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Pagamento móvel: por que disponibilizar isso no seu e-commerce?

Por: Tiago Moraes

Bacharel em Análise de Sistemas, empreendedor e apaixonado por tudo que envolve o varejo digital, é fundador e CEO da agência e-Plus, E-commerce e Marketing Digital.

O pagamento móvel é o nome dado aos sistemas que possibilitam que os consumidores possam fazer pagamentos tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais usando para isso hardwares como smartphones, smartwhatches, notebooks e computadores em geral a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

Esses sistemas, também chamados de ewallets ou digital wallets, têm tecnologias como a de pagamento por aproximação. Eles têm conta digital onde é possível adicionar fundos, ou seja, permitem que os consumidores tenham saldo em dinheiro. Além disso, é permitido aos consumidores cadastrar os seus cartões de débito e de crédito. Durante as compras, os ewallets podem ser acessados via aplicativo de celular ou abertos em um navegador.

Com os ewallets, os pagamentos também podem ser feitos via QR Code, código de barras e chave PIX. Após fazerem uma compra em uma farmácia ou mercado online, por exemplo, os consumidores ainda podem escolher fazer o pagamento na entrega do produto usando para isso o recurso da aproximação. Tudo isso sem precisar de senhas, o que proporciona mais praticidade, agilidade e conveniência ao comércio.

Números do pagamento móvel no mundo

O pagamento móvel está em franco crescimento. De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Mordor Intelligence, o mercado de pagamentos móveis terá uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR, na sigla inglesa) de 24,5% no período de 2021 a 2026. Esse mercado foi avaliado em US$ 1.449,56 bilhões em 2020 e deverá atingir US$ 5.399,60 bilhões em 2026. Segundo a Mordor, as lojas do mundo todo estão adotando e integrando rapidamente os digital wallet.

O eMarketer citado pelo Digital Product Trends (DPT) estima que 1,3 bilhão de pessoas usarão um app de pagamento móvel em todo o mundo até 2023. E segundo estudo da NFC World, também citada pelo DPT, 39% das pessoas dizem que usariam os pagamentos móveis com mais frequência se mais lojas assim os permitissem. Em 2020, de acordo com relatório da Retail Customer Experience, 44,5% de todas as transações de comércio eletrônico foram feitas por meio de pagamento móvel.

Vantagens de usar o pagamento móvel no e-commerce

Ao disponibilizar o pagamento móvel no seu e-commerce você pode, por exemplo:

>Aumentar as opções de pagamento

Quanto mais alternativas de pagamento você oferecer na sua loja virtual, maiores as chances das vendas acontecerem. E os ewallets proporcionam justamente isso. Eles dão aos consumidores várias opções para finalizarem uma compra.

Reduzir a burocracia e aumentar a agilidade

No pagamento móvel os consumidores não precisam fazer login ou digitar senhas sempre que precisarem pagar algo. Ao invés disso, basta que eles façam a leitura de um QR Code ou aproximem o celular da máquina de pagamento e pronto. Menos burocracia e mais agilidade.

Oferecer mais praticidade durante as compras

O consumidor pode pagar online ou na entrega do produto. Ele pode fazer isso usando o fundo em dinheiro ou os cartões previamente cadastrados no ewallet. Tudo isso de forma rápida e simples, sem mistérios.

Facilitar compras recorrentes

Os ewallets permitem que você construa uma lógica de assinaturas, compras e pagamentos recorrentes no seu e-commerce. Desse modo, mais do que fazer novos clientes, você conseguirá mantê-los e torna-los os seus fregueses.

Proporcionar maior controle

No digital wallet, os clientes podem conferir as compras e os valores de cada uma delas, o que lhes oferece maior controle. Enquanto isso, você dono do e-commerce pode obter relatórios financeiros que lhe ajudarão a gerenciar melhor a sua loja.

Como se pode observar, o pagamento móvel chegou para ficar. Ele tem crescido no mundo em todas as faixas etárias de consumidores. Além disso, ele proporciona benefícios para os consumidores e para os donos de lojas como você. Por isso, é uma boa ideia oferecer essa alternativa de pagamento no seu e-commerce.