Logo E-Commerce Brasil

Pix parcelado x cartão de crédito: melhores custos para seu comércio

Por: Eduardo Zucareli

Profissional com larga experiência em Gestão Comercial, Gestão de empreendimentos generalistas, Gestão de Mix de Lojistas, Mercado Varejista nacional e internacional. Participação no desenvolvimento de projetos comerciais voltados para empresas multinacionais ou nacionais, startups, empreendimentos de shopping center ou em concessionárias de aeroportos.

Não é de hoje que o brasileiro vem usando cada vez menos o dinheiro em espécie. Isso fez com que comércios, sejam presenciais ou eletrônicos, se vissem sem saída a não ser aceitar operações que envolvam cartão de crédito e débito.

No entanto, muitos lojistas, para não perder vendas, arcam com uma série de custos operacionais de formas de pagamento como cartões de crédito e débito. Até pouco tempo atrás, os lojistas acabavam ficando reféns desses meios de pagamento, como se os cartões fossem insubstituíveis e a melhor (e praticamente única) opção de pagamento.

Adotar o Pix parcelado no seu comércio, além de ser um diferencial competitivo, é sinônimo de aumento de vendas e redução de custos.

Entretanto, o cenário agora é outro, e há outras opções no mercado que se mostram vantajosas tanto para lojistas quanto para consumidores. Estamos falando do Pix parcelado, por exemplo. Um meio de pagamento da modalidade Buy Now Pay Later (compre agora, pague depois), que já é bastante usado lá fora, mas vem ganhando espaço no comércio brasileiro.

Confira a seguir suas vantagens e como essa forma de pagamento pode ser um diferencial competitivo do seu comércio. Além, claro, de reduzir custos, aumentar vendas e ser lucrativo para o seu negócio de modo geral.

Custos operacionais de cartões de crédito e débito

Quando falamos em cartões de crédito e débito, os custos dessas modalidades incluem:

  • Conciliadores: algumas empresas ainda possuem o custo de funcionários conciliadores, ou seja, responsáveis pela gestão manual de todas as operações feitas com cada bandeira de cartão. No entanto, atualmente, há empresas que adotam software conciliador, que automatiza esses cálculos, mas que também têm seu custo;
  • Aluguel da máquina: essa é mais utilizada nas lojas físicas. As maquininhas geralmente possuem um valor fixo mensal de locação.

Vantagens do Pix parcelado

Agora você me pergunta: quais as vantagens do Pix parcelado em relação aos custos operacionais? Elas são as seguintes:

  • Há empresas que assumem 100% do risco pela compra (o famoso chargeback), ou seja, o lojista não arca com o valor de fraudes aprovadas. Se não foi o lojista que aprovou, por que ele deveria ser responsável por esse custo?
  • Há algumas empresas que já disponibilizam esse valor no dia seguinte ao da compra ao varejista (D+1). Ou seja, o lojista não precisa pedir por antecipação de crédito para ter acesso ao valor de maneira rápida.

Além de tudo isso, vale destacar que o Pix foi fortemente abraçado pelos brasileiros, principalmente pelos jovens. Esse público que compra bastante pela internet está usando cada vez menos cartões de crédito e débito, mesmo porque muitos deles nem têm acesso a esse meio de pagamento tradicional.

Adotar o Pix parcelado no seu comércio, além de ser um diferencial competitivo, é sinônimo de aumento de vendas e redução de custos. Então, veja o que o mercado está oferecendo em termos de Buy Now Pay Later e faça a melhor escolha para a sua loja.

Lembre-se de que ter uma forma de pagamento diferenciada no seu e-commerce é pré-requisito para que sua loja continue vendendo bem e fidelizando seus clientes. Por isso, pesquise com atenção e escolha a melhor opção para os seus negócios.

Leia também: Pix parcelado promove inclusão financeira e pode ser diferencial no e-commerce