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O que é SEO do WordPress?

Por: Henrique Aren Troitinho

Henrique Troitinho é Profissional certificado pelo Google e a mais de 11 anos atua na área de e-commerce, focado em performance de links patrocinados, SEO, Analytics e Transformação Digital. Participou de projetos como KabuM!, Dpaschoal, Karcher, Santa Lolla, Nespresso, TNG, Vila Romana, Skelt entre muitos outros projetos de sucesso. Bacharel de Sistemas da Informação pela Faculdade Rio Branco, atualmente é o CEO da Score Media Marketing Digital.

Formulada dessa forma, a pergunta sugere que existe um tipo específico de SEO que atende apenas ao WordPress. Só que não é nada disso. Explicamos!

Com certeza você já ouviu falar em Joomla, Shopify, Magento, Wix, Weebly e WordPress. Tudo isso é plataforma. Cada uma tem suas próprias características — vantagens e desvantagens — e umas servem mais do que as outras para determinadas propostas.

Por exemplo: normalmente o Shopify abriga apenas lojas, embora possa ter blog. O WordPress, ao contrário, é mais usado para conteúdos, embora possa vir a ser um e-commerce.

Então, sempre que ouvir ou ler “SEO do WordPress” entenda que quer dizer SEO aplicado no projeto abrigado nesta plataforma. Simples assim.

Agora, aplicar SEO em outras plataformas é a mesma coisa do que aplicar no WordPress? É o que veremos agora.

O WordPress tem em seu software o seu próprio mecanismo de SEO. Isso quer dizer que é outro tipo de SEO? Não.

O que acontece no WordPress é que existem plug-ins excelentes, feitos pela própria plataforma — ou para a plataforma —, que auxiliam muitíssimo a aplicação do SEO. É como se o WordPress nos poupasse de parte do trabalho, pedindo apenas que preenchamos nestes plugins, de maneira fácil e intuitiva, as palavras-chave que pretendemos usar em determinado conteúdo.

O WordPress é bastante conhecido por isso, inclusive. Por isso é a plataforma preferida para quem trabalha com informação ou algo perto disso. Vários dos grandes jornais e revistas mundo afora usam a plataforma.

Justamente devido a todo esse aparato de SEO, o que é feito no WordPress é indexado de maneira rápida, o que por sua vez faz com que suba no ranking com mais assertividade.

Quais são os plug-ins e ferramentas para se trabalhar no SEO do WordPress?

Algumas ferramentas e plug-ins para se trabalhar com SEO do WordPress são:

  • Schema;
  • Broken Link Checker;
  • Rel Nofollow Checkbox.

Yoast SEO

Muito mais do que a maioria dos adeptos do WordPress usam o plug-in Yoast SEO — é superfácil de usar, aliás. Basta preencher o campo principal com a palavra-chave central que deseja usar e ir observando as considerações que o próprio plug-in fará.

É fácil assim porque o Yoast vai apontando com sinais nas cores vermelho, amarelo e verde, o que está ruim, o que está regular e o que está ótimo, respectivamente. Como um semáforo mesmo. Quanto mais itens em verde, mais propício está o seu conteúdo para performar bem.

Com o Yoast, também é possível otimizar toda a rastreabilidade do site, além da otimização on-page dos conteúdos. Mas há vários plug-ins de performance e outros que os complementam, como o de redirecionamento 301.

Antes de continuarmos, entretanto, é importante fazer outra pergunta: por que usar o WordPress como plataforma? Ele serve para qualquer tipo de projeto?

O WordPress é fácil de trabalhar, é de baixo custo e constantemente faz atualizações para continuar se adequando aos padrões do Google. Além do mais, tem excelentes e lindas opções de template responsivos, o que garante usabilidade para os diversos dispositivos, algo importantíssimo hoje.

Posso ter um e-commerce no WordPress?

Escolhendo o WordPress para abrir sua loja virtual, você conta com muita vantagens. Uma delas é o plug-in WooCommerce, que transforma a estrutura normal do WordPress numa loja online super fácil de administrar, com tudo que você precisa: processamento de pagamento, carrinho de compras, galerias de produtos. Há outros plug-ins para essa adaptação, mas este é o mais usado.

Quais projetos posso desenvolver no WordPress?

  • Blogs;
  • Sites institucionais;
  • Portfólios;
  • Fóruns;
  • E-commerces;
  • Escolas à distância;
  • Salas de bate-papo;
  • Revistas e jornais, entre outros;
  • Sistema de faturamento;
  • Sistema de CRM;
  • Sistema de gerenciamento de projetos só seu — não precisa usar o Trello ou o Asana, por exemplo;
  • Crowdsourcing.

Vantagens do WordPress:

  • É gratuito – você só precisa pagar a hospedagem nalgum servidor;
  • Fácil de instalar;
  • Fácil de usar;
  • É adaptável,
    Permite vários tipos de projetos;
  • Suporta vários tipos de mídia (Imagens, documentos, áudio, vídeo, além de poder fazer upload de arquivos de vários formatos como jpg, .png, .gif .pdf, .doc, .pptx, .mp3 e por aí vai, até os mais inusitados, como odt, .key, .ogg e .3gp;
  • Belos templates;
  • SEO de primeira!

Como otimizá-lo?

Principalmente usando — e atualizando — os tantos plug-ins. Há muitos deles e para muitas coisas, em versões gratuitas e premium.

Outras formas de deixar o SEO do seu WordPress sempre otimizado são:

  • Checar a “saúde” do servidor;
  • Ficar de olho na segurança, principalmente se for loja;
  • Fazer backups;
  • Testar funcionalidades;
  • Verificar se há links quebrados;
  • Verificar a velocidade do site e fazer os constantes reparos.

Como criar um sitemap para WordPress?

O sitemap aumenta a visibilidade das páginas nos mecanismos de busca, indexa-as rapidamente. Há duas categorias de sitemap: XML e HTML.

O XML é destinado aos buscadores enquanto o HTML aos que usam o site, proporcionando fácil navegação.

Para o XML você pode usar vários plug-ins. O mais usado é o Yoast SEO. Ele é responsável pelos aspectos técnicos relacionados aos conteúdos, além de avaliar a densidade de palavras-chave, entre outros detalhes. É o que falamos acima.

O plugin do Google também pode ser usado e ajuda a indexar noutros buscadores como Ask, Yahoo e Bing. Agora, para criar HTML sitemap para WordPress, o plugin mais usado é o WP Sitemap Page.

Depois de instalá-los, é importante enviar o sitemap através do Google Search Engine Console. Insira a URL do site e clique no botão “Enviar”. O Google processará e rastreará suas páginas.

Como aparecer nos resultados do Google?

Para trabalhar de maneira eficiente o SEO no WordPress, já que ele facilita demais a rotina — é importante focar em descobrir a palavra-chave perfeita a ser trabalhada. Para isso, as pessoas estão buscando no Google.

Mas é claro que não é só isso. Há muito mais para fazer em um e-commerce a fim de garantir bons resultados.

Na hora de trabalhar palavras-chave, preste atenção em:

  • O volume de buscas da palavra-chave que pretende usar;
  • Qual a semântica a ser trabalhada no conteúdo da vez;
  • O conteúdo é mesmo de qualidade?

É importante verificar a qualidade do conteúdo porque ele anda de mãos dadas com o SEO, lembra? Não adianta um SEO bem aplicado em um conteúdo mal feito, assim como o texto pode ter vencido o Nobel, mas sem as técnicas bem aplicadas, não se sobressairá.

Como inserir o código de acompanhamento do Analytics no WordPress?

Crie login de acesso no Google Analytics e insira as informações mais importantes:

  • Nome da conta;
  • Nome da loja;
  • URL;
  • Categorias;
  • Fuso horário dos relatórios.

Depois de preencher essas informações, basta clicar em “Obter ID de rastreamento”. Leia os “Termos de Serviço” e clique em “Aceitar”. Na próxima página você já verá o código.

Como alavancar meu site?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Se fosse simples a resposta, profissionais de SEO seriam os mais requisitados. Contudo, cada projeto precisa ser analisado em suas particularidades e o trabalho de SEO planejado com cuidado e profissionalismo. Para tal, é de extrema importância a contratação de profissionais especializados.

SEO para qualquer plataforma, SEO do WordPress, não importa o tipo, a dedicação é diária para fazer do e-commerce um projeto de sucesso.