Logo E-Commerce Brasil

Dicas para selecionar o melhor provedor de segurança para seu e-commerce

Por: Helder Ferrão

Helder Ferrão atua no mercado de tecnologia há mais de 30 anos e já ocupou cargos executivos em empresas de diferentes segmentos, como: Citibank, J.P.Morgan, AT&T, Hughes Telecomunicações e Logica Tecnologia. Possui experiência na gestão de áreas operacionais, engenharia de redes, projetos, desenvolvimento de negócios e marketing. Helder é formado em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Empresarial e extensão em Gestão de Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, atua como Gerente de Marketing de Indústrias para a América Latina, analisando as tendências do desenvolvimento tecnológico e transformação digital dos diferentes mercados e como a Akamai pode contribuir com seus clientes nesta evolução.

Quanto mais os e-commerces fazem uso de novas tecnologias para evoluir em funcionalidades que facilitem o momento de compra de seus clientes, assim como melhorar seus ambientes de negócio para um melhor relacionamento com esses mesmos clientes, mais expostos ficam a ataques cibernéticos. Um maior uso de tecnologia e soluções de negócios via Internet, clouds privadas e/ou públicas ou qualquer outra arquitetura online aumenta o nível de riscos e facilita a exposição a um maior número de ameaças.

Assim sendo, é preciso adotar uma postura de proteção e de mitigação de impactos, no caso de eventuais ataques que possam colocar em risco seus ambientes tecnológicos que sustentam o negócio e, consequentemente, sua relação com os clientes.

Acompanhar a evolução e estabelecer novas regras de proteção são tarefas árduas e exigem atenção de experts de segurança das organizações.

Isso tem se tornado cada vez mais difícil frente à evolução rápida do volume e de novas técnicas de ataques utilizadas pelos cibercriminosos. Acompanhar a evolução e estabelecer novas regras e configurações de proteção são tarefas árduas e exigem atenção constante dos analistas e experts de segurança das organizações.

Soluções do mercado

O mercado de segurança oferece várias soluções com o objetivo de ajudar os negócios de e-commerece nessa tarefa de proteger seus ambientes tecnológicos. Porém, é necessário atenção especial na escolha da melhor estratégia e solução para o ambiente da organização e suas necessidades de segurança. Tão importante quanto a solução deve ser a avaliação profunda das características do fornecedor parceiro que será adotado para a entrega da solução desejada.

1 – Avalie o histórico de atuação e a reputação do parceiro junto ao mercado

Principalmente em empresas que pertencem ao mesmo setor da organização. Buscar empresas que tenham reconhecimento dentro do mercado onde sua organização atua é uma ótima referência.

2 – Avalie quais produtos e serviços as demais empresas do mercado estão utilizando

Isso é importante, pois normalmente os problemas de empresas atuantes dentro de um mesmo mercado são bastante semelhantes. Quanto mais empresas do seu mercado forem clientes de um mesmo parceiro fornecedor, melhor é a referência de que este conhece as necessidades daquele mercado e atua de forma eficiente.

3 – Avalie a capilaridade e a cobertura das soluções oferecidas pelo parceiro fornecedor

Uma rede ampla, abrangente e bem estruturada permite que esse fornecedor atue de forma organizada e objetiva com seus produtos e técnicas de atuação em segurança. Isso ainda oferece a vantagem de obter insights importantes sobre a evolução das ameaças e técnicas de ataque em diferentes regiões, permitindo que esses insights sejam usados no desenvolvimento para a evolução de seus produtos e sejam orientados no sentido de obter maiores índices de efetividade na proteção do ambiente tecnológico de seus clientes.

4 – Histórico de lançamento de novos produtos, alinhados com as necessidades constantes de evolução e adaptação às novas técnicas de defesa

Aliados às adaptações no modelo de prestação de serviços, esses itens são importantes na sua avaliação. Um fornecedor parceiro que demonstra uma evolução constante de seus produtos e serviços pode permitir que sua empresa tenha maior segurança de que suas defesas não ficarão desatualizadas e vulneráveis com o passar do tempo.

5 – Fornecedor parceiro deve possuir uma posição de liderança e, muitas vezes, de influenciador de mercado

Isso vai permitir que ele direcione soluções e serviços para aquilo que o mercado necessita, independentemente se ele será ou não escolhido por um cliente. Esse aspecto demonstra a preocupação do fornecedor com a evolução geral do mercado e a resiliência das empresas que nele atuam.

Cada empresa dentro de cada mercado possui necessidades específicas relacionadas à maneira como cada uma delas se desenvolveu e continua seu processo de evolução de negócios. Por essa razão, um fornecedor parceiro precisa possuir produtos e serviços que atendam às diferentes necessidades de seus clientes. Entender as particularidades de cada cliente é tarefa essencial para a definição do melhor pacote de produtos e serviços que um cliente necessita e como essas soluções aumentam seu nível de segurança e confiabilidade.

6 – Capacitação técnica e disponibilidade de suporte em diferentes regiões e línguas

Isso também é importante na avaliação, pois é nos momentos de crise que o fornecedor literalmente demonstra se ele pode, ou não, ser reconhecido como um “parceiro” de negócios. Um fornecedor parceiro não deixa seu cliente desamparado nos momentos mais críticos.

Esses pontos, se observados, podem ajudar muito na seleção de um bom fornecedor parceiro para suas necessidades em segurança da informação. É sempre bom lembrar que a seleção de um parceiro adequado para uma tarefa tão importante reduz problemas futuros e permite a construção de uma relação promissora de longo prazo, sendo esta benéfica para ambos os lados, pois os dois beneficiam-se da relação para o sucesso dos seus negócios.

Leia também: Cibersegurança requer investimentos aliados à conscientização de empresas e usuários