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Pilares de SEO para e-commerce: dicas de conteúdo e UX

Por: Felipe Bazon

Felipe Bazon, sócio e diretor de SEO e Content Marketing. Desde 2015 listado entre os top 3 SEOs do Brasil pelo prêmio de profissionais do ano pelo Digitalks, tendo o ganho o prêmio vezes, em 2015 e. 2020. Já liderou mais de 100 projetos de Marketing Digital no Brasil, Reino Unido e Europa em empresa como Editora Abril, Siemens, Brinquedos Estrela entre outras. Além da vasta experiência operacional, é também orador regular em eventos como E-show, OME Expo, Des-Madrid, Digitalks e RD Summit.

A experiência do usuário já é um dos principais fatores de rankeamento utilizados pelo Google. Sendo assim, um grande objetivo de qualquer time de UX e marketing deve ser pensar em como sempre otimizar o contato dos usuários com o domínio.

No caso dos e-commerces, fica ainda mais necessário pensar nesse ponto. O tempo de carregamento da página, a descrição dos produtos, a segurança no checkout – tudo isso será avaliado pelo usuário na hora de finalizar a compra.

Conteúdo e user experience (UX) são os dois segundos pilares de uma estratégia de otimização para mecanismos de buscas focada em e-commerces.

Pensando nisso, é necessário aplicar a metodologia dos seis pilares de SEO para e-commerce. Em nosso primeiro conteúdo, de uma série de três, mostramos como auditoria e planejamento e SEO técnico são importantes.

Aqui, você entenderá como conteúdo e UX podem ser otimizados, para ajudar a aumentar as conversões da loja virtual. Continue lendo para aprender mais sobre essas técnicas!

Quais são os pilares do SEO?

Primeiramente, vamos recapitular quais são os seis pilares de SEO para e-commerce ser um sucesso:

  • Auditoria e planejamento;
  • SEO técnico;
  • Conteúdo;
  • Experiência do usuário;
  • Autoridade de popularidade;
  • Monitoramento.

No conteúdo a seguir, veremos mais sobre os pilares 3 e 4.

3º pilar: conteúdo

A criação de conteúdo relevante para o e-commerce é uma prática indispensável. E, para garantir que o conteúdo seja relevante, é necessário pensar em casar estratégias de SEO – que ajudarão no rankeamento – com UX, que pensarão na experiência do usuário.

Como aplicar conteúdo no e-commerce?

O conteúdo precisa ser feito com base em uma estratégia de marketing de conteúdo concreta. Ela deve ter um planejamento prévio, levando em conta os seguintes detalhes:

Persona

Saber quem é sua persona ajuda a direcionar o conteúdo. O conceito de persona seria a apresentação de pessoas semifictícias baseadas no público que compra em sua loja virtual.

Calendário editorial

O calendário deve, inicialmente, ser um planejamento tático com todas as palavras-chave que serão trabalhadas, em qual estágio do funil elas estão e a quais personas correspondem.

Depois, é necessário adicionar informações como título, data de postagem e canais de promoção.

Uma estratégia de marketing de conteúdo só funciona quando feita com recorrência. O objetivo do calendário é ajudar essa frequência de postagem.

Tamanho do conteúdo

Pense no tamanho do conteúdo. Postagens muito longas, repetitivas e cansativas de ler não são atrativas. O usuário busca conteúdo que seja informativo, porém direto.

Sempre observe o tamanho dos conteúdos que já estão rankeando bem e use-os como base para produzir o seu.

Por fim, vale dizer que o cliente se interessa pelo produto real. Por isso, é válido incluir imagens de produtos reais do e-commerce no conteúdo para atrair o cliente a fazer uma compra.

Analise os concorrentes

Grandes e-commerces normalmente investem em conteúdo em seus blogs. Para entender o que o público de lojas virtuais busca, é importante analisar a concorrência. Qual é o tamanho do conteúdo? Qual é o tópico?

4º pilar: user experience

Como a tradução direta do UX diz, ele é a experiência do usuário. Ou seja, o UX precisa ser pensado para qualquer site, aplicativo ou qualquer tipo de serviço digital. Sem pensar na experiência do usuário que está buscando esse serviço, é possível que existam efeitos negativos.

Avaliações baixas em um aplicativo, baixas conversões e poucos acessos em um site são alguns dos principais fatores de um usuário não permanecer em uma página.

Como aplicar o UX no e-commerce?

Para aumentar a experiência positiva de um usuário em um e-commerce, é preciso aplicar o UX. Existem algumas formas práticas de melhorar a experiência do usuário, como o uso de gatilhos mentais para ajudar na tomada de decisão do usuário.

Sendo assim, se um usuário está em uma página específica do e-commerce, o ideal é direcioná-lo e destacar onde ele pode encontrar essa informação.

E, ao fazer isso, seja direto. Não polua as páginas com grandes caixas de texto, que não respondam exatamente ao que o cliente está buscando. O ideal é sempre ser direto, explicativo e evitar conteúdo desnecessário.

Entenda a intenção de busca que os usuários possuem. Quem entra em um site de e-commerce está buscando algo. Para compreender isso, estude modelos mentais de busca de informações. Assim, é possível adequar a arquitetura do site segundo essas informações.

Invista no storytelling

Parte dos gatilhos mentais seria o storytelling. O storytelling pode ser resumido como a arte de contar histórias que cativam o usuário e o levam a obter seus produtos. Ou seja, isso ajuda a reter leads para o e-commerce e faz parte do UX writing.

Use a gamificação

Outro ponto do UX é a gamificação. Ela pode ser considerada um tipo de gatilho mental. Seu conceito geral é aplicar uma competição lúdica para seus usuários. As pessoas costumam gostar de atividades que aludem a jogos.

Uma prova de que isso pode oferecer sucesso seria uma pesquisa feita pela Harvard Business School, que mostra um aumento de retenção em 5% e um retorno de 25% a 95% na receita do e-commerce que aplica a gamificação.

Agora que compreendemos esses termos, é ideal entender sua valorização. Enquanto o conteúdo atrai, o UX é responsável por reter o usuário com uma experiência positiva. Juntando ambos, é possível fazer uma loja virtual obter mais receita e acessos.

Para garantir os melhores resultados, existem ainda alguns pontos a serem considerados. Continue se aprofundando na área conferindo a próxima parte desta série de conteúdos e veja quais são o 5º e 6º pilares de SEO para e-commerce!

Leia também: Como UX pode ajudar na conversão do e-commerce