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Natal 2021: estratégias e expectativa para o comércio online

By Guilherme Lippert Wednesday, 08 de December de 2021   Read time: 5 minutes

Estamos a algumas semanas de mais um Natal e a expectativa está alta para as vendas deste ano: cerca de 32% dos brasileiros pretendem consumir peças de vestuário, e 29% planejam comprar aparelhos eletrônicos, segundo o levantamento “Retomada do Consumo 2021”, realizado pela Inteligência de Mercado Globo. Por isso, listei alguns pilares importantes no momento de se preparar para a data mais importante do ano para o varejo. Confira:

Assunto em alta

O Natal, assim como outras datas sazonais como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday etc, gera uma grande expectativa nas pessoas. Por isso, é imprescindível aproveitar esse hype para engajar o consumidor e deixar ele com vontade de “quero mais”.

Um grande exemplo é o segmento de produções de filmes e séries: disponibilizam o trailer de um filme com seis meses de antecedência; compartilham imagens dos atores nos estúdios de gravação para mostrar o desenrolar da produção;  as plataformas de streaming destacam na home os filmes que estarão disponíveis nas semanas seguintes – isso tudo  serve para criar uma expectativa nos consumidores e preparar terreno para uma data específica.

Além disso, posso citar ocasiões como o evento do Rock In Rio, que faz isso de forma magistral. Para se ter uma ideia, o Rock In Rio esgota as vendas de quase 1 milhão de ingressos em poucos dias, e isso se deve muito a esses preparativos.

Analisar o Natal anterior

Como tudo na vida, é preciso tirar ensinamentos de experiências passadas, e no varejo não é diferente. Faça uma análise profunda sobre o último Natal com o intuito de analisar as mercadorias que mais tiveram saída, assim como as que tiveram uma baixa procura, as campanhas de marketing realizadas, entre outros pontos, para melhorar a eficiência e ser mais assertivo nas vendas.

A crise, causada pela Covid-19, alterou a forma do consumidor se relacionar e comprar. No último ano, a data de vendas registrou R$ 4,02 bilhões no faturamento, valor 25,1% superior ao de 2019. Nunca se comprou tanto na internet e, diante desse fato, é essencial analisar os pontos positivos e negativos de 2020 para se preparar e aproveitar o maior Natal da história.

Base de usuários cadastrados

É bastante comum as empresas não realizarem uma pesquisa com a sua base de clientes, com certo tempo de antecedência, para entender o perfil e desejo de comprar para esse intervalo de tempo. E, falando sobre mudança de comportamento, isso é um grande erro dos varejistas.

É muito importante utilizar sua cartela de clientes para entender, de fato, essa mudança. Como analisar os horários e dias da semana que o site é mais frequentado, produtos procurados, canais mais utilizados para contato, satisfação de atendimento, preço dos produtos etc.

Precificação de mercadoria

E falando sobre preço, a grande expectativa de compra para o Natal é devido às promoções. Há alguns anos, lançamos com a nossa base de clientes uma pesquisa interna para entender o que faz um usuário comprar um produto na sua loja, e percebemos que preço e condições de pagamento são os principais fatores para concluir uma compra.

E para oferecer preço mais em conta, é necessário, meses antes, iniciar uma negociação com os distribuidores para conseguir descontos. Se você entender os produtos de desejo, consegue negociar o preço daquelas mercadorias que você sabe que terá maior saída na loja.

O ticket médio do último Natal foi cerca de R$460. Para este ano a expectativa é que esse valor seja menor, mas os clientes irão comprar em muito mais quantidade.

Leia também: Procon-SP registrou 703 reclamações sobre a Black Friday

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