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Por que vender via marketplace ajuda a alavancar seu negócio

Por: Rodrigo Garcia Petina

Diretor-executivo da Petina Soluções Digitais. Especialista em gestão de marketplaces, graduado em ADM, com MBA em Gestão de Projetos, e atua no mercado digital desde 2008. Em 2021, foi eleito o melhor consultor pelo Mercado Livre, responsável pela implementação de lojas de moda como Nike, Scala, Lupo, Guess, Puket e MyShoes.

Abrir uma loja virtual é o sonho de muitos empreendedores, mas conseguir um volume considerável de vendas não é tarefa fácil, principalmente quando trata-se de uma marca nova e ainda pouco conhecida pelos usuários de internet. Mas muitos empresários novatos têm a seguinte dúvida: será que vale mesmo a pena se aproveitar do conjunto de benefícios oferecidos pelos marketplaces, como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, entre outros?

A resposta é sim! Isso porque comercializar itens via bandeiras conhecidas do grande público é um caminho que ajuda os novos vendedores a lançarem com sucesso seu negócio e seus produtos virtuais. Para aqueles que são iniciantes, o investimento é muito alto para que consigam uma boa performance em um e-commerce próprio, o que torna o modelo inviável. E, para obter um resultado positivo, é necessário investir em tráfego, sem a certeza de que haverá realmente conversão em vendas. Ao optar pelo marketplace, o empreendedor paga por aquilo que vendeu e o tráfego é por conta da bandeira, um modelo bem mais acessível.

Além do custo acessível, os marketplaces oferecem várias outras vantagens, tanto aos vendedores como aos compradores. Saiba mais.

Arrisque-se no segundo semestre

Além do custo acessível, os marketplaces oferecem várias outras vantagens, tanto aos vendedores como aos compradores. Antes de abordar esses benefícios, vale ressaltar que o segundo semestre de 2022 é um excelente momento para se arriscar abrindo um novo negócio na internet. Isso porque, com a flexibilização das medidas de isolamento social e das restrições, houve a retomada das atividades econômicas e o e-commerce – que já registrava amplo crescimento durante a pandemia de Covid-19 – manteve a curva ascendente. E esse “boom” deve continuar.

No ano passado, o setor continuou a registrar crescimento, mesmo com um cenário de pandemia, desemprego e inflação em alta. De acordo com dados da Neotrust, empresa de inteligência de dados do T.Group, foram mais de 15,4 milhões de novas pessoas “atraídas” pelas vantagens do e-commerce em 2021 (no total acumulado).

Em 2021, o faturamento do e-commerce cresceu 41%, com mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros ao longo do ano, segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco). Em outro levantamento, feito pelo NZN Intelligence, plataforma de pesquisa de mercado, 74% das pessoas preferem a modalidade em relação às compras realizadas em lojas físicas.

Nesse contexto de amplo crescimento, os marketplaces desempenharam, e continuarão a desempenhar, um papel fundamental. Mas, afinal, além do melhor custo-benefício, o que mais os marketplaces oferecem de diferencial ao vendedor?

Vantagens dos marketplaces

Além de ser bem mais acessível – algo fundamental para quem está começando -, o marketplace oferece outras condições vantajosas que fazem “brilhar os olhos” dos novos empreendedores na internet. Uma delas é a vitrine que eles representam para as marcas e os produtos. Para se ter ideia, considerando apenas as grandes marcas, o site próprio representa por volta de 30% de views e o marketplace, 70%. Em se tratando de marcas desconhecidas, o site gira em torno de 5% a 10% no máximo, e 95% ficam por conta do marketplace.

O marketplace também garante uma visibilidade bem maior para a marca e seus produtos em relação ao tráfego de visitas. Dessa forma, o produto fica mais exposto e as ações de vendas – como uma participação na Black Friday – geram muito mais resultados do que fazer uma Black Friday em um site próprio, ou para qualquer outra data sazonal, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados. De forma geral, o marketplace gera um escalonamento muito maior das vendas.

Outro ponto positivo do modelo é a logística de entrega, que facilita muito a vida do vendedor. Isso porque, quando uma marca adere a um marketplace, automaticamente passa a utilizar a logística daquele canal. E o envio via marketplace costuma garantir um valor de frete mais competitivo em relação ao valor, além de uma entrega mais ágil. Ou seja, vantagem dupla para o vendedor.

Então, minha dica final para quem pretende investir em uma loja virtual é: não perca tempo, o momento ideal é agora! Além disso, considere como primeira opção atrelar a sua marca e os seus produtos a um marketplace com bandeira confiável. Isso será o impulso inicial que você precisa para alavancar seu negócio, pois a credibilidade de uma bandeira conhecida atrairá muitos clientes, além de fazer você economizar.

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