Projeto mantido por:

Planejamento e estratégias para as melhores datas comerciais do Varejo

By Graziely Cunha Monday, 31 de January de 2022   Read time: 5 minutes

Um novo ano começa e já temos que estar preparados para planejar as ações do nosso negócio, com novas metas e novas estratégias. Afinal, é preciso analisar o que deu certo e errado no último ano, manter aquilo que foi produtivo e trouxe bons resultados, e mudar o que não resultou em bons números. Compreender a fundo o nosso público é essencial, mas precisamos também estar atentos às oportunidades que o mercado oferece.

Conhecendo melhor as datas comerciais mais importantes para o varejo, temos a oportunidade de tomarmos as decisões mais apropriadas e colocarmos em prática as melhores estratégias de vendas para o nosso e-commerce.

Primeiro trimestre

É sempre bom iniciar o ano com planejamento e organização. Aproveite para contabilizar mercadorias, fazer reposição do estoque e avaliar os processos internos da sua loja, como: atendimento, entrega, troca ou devolução. É muito importante garantir a excelência em todas as etapas do seu processo de vendas.

A volta às aulas é um momento oportuno para campanhas e vendas de materiais escolares, itens de papelaria e livros.

Neste primeiro trimestre, o “Dia do Consumidor” se destaca dentre as datas mais importantes. Que tal inovar e pensar em uma campanha especial para fidelizar seu cliente e atrair novos?

Aproveite também o verão, que é a estação predominante deste período, e faça promoções dos produtos mais comercializados nesta época do ano. Protetores solares, hidratantes e cuidados específicos com a pele são exemplos de itens muito procurados.

Segundo trimestre

O segundo trimestre de 2022 é recheado de datas importantes. Em abril, a Páscoa, mas o destaque mesmo é o “Dia das Mães” em maio. Esse dia no varejo nacional é conhecido como o “segundo Natal” e tem um enorme potencial de vendas para todos os segmentos. É ideal que haja um preparo antecipado, para atender a alta demanda de pedidos dessa data.

Maio também é o mês das noivas e as listas de casamento são sucesso de vendas!

Este trimestre ainda traz o “Dia do Namorados”. Uma data bem oportuna para aquecer os corações apaixonados, marcando o início do inverno no nosso país.

Terceiro trimestre

O terceiro trimestre inicia com julho, mês das férias escolares da criançada. Portanto, se você possui produtos para esse público, aproveite este mês para alavancar suas vendas. Algumas dicas são: brinquedos em geral, jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, além de artigos de esporte e lazer. Se estamos falando em férias, não podemos deixar de fora as malas e o universo de viagens, que vai desde pneus e peças automotivas, até mesmo roupas.

O “Dia dos Pais” é uma das oportunidades de realizar bons negócios em agosto. Vestuário e eletrônicos são categorias de produtos muito indicadas para essa data.

Com a chegada da “Primavera” no final de setembro, ficam em alta as categorias de moda, decoração e cosméticos.

Quarto trimestre

Enfim, chegamos ao trimestre mais esperado do ano!

A Black Friday e o Natal são, respectivamente, a primeira e a segunda melhor data comercial para o varejo no Brasil. Mas para que o seu negócio atinja bons resultados, o segredo é se preparar! Planejar toda a estratégia de vendas é o melhor caminho para alcançar o tão esperado resultado!

Em outubro, destacamos o “Dia das Crianças” e o “Dia dos Professores” como duas excelentes oportunidades para venda de brinquedos, livros e artigos de papelaria. Essas categorias de produtos são as mais procuradas nessas datas.

Com o início do verão no final de dezembro, ficam em alta as categorias de vestuário e cuidados específicos com a pele, bem como artigos de esporte e lazer.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Leave your comment

0 comments

Comments

Your email address will not be published.

Commenting as Anonymous

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER