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Principais métricas em e-commerce

Por: Lucas Duarte

Há mais 10 anos atuando no Mundo Online, com experiência nas áreas de criação e planejamento em redes sociais, branding, estratégias em mídias de performance online, marketplace, implantação de lojas online e processos ominichannel. Já atuou como estrategista de e-commerce na Híbrido, coordenador de e-commerce nas lojas Havan, gerente de e-commerce nas lojas Koerich e head de e-commerce na Yeesco. Hoje atua à frente da DChips - E-commerce e Marketing.

Pensando de forma clara, entendo que é complicado e às vezes um pouco maçante estar gerando relatórios a todo o momento. Vamos pensar que não são todas as empresas que possuem um BI para gerar relatórios prontos. Mas no mundo do e-commerce, que roda 24/7, temos que ter foco e achar algumas métricas para olhar a todo o momento.

Seria óbvio falar que venda/faturamento são as principais métricas de desempenho, porque se você não está vendendo, algo deve estar errado. Mas vamos pensar que ambos são a última consequência e que há métricas que devemos acompanhar para validar algumas tomadas de ação.

Quais métricas analisar para o sucesso de um e-commerce

As principais métricas para acompanhar diariamente em um e-commerce são: sessões, ticket médio e taxa de conversão.

Sendo direto, as três principais métricas para acompanhar diariamente e, se possível, a cada hora, em um e-commerce são: sessões, ticket médio e taxa de conversão.

Sessões

São basicamente os acessos que o seu e-commerce está recebendo de alguma determinada mídia. Um usuário pode acessar o seu e-commerce infinitas vezes – cada vez que ele entrar, será uma sessão.

Ele vai entrar, navegar, interagir com o seu e-commerce, e esperamos que em algum momento efetue uma compra.

Acompanhar as sessões do seu e-commerce a todo momento é crucial para validar o desempenho das suas mídias. E como precisamos delas para gerar tráfego e atrair os potenciais clientes, se você não estiver acompanhando as suas sessões, em algum determinado momento pode acontecer alguma instabilidade em algumas mídias (e ocorre bastante) – pessoas podem para de ver os anúncios e, consequentemente, as suas sessões caem. Assim, é menos gente para comprar dentro do seu e-commerce.

Ticket médio

É a métrica de desempenho que fornece o valor médio das vendas por cliente, ou seja, o quanto os seus clientes estão pagando no seu e-commerce.

São vários fatores que fazem o ticket médio aumentar ou baixar, então ele pode te orientar para vários caminhos dentro do negócio no seu e-commerce.

Obviamente, o principal é relacionado ao tipo de produto que você vende. Em um produto de alto valor agregado, o ticket será maior; em um produto mais popular e de giro rápido, será menor.

Com o ticket médio, você também consegue, de certa forma, controlar o seu estoque. Isso porque ele pode subir por causa de uma reposição de produto que entrou no seu e-commerce, ou cair pelo fato de algum produto ter acabado no seu estoque.

Mas como trabalhar o ticket médio ao ser favor?

Seu objetivo sempre será fazê-lo ser maior, indiferente ao produto que você venda. Isso porque com pedidos maiores os seus custos de venda (aquisição de cliente, mídia paga, entre outros…) tendem a ser melhor aproveitados.

Pensar em ações relacionadas às suas condições de compra será crucial para aumento do ticket médio: frete grátis acima de um valor mínimo, opções de parcelamento maiores ou opções de compras em conjuntos/kits/combos.

Taxa de conversão

Como principal indicador de desempenho, a sua taxa de conversão será um termômetro para validar se o que você está fazendo com e no seu e-commerce está correto.

A taxa de conversão é a porcentagem de usuários que acessam o seu site e efetuam uma compra.

Se o público vindo das suas mídias é o que está indo até o seu e-commerce, tem sinergia com o seu produto.

Se as suas condições de compra estão adequadas, como opções de pagamento, parcelamento e frete, tudo está funcionando.

Se o e-commerce está com uma usabilidade clara e objetiva, recomendo ser prático em comunicação interna – o ideal é que o cliente não se sinta perdido no seu e-commerce. Importante levar em consideração que hoje boa parte dos acessos são via mobile. Assim, ter um e-commerce responsivo é o mínimo.

Além dessas, há milhares de outras métricas para se estar acompanhando no nosso dia a dia de e-commerce, mas precisamos ser práticos e realmente focar em crescer o negócio online. Por isso, essas são métricas imprescindíveis que você tem que ter na ponta da língua e sempre estar de olho. Elas serão nortes para relatórios mais detalhados em vias de necessidade.

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