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O potencial dos mailers para substituir caixas de papelão

Por: Fabio Godeia de Melo

Diretor De Marketing da Sealed Air para Brasil. Graduado em Engenharia Química e possui MBA em Marketing Estratégico pela Faculdade Oswaldo Cruz. Com mais de 10 anos de atuação na indústria de embalagens, o executivo tem passagens pela área de Portfólio e Business Development, na qual desenvolveu e conduziu grandes projetos inovadores para a indústria de alimentos.

O crescimento das operações de e-commerce tem gerado cada vez mais oportunidades para todos os players desse mercado. Mas, por outro lado, exigido também mais investimento em tecnologia e novos sistemas de proteção. O que é maravilhoso, porque dessa forma surgem novos recursos que geram mais eficiência operacional, contribuem na redução de custos e para uma melhor experiência do cliente online. E, nós, que trabalhamos no mercado de embalagens, sabemos do papel primordial da embalagem nesse segmento e na satisfação do cliente final.

Por isso, hoje quero trazer uma análise mais aprofundada sobre uma embalagem que faz muita diferença para esse mercado: os famosos envelopes de proteção, conhecidos como mailers. Eles podem parecer frágeis e úteis apenas para o segmento de produtos não frágeis, mas graças à tecnologia e ao investimento em materiais de alta qualidade, hoje essa categoria já conta com alto potencial de proteção, podendo, inclusive, substituir a necessidade de caixas e materiais de preenchimento de espaço.

Por exemplo, um envelope de proteção com sistema de amortecimento feito com plástico bolha em conjunto com um filme multicamadas garante alta resistência a perfurações, rasgos e umidade, podendo, sem dúvida, ser usado no lugar de uma caixa de papelão, que ainda exigiria algum material para preenchimento de espaço.

Saiba mais sobre os mailers, que podem substituir a necessidade de caixas e materiais de preenchimento de espaço.

O uso dos mailers tem tudo para crescer com o avanço do mercado de e-commerce no Brasil, e três são grandes motivos para isso. Envelopes de proteção com alta tecnologia possibilitam:

  • Economia no custo de frete;
  • Mais eficiência operacional;
  • Melhor experiência de compra para o cliente.

Economia no custo de frete pode chegar a até 35%

Uma pesquisa do Reclame Aqui apontou que 63,9% dos consumidores consideram o valor cobrado pelo frete motivo para o abandono do carrinho de compras. É por essa razão que é preciso estar sempre buscando soluções para redução dos custos de transporte. E aqui o uso de mailers com alta proteção e sistema de amortecimento consegue impactar em uma redução de 35% nesse custo. Isso porque os produtos embalados em envelopes são mais leves e de tamanho reduzido, diminuindo a cubagem em comparação com as caixas de papelão.

Envelopes robustos impulsionam eficiência operacional

Ao analisarmos toda a cadeia logística do e-commerce, identificamos outros pontos de economia beneficiados pelos mailers. Por exemplo, é possível reduzir custos com mão de obra, pois o uso de envelopes requer menos etapas de embalo e elimina a necessidade de material de preenchimento. Além disso, com os mailers, é possível reduzir os requisitos de estoque, pois é possível armazená-los em local plano, e isso substitui o uso de materiais extras para garantir o preenchimento e o amortecimento, já que um filme com robusto sistema de bolhas, por exemplo, apresenta essas funções.

Menos material de embalagem para uma experiência de compra mais positiva

Uma pesquisa recente feita pela Sealed Air apontou que 80% dos consumidores ficam satisfeitos em receber seu pedido em envelopes de proteção. O mesmo estudo mostrou que os shoppers têm maior preferência por embalagens de tamanho adequado para o produto, sem excesso de material, que apresentem segurança, identificação e comunicação com a marca adquirida.

Nesse sentido, os mailers também têm muito a colaborar, pois, como já sabemos, existem categorias que substituem as caixas de papelão com alta proteção e amortecimento, garantindo segurança de maneira otimizada. Além disso, possibilitam a customização do envelope, o que aprimora a imagem da marca e eleva a experiência do cliente.

Diante das possibilidades disponíveis hoje no mercado, para se fazer uma boa escolha de embalagem, é preciso sempre avaliar valor, tamanho e fragilidade do produto. Dessa forma, é possível ter condições de definir a melhor estratégia de proteção para a mercadoria, priorizando segurança e experiência para o cliente.

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