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Cinco dicas para escolher seu parceiro de meio de pagamento

Por: Rogério Signorini

Diretor de Produtos e-commerce da Fiserv para América Latina, Signorini tem mais de 25 anos de experiência em gerência geral, inovação, e-commerce, canais digitais, desenvolvimento e gerenciamento de produtos, vendas e desenvolvimento de novos negócios. O executivo é motivado a promover mudanças no ‘status quo’ das empresas, propor novas soluções e questionar a maneira como os negócios são feitos. Tem bom relacionamento interpessoal, abordagem pragmática nos negócios com visão sistemática e processual. Também é empreendedor - orientado para resultados com forte foco no cliente, com experiência em solução de problemas e gerenciamento de conflitos. Antes de se juntar à Fiserv, atuou por anos em outras empresas do setor de meios de pagamento, como Cielo, Visa e Braspag. É formado em engenharia química pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com especialização em administração industrial pela mesma fundação e especialização em gerência pela Universidade de São Paulo (USP). Também possui MBA em Marketing Global pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e uma especialização em inovação em produtos pela Harvard Business School.

Aceitar novas formas de pagamento digital é uma das consequências duradouras da pandemia que marca mais uma etapa evolutiva do mercado de meios de pagamento. Ao passo que o acesso à Internet avança e ganha popularidade, surgem consumidores com novos hábitos de consumo e mais preparados para o avanço acelerado de tecnologias. De acordo com a pesquisa “Carat Insights Futuro dos Meios de Pagamento”, nos próximos 12 meses, consumidores brasileiros pretendem usar novos meios de pagamento como Pix (90%), carteira digital (80%) e QR Code (73%).

Na busca pelo impulsionamento digital dos negócios, empresas estão investindo cada vez mais em sistemas de pagamento online que ofereçam comodidade, conveniência e melhores experiências de compra. Afinal, grande parte das inovações no varejo está relacionada à ampliação do leque de meios de pagamento disponibilizado aos clientes. Considerando esse cenário, listo aqui cinco pontos essenciais que um e-commerce deve levar em consideração ao selecionar seu parceiro de meios de pagamento. É preciso ter a melhor jornada online possível e conquistar o cliente oferecendo segurança e praticidade.

1. Preste atenção se a liberdade de escolha de adquirente é a sua

Escolha um parceiro agnóstico com grande aceitação de bandeiras que ofereça a flexibilidade de trabalhar com diversos adquirentes e carteiras digitais. Preste atenção se a escolha é sua,. Trocar, alterar, ter um adquirente de “plano B” para mudar a rota com agilidade caso seja necessário. Além disso, é importante ter a facilidade de integração por APIs (Application Programming Interface) e na adoção do Pix. Gestores de e-commerce devem contar com uma solução que traga, de maneira simplificada e com agilidade, um parceiro que aceite diferentes PSPs (Provedor de Serviço de Pagamento) na aceitação do Pix e não fique refém de um único adquirente.

Atualmente, as empresas firmam contratos com adquirentes diferentes e precisam trabalhar com uma interface para controlar as vendas por cartão na loja online, outra para as vendas por cartão na loja física, uma terceira para acompanhar as vendas por Pix e assim por diante. Ter essa visão de universo agnóstico e optar por uma solução que integra diversificados tipos de transações e unem tudo em uma única plataforma podem ser uma boa ideia para poupar esforços.

2. Menos dor de cabeça com chargeback

Se relatórios da Check Point confirmam que o Brasil é o quinto país mais atacado por cibercriminosos no mundo, você já pensou no impacto disso para o seu e-commerce? E, se é recorrente que as lojas virtuais perdem dinheiro com chargeback, que tal minimizar o processo com uma boa solução antifraude com inteligência artificial e alta tecnologia? Selecione um parceiro com que ofereça segurança e evite perdas em suas vendas online. Atualmente, existem no mercado soluções que consideram mais de quatro mil variáveis de comportamentos de consumidores para identificar fraudes, avaliando pedidos suspeitos ou complexos. Proteja o seu negócio!

3. Conciliação fácil e integrada já é realidade

Já imaginou ter tudo em um único lugar? Mesmo que você só cuide de e-commerce, já pensou em fazer a conciliação financeira e de vendas de diferentes canais em um único lugar? Com a conciliação automática, acompanhar as vendas realizadas no e-commerce e no mundo físico está a um clique de distância. Além de acompanhar as vendas e pagamentos, o mercado oferece soluções que fazem uma auditoria para acompanhar se as taxas cobradas por adquirentes e bancos estão corretas. Assim, vale um olhar inteligente para se antecipar e negociar seu MDR ou aquela taxa especial.

4. Conexão faz a diferença

Assim como no mundo presencial, em que as conexões importam, no e-commerce elas também são fundamentais. Optar por um parceiro de pagamento conectado às plataformas de e-commerce ajuda a ganhar escala e também a dedicar esforços para o que realmente importa: pensar no seu e-commerce. Tenha a certeza de que esse parceiro esteja conectado a plataformas de mercado e que ofereça opções para seu negócio. Isso irá ajudá-lo a pular a etapa do esforço da integração. Ganhe velocidade e traga mais inteligência ao seu negócio.

5. Divida as vendas fácil

Se você é um marketplace ou franqueador, pode contar com o recurso na divisão dos pagamentos e repasse dos valores para todos os parceiros envolvidos na venda. O famoso “split”, quando é inteligente, permite o repasse do percentual para cada participante e suas taxas são configuradas para cada vendedor. Entre as vantagens da funcionalidade, há uma redução de custos com a simplificação dos processos, além da diminuição de custos tributários. Mais fácil para o Master Seller gerenciar, e mais simples para administrar a ansiedade de diversos Vendors.

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