Logo E-Commerce Brasil

Sua empresa pode potencializar os lucros ao investir no marketing de dados

Por: Murilo Costa

Líder de vendas que atua há mais de 22 anos no mercado de experiência do cliente. Comprometido com o sucesso dos clientes e desenvolvimento de estratégias de vendas que priorizam a experiência, lucratividade e fidelização dos clientes, geração de leads, desenvolvimento de parceiros e ecossistemas.

Não é exagero falar que o marketing baseado em dados é uma das mais inovadoras estratégias para atingir o público-alvo.

Em muitas empresas que já estão pensando nas ações futuras, isso já se tornou uma parte fundamental dos esforços de publicidade para impactar positivamente o negócio.

Para uma empresa maximizar os lucros atualmente, é muito difícil tomar decisões de forma que não sejam baseadas em dados captados. Isso porque essa é a maneira mais consciente e estratégica. O motivo? Taxa de assertividade.

Quando mencionamos que estamos na era do marketing de dados, isso quer dizer que as empresas tomam ações com base nos insights coletados. Eles podem ser extraídos de forma interna ou externa, fazendo com que os negócios sejam impulsionados por meio de interpretação de dados captados em tempo real. Auxiliando o entendimento da audiência da marca, mostrando até mesmo comportamentos dos clientes, ajudam a engajar os consumidores com experiências personalizadas e entregam ainda mais do que você já está oferecendo ao público. Essa estratégia pode ser um diferencial enorme para agradar mais o seu público e se destacar dos concorrentes.

O marketing de dados envolve, também, entender as informações já disponíveis e as que ainda podem ser captadas. Esse recurso, com uma grande ramificação de estratégias, veio para superar as decisões baseadas em intuição que ainda são utilizadas no marketing. Sim, e tudo mudou. Agora, empresas precisam se inovar para ter destaque no mercado, conquistar clientes e se relacionar com eles de uma maneira ainda mais analítica e eficiente.

Mas como implementar isso da melhor maneira? Entenda que montar uma estratégia de marketing baseada em dados é um processo que, a partir do momento que entra dentro de um fluxo natural na empresa, o ROI começa a aparecer aos poucos.

1 – Revise ou implemente automações com base em seus dados já existentes

A análise de dados é um processo de coleta, estudo e compreensão de informações para tomada de decisões. Com os dados corretos, você pode melhorar sua automação de marketing para alcançar os clientes que deseja e no momento certo. E isso pode ser feito aumentando suas taxas de cliques, conseguindo mais assinantes e inscrições de e-mails, reduzindo seu custo por aquisição e muito mais. A primeira etapa é perceber onde sua automação de marketing está falhando.

Automação é a palavra da moda atualmente. E por que não deveria ser? Afinal, é o futuro do marketing. Mas para uma empresa chegar lá, não é tão fácil quanto parece. Primeiro, é preciso ter um controle firme sobre os dados existentes. Revise seus dados, limpe-os e tente implementar algumas automações com base nas informações que a sua empresa já captou. Você também pode usar dados para melhorar suas campanhas de marketing. Eles são usados ​​por gerentes de marketing, CMOs e CEOs para tomar decisões sobre o que funciona e o que não funciona com o público-alvo.

2 – Use os dados que captou para modificar e tornar seu advertisement mais eficaz

Você pode gastar muito tempo e dinheiro para ter uma ideia e então gastar ainda mais tempo e dinheiro para ajustá-la e fazê-la funcionar. Mas por que não adotar uma abordagem diferente? Em vez de perder tempo e dinheiro em uma campanha de marketing, primeiro reúna alguns dados e use-os para tornar seu advertisement mais eficaz.

A partir do momento que sua equipe identificou o que tem dado certo e o que não apresentou um engajamento esperado, realize testes A/B para ter ainda mais certeza, altere anúncios virtuais, pause campanhas em redes sociais para implementar outras e saiba criar melhor suas listas de público com palavras-chave específicas.

3 – É importante definir as metas com os clientes da empresa

A pergunta final que você precisa responder é: como os dados podem melhorar suas campanhas de marketing? Os dados permitem que você entenda melhor seu público-alvo, o que, por sua vez, ajuda você a saber o que eles querem e como consomem o seu conteúdo. E se você não está obtendo tráfego suficiente em seu site ou não está obtendo as conversões desejadas, a primeira coisa que você precisa fazer é definir metas. Sem essas metas, você não pode mensurar nada.

As metas serão utilizadas para definir onde é importante concentrar os esforços e o que fazer com os consumidores, para que os objetivos sejam cumpridos a cada mês.

Se quiser melhorar suas campanhas de marketing, você precisa ser capaz de medir seu progresso e determinar se suas estratégias estão funcionando ou não.

Fazer uso adequado das informações e, então, transformá-las em dados significantes para o marketing da empresa só é possível com um time de colaboradores em sintonia com os objetivos da empresa.

Planejar é essencial para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. No entanto, muitas organizações ainda criam planos de marketing baseados em percepções subjetivas – não em dados e insights. No ambiente atual orientado por dados, os profissionais de marketing devem maximizar o sucesso de suas estratégias, colocando as informações coletadas no centro de seus planos de marketing. Isso dará ao planejamento um senso de direção claro, permitindo que sua organização conquiste cada vez mais destaque no mercado.

Leia também: Cinco estratégias de marketing digital que fazem diferença no varejo