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O e-mail marketing como novo agente de turismo

Recentemente, abordamos a retomada da economia brasileira, que deve voltar às atividades normais depois do Carnaval quando grande parte da população já pagou as contas do natal, do réveillon, da folia e começa a planejar a distribuição dos investimentos para 2013.

Em minha opinião, viajar é uma das melhores coisas que podemos fazer, além de divertido, é uma maneira de entrarmos em contatos com outras culturas e assim enriquecermos nossa formação.

Se você trabalha no setor de turismo já deve ter percebido que o e-mail marketing tem se mostrando um grande parceiro. Se bem utilizado pode aguçar a vontade das pessoas viajarem. O uso de imagens bem produzidas podem deixar os destinos ainda mais excitantes.

Motivos para investir neste canal de comunicação não faltam. A comScore, empresa que faz medições sobre o mundo digital, divulgou recentemente dados do estudo comScore Media Metrix, que analisou o mercado online de turismo no Brasil. De acordo com a pesquisa, mais de 16 milhões de brasileiros visitaram sites de turismo em julho de 2012, 18% a mais que no ano anterior.

A conclusão que podemos tirar é de que há um número cada vez mais alto de brasileiros planejando viagens e, o mais importante apara nós, realizando suas reservas pela internet. Mesmo que o venda efetiva de pacotes online ainda não tenha atingido a expressividade das lojas físicas, a internet segue como a maior fonte de busca de passagens áreas e de comparação de preços de hotéis e pacotes turísticos.

As oportunidades do e-mail marketing:

O e-mail marketing cumprirá o seu papel direcionando esse tipo de conteúdo tanto para homens quanto para mulheres, pois, segundo o estudo, ambos visitam e consomem conteúdos na mesma proporção. Quanto à idade, praticamente um terço dos visitantes está na faixa etária entre 25 e 34 anos (32,6%). Os segmentos de mais idade (44 a 55 e 55 ou mais) mostraram maior propensão para consumo de conteúdo de que os demais usuários da web.

Um dos maiores desafios, entretanto, está em ultrapassar o receio da conversão. Grande parte se deve ao fato de 70% das campanhas estarem direcionadas a usuários das classes C, D e E. Este público geralmente costuma pesquisar mais antes de fechar o negócio e também é a o que mais sente medo de fraudes na hora das transações virtuais. Cabe a nós, profissionais da comunicação, da propaganda e do marketing, não permitir que essa barreira persista em 2013.

Este ano tem tudo para absorver mudanças de comportamento, sendo o Brasil um país que se transforma tão rapidamente.
Por isso, se hoje apenas 5% das transações de viagens são fechadas pela internet no Brasil, contra 25% na Europa, não encare isso como fator negativo e sim como uma tremenda possibilidade!

Você pode começar a lucrar agora, optando pelo e-mail marketing como principal difusor de suas ofertas. Estabeleça-se como um verdadeiro perito em turismo quando disparar newsletters. Veja algumas dicas rápidas:

  • Envie e-mails recheados de dicas de viagem.
  • Invista na produção de vídeos descritivos dos destinos.
  • Promova sondagens online para descobrir os destinos mais almejados.
  • Cuide também das mídias sociais, mostrando experiências inesquecíveis de outras pessoas e compartilhe-as em seus e-mails marketing.
  • Invista em promoções marítimas: cruzeiros seguem como o destino favorito dos internautas brasileiros.

Você já percebeu que são muitas as possibilidades: mas a hora de planejar é agora.