

Já está tirando proveito das buscas locais? Aproveite para colocar estas dicas em prática e aumentar suas vendas.


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